EPICA: Exclusiva com Mark Jansen sobre o Epic Metal Fest
Postado em 11/10/2016


Os Holandeses do EPICA anunciaram o lançamento de seu  álbum “The Holographic Principle” de uma maneira especial para os brasileiros, o lançamento seria aqui com a primeira Edição de um Festival organizado pela banda, e com todos esses ingredientes, Mark Jansen, esbanjando carisma atendeu nossa equipe e falou sobre o Festival, o novo CD, o sucesso dos amigos do After Forever, e muito mais..
Epica e Dragonforce 391
A Ilha do Metal – ) Bem vindo de volta ao Site A Ilha do Metal  Mark.

Mark Jasen – ) Sempre bom falar, contigo, e lembro de ti, afinal nem todos com que falo por skype tem uma selfie com um Transformer. (risos….)

A Ilha do Metal – ) “The Holographic Principle” tem uma idéia bem complexa, e sabemos que ela foi sua, como você explica o conceito do novo álbum

Mark Jasen – ) Sim, é uma teoria, e é baseada em física quântica. Estamos lidando com física quântica, mas agora demos um passo adiante. Basicamente, esta teoria diz que todo o Universo que vemos ao nosso redor é um holograma, e vemos isso como uma realidade virtual, onde você coloca uma máscara e se vê em um mundo diferente. Imagina nestes vinte anos, em que esta técnica se desenvolveu muito, e você coloca a máscara e consegue se sentir dentro de um Universo, e não consegue mais ver a diferença entre aquele e o nosso Universo. Neste ponto, você percebe que o nosso Universo também é uma realidade virtual.

Epica e Dragonforce 352_1

A Ilha do Metal – ) Saiba que nos sentimos muito honrados em receber o Festival de vocês. mas, por que escolheram o Brasil para o Epic Metal Fest?

Mark Jasen – ) Porque o Brasil, como sempre, é muito bom com a gente. Em São Paulo os shows estão sempre lotados, e o público é sempre muito enérgico e apaixonado, cantam as músicas com a gente. Então pensamos que a primeira edição internacional deveria ser no Brasil. Nós pensamos também no México, que também é ótimo para a gente. Mas lá nós já tocamos um festival, “Hell and Heaven Festival”, e não queríamos fazer dois festivais no mesmo país no mesmo ano, então decidimos que o Brasil seria a opção perfeita para nós, e eu espero que o público aja como sempre, pulando, cantando, gritando. Esperamos isso de vocês!

A Ilha do Metal – ) Hoje o Epica é sem dúvida uma das maiores bandas do estilo, quando começaram, vocês pensaram que chegariam a esse patamar?

Mark Jasen – ) Não, de jeito nenhum, não pensamos desta maneira. Quando iniciamos o Epica, pensávamos em um ano de cada vez, passo a passo. E ainda fazemos assim, não sabemos o que vai ser daqui a 5 anos, não temos ideia. Apenas trabalhamos duro, sempre buscamos o que podemos melhorar, sempre tentamos nos tornar melhor, como músicos e compositores. A única coisa que podemos fazer é dar nosso 100%, dar o melhor que podemos aos nossos fãs. Foi isso que nos trouxe onde estamos agora. Mas como eu disse, não tenho ideia de quanto tempo será assim, nem onde vamos chegar. O futuro é incerto.

A Ilha do Metal – )Tenho uma pergunta sobre o After Forever, o que essa banda tinha, já que hoje, quase todos são verdadeiros alquimistas, que onde tem um ex-membro, sabemos que a banda é boa e terá sucesso, o que vocês tinham?

Mark Jasen – ) Sim, é muito legal e bem merecido. Por exemplo, a Floor agora está no Nightwish, e eu acho a Floor e o Nightwish uma tremenda combinação, uma das melhores vocalistas em uma das melhores bandas. E o Jack Driessen tocando teclado comigo no Mayan, o Joost van den Broek produzindo o Epica. Sanders Gommans também continua na ativa, fazendo turnês pelo mundo. Então de fato, os músicos continuam envolvidos com o Metal. Estou muito orgulhoso de todos, nós começamos basicamente como uma banda da escola, e obtivemos sucesso com o After Forever. E hoje em dia a maioria de nós continua fazendo música, e fazendo sucesso, isso é maravilhoso. Fico realmente orgulhoso do que alcançamos com o After Forever. Ainda escuto os dois primeiros álbuns, da era em que eu ainda fazia parte da banda. Ótimas memórias.

Epica e Dragonforce 293_1

A Ilha do Metal – ) Você acha que o novo álbum poderá se tornar um clássico no futuro? o que a você espera dele?

Mark Jasen – )  É difícil dizer, não tenho a menor ideia. Só sei que eu sinto algo especial. Geralmente, quando eu tenho esta sensação especial, é uma coisa boa. Todas as vezes que tive esta sensação especial com alguma coisa no passado, isto se tornou algo grande. E eu tenho a sensação que este álbum é como um quebra-cabeça finalizado, é uma bela obra de arte, é como eu vejo. Estou confiante que este álbum pode nos levar a um nível superior. Mas não que eu tenha criado expectativas, eu nunca crio expectativas, porque isso pode levar a decepções. Eu apenas espero que nós atinjamos alguns objetivos de nossas carreiras com este novo álbum.

A Ilha do Metal – ) Agora uma pergunta bem chata, eu ja perguntei duas vezes e agora vou fazer pela terceira vez, por favor toquem Imperial March no Brasil.

Mark Jasen – )(Risos), Verdade, você que pedia, mas tenh uma triste notícia, Já montamos nosso setlist, duas semanas atrás. (risos)

A Ilha do Metal – ) Você sempre elogia o Brasil, teve algum show ou Tour para você aqui que foi especial?

Mark Jasen – )Sim, uma vez tocamos em São Paulo, não me lembro exatamente em qual das vezes. É uma das memórias mais especiais que guardo em toda minha a carreira no Epica. Havia mágica no ar naquela turnê. Acho que foi depois que lançamos o “Divine Conspiracy”, porque me lembro que começamos o show com “The Obsessive Devotion”. Me lembro que foi uma noite muito especial, me lembro de ter adorado cada segundo daquele show.

A Ilha do Metal – )Acho que foi dia 20 de setembro de 2008 no Via Funchal?

Mark Jasen – ) Sim, é possível. Sim, acho que foi em 2007 ou 2008, porque foi quando lançamos o “Divine Conspiracy”.

Epica e Dragonforce 245_1

A Ilha do Metal – ) Qual sua expectativa para esse Fest?

Mark Jasen – ) Não tô criando expectativas, apenas torço para que muitas pessoas compareçam, e que os fãs sejam extremamente barulhentos!

A Ilha do Metal – ) A tradicional mensagem aos fãs?

Mark Jasen – ) Obrigada a todos do fundo do coração, pelo suporte ao longo de todos estes anos. Desde o começo até agora, sempre que vamos ao Brasil recebemos um suporte incrível dos fãs. Espero que com este novo álbum, nós possamos retribuir um pouquinho todo o suporte que os fãs brasileiros nos dão.

Epica e Dragonforce 378_1

 

Categoria/Category: Entrevistas · Notícias
Tags:


TOP