O Kamelot fez sua terceira passagem pelo Brasil no começo de fevereiro com o terceiro vocalista diferente. A primeira vez eles vieram com Roy, depois em 2011 com Fabio Lione e essa última, divulgando o álbum Silverthorn com Tommy Karevik, além de Thomas Youngblood na guitarra, Sean Tibbets no baixo, Casey Grillo na bateria, Oliver Palotai no teclado e para os vocais adicionais Alissa White-Gluz (The Agonist) que acompanhou a banda pela Silverthorn South America Tour 2014.
Texto: Marcos Cesar
Fotos: Bruno Bergamini
(Página do fotógrafo com fotos exclusivas: https://www.facebook.com/bbergaminifotografia)
Um platéia praticamente em Sold Out estava ansiosa quando a intro surgiu nos P.A`s e a banda começou a entrar no palco. Digamos que havia toda uma espera e ansiedade em ver como a nova formação seria ao vivo e digamos que esse frio na barriga durou cerca de 10 segundos no máximo. O show iniciou com ‘Torn’, um começo fantástico, ao final desta o guitarrista Thomas Youngblood vem ao microfone e pergunta “Vocês estão prontos para a festa?” e introduz o novo vocalista Tommy Karevik que agradece e pede a todos que cantem junto a próxima “Ghost Opera”.
“The Great Pandemonium”, foi a terceira faixa do show e a primeira em que Alissa cantou na frente do palco, deixando seu posto ao lado da bateria onde passou parte do show fazendo backing vocals. Querida do público brasileiro, principalmente pela beleza e simpatia, claro cativou a todos, assim como apresenta no The Agonist, mostrou uma boa variação em vocais limpos e agressivos.
A sequência, praticamente direta, veio com “Veritas”, “Center of the Universe” e “Soul Society”, mostrando toda a qualidade de Tommy Karevik. Além da técnica vocal já era claro um excelente presença de palco do vocalista, procurando estar em todos os cantos para que todos pudessem se divertir no show, que é o objetivo de qualquer concerto de Rock.
A bela intro de piano, ou teclado para ser mais preciso, já nos dizia que a próxima seria “Song for Jolee”, uma bela balada onde tivemos uma cena interessante onde Tommy pegou um celular de uma fã que estava na grade e tirou fotos da banda.
Era hora voltar a ativa e Tommy pergunta “São Paulo …. Are you Rule the world?” e assim começa o clássico do Kamelot, cujo o clipe tem mais de um milhão de view no YouTube. Na sequência apresentaram o baterista Casey Grillo que respondeu aos gritos dos fãs com um solo.
Tommy então pede para levantarem os braços na faixa “When the Lights are Down”, foi nesse momento que tivemos os primeiros gritos de “…. Kamelot…… Kamelot…” vindo do público. Tommy elogia a galera e lembra de um reino que controla a todos e cita a banda Sueca Europe e a intro de “The Final Countdown” começa a ser tocada do celular de Thomas criando um momento engraçadíssimo do show com todo o Carioca Club cantando o riff tão conhecido dos suecos. A banda então anunciou e pediu que todos cantassem com entusiasmo a faixa “Sacrimony”.
Após uma clássica frase “Do you wanna more?” é anunciada a bela balada “Don’t You Cry”, seguida da animada “This is My Confession”, com todos cantando, pulando e a platéia realmente satisfeita com que a banda estava apresentando. O show continuou com um solo de teclado e uma das minhas preferidas, a faixa “Forever”, quando tivemos aquela clássica interação entre banda e público finalizando com assim a primeira parte do show.
Não demorou muito e o bis iniciou com o solo de baixo com Sean Tibbets brincando com algumas músicas, sempre interagindo muito com o público, até o retorno de todos músicos ao palco. Foi a vez então de tocarem “Karma”, como baterista fazendo algumas brincadeiras, tocando e mostrando toda sua qualidade técnica. Finalizaram a apresentação com “March of Mephisto” com a Alissa no palco acompanhando com guturais.
Uma apresentação que considerei bem superior a que aconteceu no Espaço Lux com Fabio Lione nos vocais, uma banda coesa que certamente está com o line up estabilizado e fará muito sucesso nos festivais Europeus. Vale destacar também que mesmo após o cansativo show, já que estava bem quente no Carioca a banda recebeu alguns fàs na porta do Carioca Club para autógrafos.
Set List
1. Torn
2. Ghost Opera
3. The Great Pandemonium
4. Veritas
5. Center of the Universe
6. Soul Society
7. Song for Jolee
8. Rule the World
9. Drum Solo
10. When the Lights are Down
11. Sacrimony (Angel of Afterlife)
12. The Human Stain
13. Don’t You Cry
14. My Confession
15. Keyboard Solo
16. Forever
Bis
17. Bass Solo
18. Karma
19. March of Mephisto
Categoria/Category: Sem categoria
Tags: kamelot
Notícia mais recente: « Bandas Nacionais: Militia
Notícia mais antiga: Transatlantic @ Carioca Club – São Paulo/SP (13/02/2014) »