O Terço, uma das bandas de rock mais importantes do cenário nacional foi criada no final dos anos sessenta. O grupo trafega pelo folk, pelo rock rural, pela MPB e, principalmente, pelo rock progressivo. Com uma vasta discografia a banda já teve diferentes formações desde sua fundação e contou com nomes como Vinícius Cantuária, César das Mercês, Ruriá Duprat, entre outros.
Álbum de Fotos: Click Aqui
De volta em sua formação clássica, Sérgio Hinds (guitarra, viola e vocal), o único integrante presente em todas as formações, Sérgio Magrão (baixo e vocal), Fred Barley (bateria) e Flávio Venturini (piano, teclados e vocal) apresentam na íntegra o álbum Criaturas da Noite de 1974. O disco é considerado um dos mais importantes do rock nacional e tem arranjos de Rogério Duprat e capa de Antônio e André Peticov. O disco conta com clássicos como “Queimada”, “Hey Amigo”, “1974” e “Criaturas da Noite”.
A banda se apresentou no Sesc Belenzinho em São Paulo no dia 10 de outubro e apresentou um set list especial em homenagem ao álbum que completa 31 anos em 2015 e começando o espetáculo tivemos a faixa título “Criaturas da Noite” cantada por Flávio Venturini, importante músico brasileiro que tem uma voz única e quando a ouvimos sabemos sempre quem esta cantando, já que além da banda O Terço, onde começou sua carreira, fez importantes discos solos além de seu trabalho com o 14bis.
A instrumental “Ponto Final” com a quebra de ritmos que é característica da banda e a galera foi aquecendo, e depois, com todos ao violão no palco executam a belíssima “Jogo das Pedras” com uma harmonia belíssima caracteristica do Rock Progressivo e aqui com belos elementos brasileiros.
As seguintes ao mesmo estilo, “Queimada” , “Quando eu vi”, e “Pássaro” esta última belíssima, uma balada linda. na intro dos teclados de Flávio Venturini apresentava “1974” com Sérgio Hinds perfeito no duelo com a guitarra trazendo um feeling a este considerado o hino do Progressivo Nacional com seus mais de 10 minutos de puro êxtase e para os desconhecidos o álbum Criaturas da Noite, teve sua versão em Inglês, dada sua importância na década de 70.
Essa viagem no tempo transportadas por músicos ícones dos anos 70 e continuam na ativa até a data de hoje trouxe mais alguns clássicos como a balada “Tributo ao Sorriso” e por que não destacar também “Suite”, “Kabala”ou “Flor de la Noche”.
O final não poderia ser mais vibrante e ali se sacramentava o porque do Sesc Belenzinho estar completamente Sold Out pois aos primeiros riffs do clássico “Hey Amigo” pelo baixo de Sérgio Magrão todos cantam junto e mesmo com a simples letra e instrumental do mais puro Hard Rock setentista termina uma apresentação tecnicamente perfeita.
- Criaturas da Noite
- Ponto final
- Jogos das Pedras
- Queimada
- Quando eu vi
- Pássaro
- 1974
- Tributo ao Sorriso
- Suíte
- Kabala
- Flor de La Noche
- Hey Amigo
Categoria/Category: Sem categoria
Tags: Flávio Venturini • O Terço
Notícia mais recente: « Masterplan: Entrevista com Roland Grapow
Notícia mais antiga: A-HA @ Espaço das Americas – São Paulo/SP (14/10/2015) »