System of a Down @ Anhembi – São Paulo/SP (25/09/2015)
Postado em 29/09/2015


O mais interessante de acompanhar o Festival como o Rock in Rio é que o fato de 80% das bandas acabam fazendo shows em outras cidades e sempre a cidade de São Paulo ganha uma oportunidade de ver as bandas que passaram pelo Festival,  e então o Festival acaba tendo seu braço na capital Paulista e com isso temos outras oportunidades de ver as bandas em performances diferenciadas da apresentada na capital Fluminense.

Vários shows aconteceram em São Paulo e um especial ocorreu na Arena Anhembi no dia 25 de setembro com a apresentação do Deftones e do System Of A Down  ou SOAD, como queiram, e debaixo de uma chuva que pegou muita gente de surpresa e nem por isso o imenso público presente se quer esfriou em momento algum da noite.

A primeira atração da noite foram os Americanos do Deftones e formado por Chino Moreno nos vocais  Stephen Carpenter na Guitarra Frank Delgado nos Samples, Keys Abe Cunningham na bateria e Sergio Vega no baixo estão em plena Turnê do álbum Koi No Yokan e no horário previsto, que vem acontecendo na maioria dos shows, a banda sobe ao palco paulista.

DEFTONES01 Patricia Patah Move Concerts

Fotos: Patricia Patah/Move Concerts

Diamond Eyes“, assim como no Rock in Rio e o set foi quase o mesmo, seguida por “Rocket Skates” e o primeiro detalhe foi a camisa do Meshuggah, banda sueca de Metal Extremo, que o guitarrista Stephen usou durante a apresentação. O simpático e educado vocalista Chino Moreno apresenta o Deftones lembrando que a banda é da California e segue com o peso de “Be Quiet and Drive“.

dEFTONES02 Patricia Patah Move Concerts

Fotos: Patricia Patah/Move Concerts

A banda tem uma boa presença de palco, menos Stephen, o guitarrista, que fica bem paradão na dele, apenas tocando ( e muito!!) além de chacoalhar a cabeça todo o tempo, Chino agradece por estar de volta a América do Sul e na música “Sextape“, sendo quase uma balada, bem mais lenta que o peso cadenciado e melódico característico da banda deu uma variação de ritmo bem interessante no set apresentado.

DEFTONES03 Patricia Patah Move Concerts

Fotos: Patricia Patah/Move Concerts

Em algumas músicas Chino tocava a segunda guitarra como em “Tempest” ou na intro pesada de “Swerve City” fez a galera agitar e também pular e já na intro de “Change”, com o público vibrando, foi a música com mais resposta do público presente. O vocalista pergunta quem estava pronto para o System Of A Down e o peso da faixa “Engine”, misturando um Rap com o vocal melódico do vocalista deu uma interessante sonoridade mesmo ao vivo com o mesmo impacto que é a faixa em estúdio, e infelizmente o tempo era curto e a seguinte “Headup” deu números finais a apresentação e certeza que muitos que não conheciam a banda na plateia foram conquistados pelo quinteto americano.

  1. Diamond Eyes
  2. Rocket Skates
  3. Be Quiet and Drive (Far Away)
  4. My Own Summer (Shove It)
  5. Sextape
  6. Knife Prty
  7. Tempest
  8. Swerve City
  9. Passenger
  10. Change (In the House of Flies)
  11. Engine No. 9
  12. Headup

Após o Show do Deftones, chegava a hora dos céus esfriarem a galera e uma senhora chuva caiu sobre todos no Anhembi, e rapidamente mesmo com toda a agua que caia, o horário previsto e informado pela produção no dia do show, ali estavam John Dolmayan na bateria, Shavo Odadjian no baixo e  Serj Tankian nos vocais, e  Daron Malakian nas guitarras e este já vem ao microfone chama o público de São Paulo e já infla a plateia a cantar o Refrão DE “I-E-A-I-A-I-O“, e a surpresa que me aguardava veio a cavalo, um Anhembi ensandecido cantando absolutamente tudo, sem exceção de faixa alguma por toda a apresentação.

Faixa a faixa foi rolando relativamente direto, e a  dobradinha ainda no começo com “Aerials” e “B.Y.O.B“. impressionou por ser bem no começo e ver a excelente performance de todos, com as caretas fenomenais de Serj , vistas basicamente do telão, faz todo o diferencial que o SOAD causa no público mesmo com 11 anos sem lançar algo inédito e um set bem diferente do apresentado anos atrás quando estrearam no Brasil.

SOA01 Patricia Patah Move Concerts

Fotos: Patricia Patah/Move Concerts

As quebras constante de ritmos na música do SOAD são muito interessantes e ai está a genialidade da banda,  mesclando desde o Pop Rock ao Death Metal extremo com letras sempre extremamentes políticas, e adicionando a toda essa salada elementos da música Armenia onde todos tem sua descendência, e só trazem hits ao vivo como “Hypnotize“, “Desert Dance” ou a surpresa do set “Needles“.

O mentor é maior compositor da banda Daron Malakian é o que mais se comunica com a plateia do que o próprio vocalista Serj e brincando muito com a plateia sempre elogiando, e não tinha como não fazer isso, pois a resposta do público realmente impressionava ele cantarola um dos grandes sucessos do final dos anos 70 com “Physical” de Olivia Newton John para introduzir a pancada “Psycho“.

SOAD06 Patricia Patah Move Concerts

Fotos: Patricia Patah/Move Concerts

Um dos maiores destaques foi a dobradinha “Chop Suey!” Com sua emblemática letra, escrita um pouco antes dos eventos de 11 de setembro e,  a fantástica “Lonely Day“, este na voz de Daron certamente foi um dos melhores momentos da apresentação.

Embora tenha sido quase 30 músicas o show passou de maneira rapidíssima, daquele jeito que não percebe que quase duas horas se passaram do inicio da apresentação e finalizar o show ainda com duas pesadíssimas como “Toxicity! ” e “Sugar realmente foi para não deixar pedra sobre pedra no Anhembi finalizando um espetáculo poucas vezes visto em São Paulo.

SOAD03 Patricia Patah Move Concerts

Fotos: Patricia Patah/Move Concerts

Um Show de Rock como deve ser, Rápido direto sem frescura e com muito boa música, Agora é esperar que a banda volte e que nos brinde com outro CD digno da sua carreira repleta de clássicos.

  1. I-E-A-I-A-I-O
  2. Suite-Pee
  3. Attack
  4. Prison Song
  5. Know
  6. Aerials
  7. Soldier Side – Intro
  8. B.Y.O.B.
  9. Soil
  10. Darts
  11. Radio/Video
  12. Hypnotize
  13. Temper
  14. CUBErt
  15. ATWA
  1. Needles
  2. Deer Dance
  3. Bounce
  4. Suggestions
  5. Psycho
  1. Chop Suey!
  2. Lonely Day
  3. Question!
  4. Lost in Hollywood
  5. Vicinity of Obscenity
  6. Forest
  7. Cigaro
  8. Toxicity
  9. Sugar

SOAD04 Patricia Patah Move Concerts

Fotos: Patricia Patah/Move Concerts

 

Categoria/Category: Sem categoria
Tags:


TOP