Rock na Cidade @ Cidade Matarazzo – São Paulo/SP (25/01/2014)
Postado em 25/03/2015


No aniversário de São Paulo a Rádio 89FM promoveu um grande evento celebrando a música, no estilo Rock em Geral, em um evento gratuito, que foi realizado no antigo Hospital Matarazzo que ultimamente em vários eventos culturais vem sendo chamado de Cidade Matarazzo e ao contrário do que muitos pensam o mesmo fica próximo a Paulista e não no bairro de mesmo sobrenome localizado na Zona Leste de São Paulo (Ermelino Matarazzo).

Texto: Marcos “Bullino” Cesar

Fotos: Stage Photo Press/Marcos “Bullino” Cesar (Ira)

Como teríamos vários shows interessantes de cobrir, seja do ponto de vista pop, com Urbana Legion e Ira, do Hard Rock / Heavy Metal com República e Desert Dance e também com o Toyshop, então como proposto seria uma festa do rock a cidade que completava mais um ano de vida, e além dos eventos musicais, tínhamos espelhados pela Cidade Matarazzo, alguns Food Trucks tão em moda hoje em dia com seus lanches diferenciais.

001-4

 República

O primeiro show que acompanhamos foi o da banda República que vem divulgando o excelente álbum Point of no Return e Leo Belling (Vocais), Luiz Fernando Vieira e Jorge Marinhas (Guitarras), Marco Vieira (Baixo), e Fernando Rensi (Bateria) sobrem ao palco com um bonito backdrop com a capa do Cd de fundo e claro divulgando as faixas do CD.

001-2

Ainda não tínhamos grande público, afinal a banda subiu no palco perto das 2 da tarde e sol, como diz no interior era de “rachar mamona”, a banda esbanjou carisma e qualidade técnica e um show impecável era apresentado aos fãs no Palco Pinhal que recebeu a banda já na abertura com duas faixas do disco que estão divulgando.

001-5

A banda se apoiou também a tocar alguns covers, já que o público presente certamente não conheceria todo repertório e o primeiro foi “Killing in the Name” do Rage Against The Machine, que claro que trouxe alguns fãs pela curiosidade para então apresentarem mais duas do novo disco com “Time to pay” e “Change my Way”.

A performance de palco da banda é muito boa, com o pessoal agitando sempre e chamando a galera a participar do show, e após um belíssimo discurso pela cidade de São Paulo, veio mais um cover com a versão de “Enter Sandman” do Metallica.

001-3

Emendam “Dark Road” , também do novo disco, e logo após um Riff bem conhecido fazer a alegria de todos, a famosa intro de “Highway to Hell”do AC/DC, e a participação do público que foi crescendo ganhou em volume, e finalizaram a apresentação  com “El Diablo”.

001-7

O República vem crescendo e ganhando muito destaque e esse show foi mais uma prova disso, e fato que a banda ganhou muitos fãs devido a perfeita participação no Rock da Cidade.

 Urbana Legion

001-12

Egypcio (Tihuana) vocais, PG (Tihuana) no baixo, Lena (Bula) no baixo, Marcão (Bula) na guitarra, formaram a banda no intuito de homenagear os 4 primeiros álbuns da banda que hoje é considerado Cult por muitas pessoas que ouvem Heavy Metal porém quando estava ma ativa a Legião Urbana era execrada pelos Radicais que viviam nos anos 90, e que seriam os atuais troo do meio.

001-14

A banda entrou com “Fabrica”, seguida por “Teorema” e “1965” e a quantidade de gente que apareceu no Palco Pinhal era absurdo, um público gigantesco, que cantou bem alto os sucessos como “Eu Sei”, um do ssucessos da banda, mas as músicas lado B do Legião Urbana como “Baader Meinhof Blues” deixavam o público apático e vale aquele citação de fã louco de hit, só conhecendo os sucessos da banda.

001-17

Egypcio mencioneu muito bem que a banda não é uma banda cover e sim um tributo as inpirações dos músicos que tinha a Legião como grande inspiração e foi a intro para “Andrea Doria” e por ser um dos grandes sucessos da Legião foi muito bem cantado por todos.

Era hora de chamar ao palco um dos grandes fãs de Renato Russo, o vocalista Dinho Ouro Preto do Capital Inicial, foi ovacionado ao subir no palco e e relembra de que quando conheceu Renato ele tinha 16 anos, e a humildade de Renato era surreal, que contagiava todos a sua volta e tivemos um dos maiores sucessos do LP de estreia da banda “Ainda é Cedo”.

001-20

“Quase sem querer”veio depois, outro hit, muito bem cantado por todos, e em seguida Dinho lembra pela banda ser de Brasilia, quando a Legião foi tocar no Circo Voador, algo em torno de 1983, e aquela faixa estava na primeira demo da banda e assim pode anunciar “Geração Coca Cola”.

001-24

Alguns shows tem algumas particularidades, e Dinho Ouro Preto por mais radical que você possa ser, sabe que ele no palco impressiona, independente de gostar ou não da música que ele faz, que vive o rock e procura sempre se renovar como vocalista, e do nada, pois pareceu bem improviso ele puxou na capela a faixa “Mudaram as Estações”e com toda a plateia cantando e sem a banda tocar qualquer instrumento apenas em capela, fez esse sem dúvida o grande momento do show.

001-15

“Tempo perdido”também chamou bastante a atenção e por não ser bem conhecida “Daniel na cova dos Leões” não teve a receptividade que a música deveria, por ser uma das preferidas dos fãs da Legião Urbana.

Uma trinca apresentada por Dinho trouxe de volta a galera a cantar junto com Pais e Filhos, o mega hit “Que pais é esse?” e que momento para a faixa, com um belo discurso anti-política do Dinho, finalizando ai sua participação no show.

001-23

Com “Indios” e “Monte Castelo” a banda estava ainda com a plateia na mão, e com o grande sucesso do debut da banda o sucesso “Será”, que foi sucesso na 89FM em 1984 lembrado por Egypcio, já que o evento era organizado por essa rádio e finalizaram com a música que tivemos um filme e “Faroeste Caboclo”encerrou outro grande show que realmente fiquei impressionado pela execução da banda se mostrando bem entrosada e voltada a homenagem que estão fazendo a banda Legião Urbana.

 Toyshop

001-27

Quase que atravessando toda a Cidade Matarazzo embora não fosse longe, mas pela multidão demorou um tempinho, chegamos ao Palco Master e fomos conferir a banda Toyshop, formada por Natacha Cersosimo nos vocalis, Guilherme Martim na bateria, Gabriel Weinberg e Val Santos nas guitarras e Nando Machado no baixo.

001-34

Para quem não conhece é a banda do Ex-Viper Guilherme Martin, teve grande sucesso nos anos 90 e estão prestes a lançar seu segundo CD e a banda começa bem com “I Wanna See you” seguida por “Somebody”, duas músicas do Cd de estreia Party`s up ( que na verdade era o nome da banda no inicio de carreira).

001-35

A banda flerta bem com o punk rock e a voz  de Natascha se encaixa perfeitamente no som da banda agressivo como deve ser, e melódico como pensamos em bandas com voz feminina, a nova “79” mostrou o quanto a banda está coesa e com grande presença de palco, além do belo entrosamento na banda já que a única diferença da formação da banda é Nando Machado no baixo , mas já na banda há um bom tempo.

A excelente faixa “Runaway”e “Follow me” vieram depois e com o mesmo vigor e punch do CD gravado pela banda, e Val santos vem ao microfone e pergunta quem gosta de Ramones, e convida Alex Morris (ex-Murphy’s Law) e Clemente do Inocentes para executaram Do you wanna Dance/ Blitzkrieg Bob, hinos do Ramones que com essa bela execução no aniversário da cidade não podia ficar de fora.

001-31

A banda claro que executou uma das novas faixas do vindouro CD e apresentou “All Away” e finalizaram a rápida apresentação com duas do Cd de estreia “Tomorrow”e “Let`s GO Dance”.

001-28

A banda Toyshop é uma das minhas preferidas dos anos 90, e sempre o lado fã fala mais altos nesses momentos em que eu queria ver mais músicas ao vivo como o maior sucesso “Daydream” ou a nova “Runing out” que inexplicavelmente ficaram de fora e talvez sejam para dar aquele gostinho, de “pô, tinhas essas duas a mais e eu queria ouvir!!!!”, mas como sempre um baita show assim como vemos no Hangar110 no formato acústico e no Two Wheels Brasil. E que venha logo o CD!!!!

Desert Dance

Paralelo ao Toyshop, eu fiz um desafio pedindo a uma pessoa que não conhecia a banda que pudesse assistir ao show e analisar o Desert Dance,  seria apenas a primeira impressão, e nos contar o que achou da banda que vem crescendo muito e ganhando muito destaque tanto no Brasil como em vários Sites da gringa dedicados ou ao Hard Rock ou ao AOR.

Formada por Junior Rodrigues no  Vocal, Lizzy Louiz na guitarra, Leo Heavy no baixo, Nico The Boss na bateria o que mais chamou a atenção foi a energia da banda ao vivo, e seria realmente algo que nós já esperávamos, que ouviria destacando o vocalista Junior que tem uma das mais eletrizantes presença de palco ao vivo, mas todos mereciam esse destaque.

O que se perdeu um pouco foi porque a banda tocou no Palco Welcome que era bem na entrada do Recinto e por tocarem as 17:30 talvez se tivessem tocado mais tarde e com mais luz seria um verdadeiro espetáculo.

Pelo set apresentado a banda tocou todo seu EP de estreia e com seu hard carcado nos anos 80 empolgou a plateia e finalizaram com um cover da Eletric Age com Good Times are coming.

Show merecido pelo talento crescente de uma banda que ainda vai mostrar muito hard em um cenário local mais voltado ao metal extremo só temos que apoiar e torcer para que a banda chegue cada vez mais longe pois talento na Desert Dance sobra.

 Ira.

Na Virada Cultural do ano passado, um dos grandes acontecimentos e até mesmo do Rock Pop do Brasil foi a volta do Ira! que apesar de que da banda original apenas Nasi e Edgar Scandura voltaram, ambos eram os queridinhos dos fãs e lotou muitos shows por todo o país na disputada Turnê Núcleo Base que passou por quase 100 cidades diferentes até o momento.

Rock na Cidade 301

A banda que possui uma forte influencia punk e um guitarrista bem conceituado no Brasil, Edgar Scandura, além da figura carismática de Nasi ainda formam a banda os músicos Daniel Rocha (baixo), que por sinal tocou boa parte do show de mascara, Evaristo Pádua (bateria) e Johnny Boy (teclados), e a banda sobe ao palco com “Longe de Tudo”, sucesso entre os fãs da banda, seguido de “Flerte Fatal” e “Dias de Luta”.

Após a trinca inicial, e a postura da banda era a mesma em um show que vi no interior anos atrás ou ainda no primeiro Acústico, que aconteceu no Centro Cultural Vergueiro na década de 90, a postura da banda de ser bem fixa no palco sem muita movimentação nada mudou, e assim veio o hit “Tarde Vazia” bem cantada pela plateia que lotava o lugar.

Rock na Cidade 239

Assim como aconteceu com o Urban Legion quando se tocava faixas “lado B” o público esfriava como a música “No Universo dos Seus Olhos” e voltam a cantar alto em “Flores em você”e “Gritos na multidão”.

Conforme mencionado as seguintes não foram sucessos na Rádio e a plateia não correspondeu muito, salvo alguns fãs que as conheciam, e vieram as faixas “Manhãs de Domingo”, “ABCD”, “Coração”, “Eu Quero Sempre Mais”, a que levantou mais a galera, por conhecerem o refrão, e depois “O Bom e Velho Rock n’ Roll”, “Arrastão” e “Pra Ficar Comigo”.

Rock na Cidade 227

A comunicação com o público era muito pequena bem diferente da vista anteriormente com a banda e até a iteração entre os músicos era quase nula, como se tivesse uma grande distancia entre eles, e mesmo assim o que dizer de um final que tem “Envelheço na Cidade”, claro que dedicada a cidade que comemorava mais um aniversário e terminaram com a faixa que da nome a Turnê e foi um dos primeiros sucessos do Ira, “Núcleo Base”.

Rock na Cidade 313

Esse era o exato Set list que estava no palco e muitos já foram saindo, e eu também havia pensado que a festa teria acabado quando que para minha surpresa a banda volta com “O Girassol”, que havia sentido falta no set list e em seguida, algumas pessoas sobem ao palco, para cantarem “Pobre Paulista”, entre eles, Clemente da banda Inocentes e terminam com o cover que sempre fazia parte do set da banda e do Deus maior da guitarra, Hendrix, tivemos “Foxy Lady” encerrando as comemorações.

Rock na Cidade 322

Set List

Longe de Tudo

Flerte Fatal

Dias de Luta

Tarde Vazia

No Universo dos Seus Olhos

Flores em Você

Gritos na Multidão

Rubro Zorro

Manhãs de Domingo

ABCD

Coração

Eu Quero Sempre Mais

O Bom e Velho Rock n’ Roll

Arrastão

Pra Ficar Comigo

Envelheço na Cidade

Núcleo Base

Bis:

O Girassol

Pobre Paulista

Foxy Lady

Rock na Cidade 216

um evento espetácular, desde sua concepção, escolha do lugar, ou ainda a própria execução, e ficando claro após a análise com os shows do República, Desert Dance ou toyshop que fizeram os grandes shows do dia, sem esquecer o Urbana Legion que também fez um show memorável na cidade Matarazzo.

 

Agradecimento a Camila Cara e Marcelo Rossi pela Atenção e Credenciamento.

 

Categoria/Category: Sem categoria
Tags:


TOP