Há exatas três semanas desde que lotaram o Carioca Club em São Paulo, os Brasilienses do Raimundos voltaram para saciar a fome de hardcore para uma seleta platéia que teve a oportunidade de ver seus ídolos de uma forma no mínimo inusitada, em um pequeno teatro.
Texto e Fotos: Andréia Takaishi
Álbum exclusivo: click aqui
Certamente essa casa nunca passou por tamanha quantidade de decibéis e era evidente até para o pessoal que lá trabalha que esse seria um evento único e especial, o sorriso estava estampado em cada rosto presente na casa. O Teatro Cacilda Becker fica localizado na Lapa, na Zona Oeste da cidade. Os ingressos foram distribuídos de graça e, como era de se esperar, acabaram poucos instantes após a abertura da bilheteria.
O show é praticamente o mesmo que já vem se repetindo desde o ano passado e serve como comemoração para os 20 anos da banda. Ainda assim ele contou com algumas surpresas que não estavam previstas no setlist original que foi escolhido pelos fãs em enquete no site da banda e conta com algumas das maiores musicas do rock brasileiro.
Por volta das 19 horas, a banda subiu ao palco e, mesmo com o jogo já ganho aos primeiros acordes de Puteiro em João Pessoa (que banda brasileira pode jogar um clássico desse porte já na primeira música?), o que se vê é uma banda que gosta do que faz, que sente prazer em poder olhar no olho de cada um dos fãs presentes, conforme dito pelo vocalista Digão, e vir tocar em um domingo de Páscoa para apenas 200 pessoas. Para muitas bandas isso seria desnecessário, mas mostra a diferença de quem é grande e de quem faz as coisas por obrigação. É o tipo de atitude que fez os Raimundos superar todos os obstáculos que foram colocados no caminho deles, e não foram poucos.
Por ser uma banda clássica, montar um setlist para um show do Raimundos deve ser uma tarefa um tanto quanto ingrata, uma vez que quase todas as musicas dos álbuns da banda têm potencial para serem incluídas, menos mal para eles que nesse caso, quem escolheu a maioria das musicas foram os fãs.
Até por isso, as 20 musicas mais votadas foram dos álbuns da fase da banda que ainda contava com Rodolfo nos vocais, mas é interessante ver que músicas novas como Baculejo, uma das canções escolhidas para esse show já ostentam status de clássicas no meio de pérolas como Nêga Jurema e Palhas do Coqueiro, músicas do primeiro álbum da banda lançado em 1994.
O show passeia por toda discografia da banda, priorizando a já citada estreia, o segundo Lavô ta Novo e aquele que é o maior sucesso comercial da banda Só No Forévis. Ignora apenas o primeiro álbum lançado pela banda após a saída do antigo vocalista, o subestimado Kavookavala, lançado no momento mais delicado da história da banda.
O público não para um minuto e tenta agitar da forma mais segura possível entre as cadeiras do teatro, em alguns momentos algumas rodas surgem nos pequenos espaços entre o palco e a primeira fileira, tudo em clima de muito respeito, o show conta com um encontro de gerações muito interessante, uma vez que a faixa etária era bem variada, e tinha até criança pequena que participou do show e cantou o tempo inteiro.
Passam pelo setlist, faixas como as rápidas Pintando no Kombão e o maior sucesso da banda, Mulher de Fases, além de faixas mais cadenciadas como A mais Pedida e a divertida Gordelicia. Entre uma música e outra, trechos de musicas de outras bandas foram tocados, principalmente faixas do Metallica, mas rolou ainda Iron Maiden e até uma versão de Smells Like Teen Spirit do Nirvana.
Perto do final do show, a banda tocou Bonita, a única do faixa do álbum Lapadas do Povo presente no setlist, que sequer estava prevista, mas foi tocada por pedido do publico. Rolou também uma versão de Boca de Lata com o baixista Canisso nos vocais e o show fechou com a dupla do segundo álbum, Tora Tora e a favorita dos fãs Eu quero ver o Oco, cantada por todos da casa.
De fato, o Raimundos é uma banda que conseguiu atravessar o teste do tempo e não se tornou uma caricatura de si mesmo. A banda se mostra revigorada e prova de uma vez por todas que os problemas do passado ficaram para trás. Basta ver a agenda de shows deles para comprovar que hoje devem ser a banda de rock nacional mais requisitada do país.
Categoria/Category: Sem categoria
Tags: Raimundos
Notícia mais recente: « Sepultura @ Sesc Pompéia – São Paulo/SP (27/03/2016)
Notícia mais antiga: Soulfly @Audio Club – São Paulo/SP (10/04/2016) »