Depois de 1 ano e 4 meses, o DOWN, banda de Pepper Keenan, Phil Anselmo, Jimmy Bower e Kirk Windstein retorna as terras brasileiras para apenas um show em São Paulo, o baixista recrutado foi Patrick Bruders o mesmo que se apresentou com a banda no SWU em Setembro de 2011 e que gravou o Down IV Part I – The Purple EP, indicando que será ele o sucessor definitivo de Rex Brown. A abertura da casa estava marcada para as 19 horas, por volta desse horário a fila ainda estava muito pequena, por se tratar de um dia de semana muitas pessoas tiveram que fazer alguns sacrifícios para poder comparecer; Porém conforme o relógio ia se aproximando das 21 horas o público ia chegando, quando o relógio marcava 20:50 o Carioca Club já estava tomado pelos fãs, que já ensaiavam alguns gritos clamando pela banda.
Texto: Gabriel Souza
Fotos: Bruno Bergamini- http://www.flickr.com/photos/bbergamini/
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A GALERIA COMPLETA DE IMAGENS
As 21 horas em ponto as luzes da casa se apagam e as do palco se acendem os gritos do publico se tornam algo ensurdecedor, e o primeiro a entrar em cena é o cômico Jimmy Bower, (guitarrista do Eyehategod e Superjoint Ritual e ex-baterista do Corrosion Of Conformity, atual baterista da banda da noite).
Jimmy entra em cena agitando os braços, pedindo que o público gritasse cada vez mais, e logo vai para o seu posto no Down, atrás da bateria, o segundo a caminhar para o palco é o Ilustre Pepper “THE RIFF MASTER” Keenan, fundador, guitarrista e vocalista da lendária banda Corrosion Of Conformity; Keenan olha para o público faz uma rápida saudação com a mão, e logo empunha sua guitarra, os próximos a entrarem em cena são o caricato Kirk Weindstein ex-guitarrista e vocalista do Crowbar, seguido de seu companheiro Patrick Bruders também ex membro do Crowbar, ambos seguem para suas posições e rapidamente empunham seus instrumentos.
Os músicos se entreolham e Jimmy Bower inicia a marcação na bateria e o Riff de Lysergik funeral procession começa a ser executado, eis que do fundo do palco surge ele! Sim, o mestre de cerimonias da noite o maior frontman do metal extremo da atualidade, Phil Anselmo, conhecido pelo seu trabalho com o Pantera, e Superjoint Ritual (apesar de ter participado de outros projetos também).
Phillip entra em cena agitando os braços descontroladamente, levando assim todos que ali estavam ao delírio e em seguida já começa a cantar a letra da música, que é cantada em uníssono pela platéia, era apenas a primeira música e o Down já tinha o controle total do público!
Anselmo então, anuncia o que é uma de suas faixas favoritas desse álbum e também uma das mais pesadas, Pillars of Eternity, fazendo com que um imenso Circle pit, se abra na Pista normal (ou Setor 2) como cada um preferir, Já quem estava na grade gritava junto com Phil o refrão da música (FADE ! FADE ! TO HATE ! And I’ll die within my fade) que esmurrava sua própria cabeça constantemente durante o refrão.
A terceira música a ser anunciada por Anselmo é Lifer, a segunda faixa da obra-prima NOLA, primeiro single da banda, que sempre é dedicada a Dimebag Darrell e que geralmente é a segunda faixa nos shows, essa música apesar de não ser uma “baladinha” levou muitos dos ali presentes a se emocionarem.
Ao final dessa música e deixando as emoções de lado, Phil conversa com o público, diz que é muito bom estar de volta, que eles foram muito bem recepcionados por todos aqui no Brasil, então anuncia que esta na hora de executar algumas músicas do ultimo EP da banda, o Down IV Part I – The Purple EP, e a música anunciada é “Witchtripper” música que era conhecida por todos os presentes, a primeira do EP a conter um videoclipe, que ajudou a popularizar ainda mais a faixa. O refrão da música é cantado inteiramente pelo público, Anselmo vira o microfone para os mesmos se esgoelarem no refrão.
A próxima música também esta contida no EP e por muitos fans foi considerada a melhor do mesmo, “Misfortune Teller”, é cantada por muitos dos presentes, porém mesmo os que não sabiam cantar emitiam algum barulho pois Phil, agitava o publico constantemente através de gestos, botando a mão na orelha como se dissesse “Eu não estou ouvindo”.
Então Phil pergunta: Quem aqui realmente é fan de Down? Vamos fazer um teste ! A próxima música foi a primeira que nós escrevemos” muitos dos presentes começavam a gritar pois sabiam que se tratava da primeira faixa do NOLA, a pesada “Temptation’s Wings” levando o Carioca a se tornar um antro de destruição, uma roda enorme se abre para que o público pudesse se divertir.
Seguindo com o show Pepper, começa a executar o Riff de “Ghost Along The Mississippi” música do albúm “Down II: A Bustle in Your Hedgerow” que trouxe a banda de volta a cena depois de alguns anos parada (mas que infelizmente contou com uma curta turnê de divulgação), Anselmo sempre muito performático senta no chão e bota as mãos na cabeça em quanto canta a letra, e também brinca com os seguranças que estavam em frente ao palco, botando seu dedo da careca dos mesmos.
Em seguida Phillip anuncia mais uma música do NOLA, é a vez de “Losing All” a nona faixa do álbum nessa hora Kirk Windstein atravessa o palco e vai para o canto oposto ao seu para interagir com o pessoal do outro lado.
Ao fim dessa faixa Phil mais uma vez agradece ao público, e anuncia uma presença especial na platéia, o Sepultura foi la para prestigiar Anselmo e companhia, nesse momento a platéia começa a gritar em coro SE-PUL-TU-RA! , SE-PUL-TU-RA! , Phillip se empolga e começa a gritar junto com a platéia no microfone e Jimmy Bower começa a marcar o ritmo com seu bumbo, em seguida Anselmo agradece a presença dos membros do Carcass que também estavam na platéia, a platéia grita empolgada, mas não ensaia nenhum coro, então Phil anuncia a próxima música ” New Orleans Is A Dying Whore”.
Anselmo diz que gostaria de dedicar a próxima música a um dos presentes na platéia, “Seu nome é José e ele tem unhas bem longas”, nesse momento ao lado dos membros do Sepultura que estavam no camarote lateral ao lado do palco surge ele, José Mojica Marins, o popular Zé Do Caixão, e a platéia mais uma vez começa a gritar, dessa vez todos gritam MOJICA! , MOJICA !, então Phillip anuncia “Open Coffins” a terceira do EP.
Patrick Bruders então inicia um riff no baixo e vai segurando a levada, então Anselmo começa a falar “São Paulo agora é a hora de fazer do jeito que nós fazemos em Nova Orleans, DEVAGAR E PESADO! “, nesse momento vários objetos começam a ser jogados para o palco, inclusive um desenho de Phil nos tempos de Pantera, ele agradece o desenho, olha para o mesmo e olha para sua barriga, e então a mostra para o publico, depois se vira para Andreas e os membros do Sepultura, botando a mão na barriga e dando uma chacoalhada!
Eis então que um sutiã voa no palco, Pepper Keenan pega o sutiã e entrega para Jimmy Bower que faz questão de coloca-lo com muita dificuldade, levando todos os presentes as gargalhadas.
Eis então que Anselmo inicia uma contagem e Eyes Of The South começa a ser executada a partir do riff que Bruders estava executando, e mais uma vez o Caos se instala no Carioca Club o circle pit aumenta de tamanho e Phil começa a esmurrar sua própria cabeça constantemente, ao fim dessa música Phil diz: ” Se vocês querem ouvir mais Down vocês sabem o que fazer ” e todos os membros deixam o palco, nessa hora o público começa a clamar incessantemente pela banda ! DOWN ! DOWN ! DOWN ! , é o grito que toma conta do Carioca Club.
Então eles retornam ao palco nesse momento uma bandeira do Brasil é atirada no palco, e quem atirou a bandeira é ninguém menos do que João Paulo, fan que ficou conhecido no SWU por ter uma tatuagem do Pantera no peito inteiro, Phil olha e aponta para João e faz um sinal de reverência, e então pergunta para o público: “O que vocês querem ouvir ?”. Ao meio dos Gritos de fans pedindo PANTERA pode se ouvir um pequeno grupo localizado na frente de Pepper Keena que pede a música “The Seed” do segundo album da banda, então Keenan começa a executar o riff inical da música e para por ai mesmos, depois ele faz um joinha pro pessoal, que o agradece, então Jimmy faz uma contagem e o Riff de “Walk” começa a ser executado levando o Carioca Club a um estado de estase total ! Levando todos os presentes a pular e gritar inclusive os do camarote (RE-SPECT ! WALK ! WHAT DID YOU SAY? )!
Ao fim desse pequeno trecho que durou no máximo um minuto, Phil anuncia a faixa “Hail The Leaf” presente no albúm NOLA, cantada também em uníssono.
As luzes então se apagam e um foco de luz brilha sobre Pepper “THE RIFF MASTER” Keenan, que começa a tocar o riff mais famoso do Down, é a vez de “Stone The Crow”, décima música do NOLA, que gerou o primeiro vidoeclipe da banda, é cantada em sua totalidade pelo publico, não só a letra, mas cada riff de guitarra, Anselmo vai poucas vezes ao microfone, quem da o show nessa hora é o público.
Então Philip diz: “São Paulo! estamos chegando ao fim! cantem com a gente o mais alto que puderem! DEVAGAR E PESADO PRA C!#$!$!”.
É a vez de “Bury me in Smoke” conforme essa música vai chegando ao final, tradicionalmente os membros do Down, passam seus instrumentos para membros de outras bandas para que eles possam se despedir do público, no SWU foi a banda de Duff McKeagan, mais ontem foi a vez do SEPULTURA DO BRASIL , Andreas empunhou a guitarra de Keenan, Yohan Kisser, filho de Andreas, ficou com a guitarra de Kirk, Paulo no Baixo e Eloy na bateria, ficaram tocando o riff final da música enquanto os membros do DOWN se despediam do público brasileiro, pagando reverencias tanto para o público como para o Sepultura o DOWN sai de cena deixando na memória de todos os presentes um show inesquecível e difícil de ser superado! Até agora o melhor do ano.
SET LIST:
1 – Lysergik Funeral Procession
2 – Pillars of Eternity
3 – Lifer
4 – Witchtripper
5 – Misfortune Teller
6 – Temptation’s Wings
7 – Ghosts Along the Mississippi
8 – Losing All
9 – New Orleans is a Dying Whore
10 – Open Coffins
11 – Eyes Of The South
Encore:
12 – Walk (refrão)
13 – Hail The Leaf
14 – Stone The Crow
15 – Bury Me In Smoke
Categoria/Category: Sem categoria
Tags: Down • Phil Anselmo
Notícia mais recente: « Metalachi: banda da clima mexicano aos clássicos do metal
Notícia mais antiga: Accept @ Carioca Club – São Paulo/SP (06/04/13) »