Magnetico: Entrevista exclusiva com o guitarrista brasileiro Rafael Moreira
Postado em 27/08/2013


O guitarrista brasileiro Rafael Moreira, pouco conhecido no Brasil, vem divulgando seu grupo Magnético, porém a grande maioria dos Kissmaniacos já o reconheceram, Rafael foi o guitarrista que gravou o DVD “Live to Win” durante a ultima turnê solo de Paul Stanley, além de já ter tocado com outros grandes nomes como Peter Frampton, Dave Navarro, Matt Sorum, Steven Tyler, Dee Snider, Pink, Christina Aguilera, Don Felder (The Eagles), Marc Anthony e muitos outros! Além de grandes shows na TV Americana como “Rockstar INXS”, Rockstar Supernova (Jason Newsted, Tommy Lee), as temporadas 3 e 4 do”The Voice” Americano em Los Angeles. Mais recentemente, Rafael foi convidado para fechar a final da Copa Libertadores 2013 em Belo Horizonte, tocando sua guitarra para quase 70 mil pessoas e 400 milhões de expectadores na TV pelo mundo afora. O CD Magnetico – “Songs About The World” foi lançado em 2009 e conversamos com guitarrista sobre a banda, a origem no interior do Paraná, dificuldades no início da carreira, sua turnê com Paul Stanley, além de planos futuros e shows no Brasil.

A ILHA DO METAL-) Como foi o começo de sua carreira e quais suas influências? E o que você ouvia na época e hoje em dia?

Rafael Moreira-) O começo foi ótimo, comecei a tocar guitarra com seis anos de idade e a cantar com 4. Meus dois irmãos mais velhos tocavam Baixo e Bateria, então já tínhamos um trio de rock! Fazíamos shows em Cambará, aonde nascemos e também em cidades vizinhas como Jacarezinho, Ourinhos (São Paulo), etc.

Comecei escutando Kiss, Rolling Stones e várias outras bandas inglesas, como Black Sabbath, Deep Purple, Led Zeppelin, etc.

Minha Mãe é professora de Música e multi-instrumentalista, também tocamos bastante com ela! Hoje em dia, escuto um pouco de tudo: Rock, Jazz, Blues, Música Brasileira e coisas mais experimentais.

A ILHA DO METAL-) Eu preciso fazer um ressalva aqui, pois já te vi tocando no interior de São Paulo, em Ourinhos, e você era bem novo e já chamava a atenção. E naquela época, muita gente ia te ver, lembro de você solando Mr. Crowley e foi um absurdo, você lembra algo desta época?

Rafael Moreira-) O que eu me lembro é de estar sempre tocando e sempre dando canja com outros músicos.

A ILHA DO METAL-) Já conversei com algumas pessoas, sobre oportunidade e lutar pelo que quer, e você pode ser uma referência disso, pois dizia a lenda que você viajava de Cambará a São Paulo para ter aulas de ônibus (Para quem não conhece Cambará é uma cidade do Interior do Paraná com cerca de 20 mil habitantes) cuja viagem média é de cerca de 7 horas. Como hoje em dia você relembra essa época e como foi sua mudança para os Estados Unidos, sem contar adaptação que no começo nunca é fácil?

Rafael Moreira-) Nunca viajei pra São Paulo pra ter aulas de ônibus. Ia a São Paulo, às vezes, com os amigos para assistir a alguns shows de Rock como Kiss, Metallica, Slayer, etc… Morei em São Paulo por dois meses, quando tinha 17 anos e tive algumas aulas de guitarra com o meu amigo André Hernandez.

3073_68948256529_506047_n-1

A ILHA DO METAL-) Como foi a formação de sua banda Magnético? O que podemos esperar da banda no futuro? O vídeo que ilustra o post foi gravado no estúdio Produsom em São Paulo. Você fez algum show em são Paulo ou apenas para a gravação do programa?

Rafael Moreira-) Formei o Magnetico em 2001, estava fazendo muitas turnês com outros artistas na época e queria voltar às minhas raízes – estou trabalhando no disco novo! Alem de gravar 5 vídeos ao vivo para a “Two Tone Session”, fizemos um show em uma casa noturna em São Paulo como parte da “Dean Markley Experience”, durante a feira de música. Foi a minha primeira apresentação oficial no Brasil em 16 anos. Também fiz um show solo acústico no Estudio 8.

A ILHA DO METAL-) Para quem não conhece, você foi o guitarrista na turnê solo de Paul Stanley no álbum Live To Win, como foi a turnê? E como se sente depois destes anos de carreira tocar com tantos músicos famosos no mundo inteiro, que creio que é uma coisa difícil de se pensar quando se vem de uma região como a que fomos criados? E um complemento o que aprendeu de importante com cada um deles?

Rafael Moreira-) Tocar com o Paul foi, sem dúvida, animal, Ele é ótima pessoa e sempre mostrou muita admiração por ter músicos bem mais nossos em sua banda! Me deu muita liberdade pra ser eu mesmo na guitarra e, inclusive, incentivou toda a banda a fazer isso!

Eu acho que ter crescido em Cambará e ter estudado em Jacarezinho com 11 anos foi incrível, pois todo mundo tocava e existia uma grande comunidade roqueira, por incrível que pareça. Acho que todos os trabalhos que tenho feito tem sido uma grande soma de experiência.

A ILHA DO METAL-) O que você conhece e acha diferente do Rock feito no Brasil comparado ao resto do mundo, principalmente nos Estados Unidos em termos de infraestrutura e qualidade musical?

Rafael Moreira-) Eu sempre gostei muito do Rock Brasileiro, especialmente bandas como Mutantes, Rita Lee e Tuti Fruti com o Carlini na guita, Pepeu Gomes, Secos e Molhados, Tropicália, etc. Você pode notar que todos esses artistas/bandas têm elementos de música brasileira e é isso que faz a diferença aqui fora. O Rock foi criado nos EUA, então, existe uma infraestrutura muito grande que suporta esse estilo de música há anos, como Guitarras clássicas Gibson, Fender, Martin, etc… Amplificadores valvulados como Fender, Marshall (Inglês), e por aí vai. Eu gosto muito do Rock Americano como Jimi Hendrix, Chuck Berry, Janis Joplin, mas as minhas maiores influências vieram do Rock Inglês dos anos 60 e 70. Os Ingleses conseguiram criar uma fusão do Blues Americano com o Rock Inglês, que influenciou muitas gerações! Sem falar do Punk como Sex Pistols, Clash, etc.

398357_10150876313696530_423510918_n-1

A ILHA DO METAL-) No Brasil, é muito comum as bandas de abertura terem que pagar para participar do evento, ou de um show de uma banda grande. Aqui no Brasil isso é chamado Pay-to-play. Existe nos Estados Unidos esse tipo de negócio também?

Rafael Moreira-)– Não só existe, mas acho que foi criado aqui nos EUA.

A ILHA DO METAL-) Quais seriam os cinco melhores álbuns de todos os tempos na sua opinião?

Rafael Moreira-) 5? É dificil dizer, aqui vão alguns álbuns que eu cresci escutando! Kiss “Alive II”, Led Zepellin “IV”, David Lee Roth “Eat Them And Smile”, AC/DC “Back In Black”, Iron Maiden “Killers”, Pink Floyd “The Dark Side Of The Moon”, Deep Purple “Machine Head”, Van Halen “Fair Warning”, Alice In Chains “Dirt”, Ace Frehley “solo 1978”, Whitesnake “87” com John Sykes, Metallica “Master Of Puppets sem falar em Jimi Hendrix, Sabbath, Queen, The police, etc!!

A ILHA DO METAL-) Obrigado Rafael, sinta-se livre para enviar uma mensagem aos seus fãs brasileiros, e espero poder revê-lo novamente aqui no Brasil se possível com o Magnetico tocando ou em Cambará, Ourinhos ou aqui em São Paulo. Obrigado pela entrevista.

Rafael Moreira-) Obrigado pela oportunidade e grande abraço para a galera do Rock Brasileiro!

Two Tone Sessions with Rafael Moreira and Magnetico – Avalanche

 

 

Categoria/Category: Entrevistas
Tags:


TOP