Um monstro sagrado do Rock ‘n’ Roll em terras brasileiras, e pela terceira vez, sendo a última na Virada Cultural de 2016, e dessa vez no feriadão reservado ao dia do trabalho a lenda voltou ao Brasil.
Texto: Geane S. Borges
Fotos: Marcos Cesar ” Bullino.Inc”
Álbum de fotos exclusivo: Click Aqui
O Grand Funk Railroad é uma lenda do Hard Rock no final dos anos 60 e começo dos anos 70. Influenciando toda uma geração como Eddie Van Halen , Kiss e outras lendas e vale sempre lebrar do fato do Grand Funk ter sido expulso da Tour em conjunto com o Led Zepellin por estarem fazendo mais sucesso que a banda que fecharia a noite.
A banda formada por Lawrence Buckner no baixo, Hubert ( The H-Bomb ) Crawford na bateria e Karl Propst nos teclados além do Homem, a lenda Mark Farner colocaram a mostra no Carioca Club a alma do Grand Funk, que lotava arenas ao redor do Mundo.
Um bom público compareceu ao Carioca e no horário marcado começou com a frenética “Are You Ready” do álbum On Time de 1969, que fez todos cantaram e bem alto juntos, e não era difícil encontrar alguns senhores com os olhos em lágrimas de escutar pela primeira vez com a voz do ídolo, na sequencia “Rock & Roll Soul” esse do LP Phoenix de 1972, 45 aos atrás e continua grandiosa, e “Footsompin Music” termina a primeira trinca de sucessos e uma pausa para respirar agradecendo todos e dizendo como é bom estar de volta ao Brasil.
A excepcional “We’re An American Band” de 1973 continua atual, e ver a energia daquele senhor de 70 anos que no palco é o lugar preferido dele, põe no bolso, um bando de rockeirozinho “nutella” que temos hoje, a presença de palco dele é um show a parte, um carisma impar, pedindo para todos cantarem junto e lógico que conseguia, e quem tinha dúvida se ele é uma lenda ou não já nessa altura se rendia e ovacionava Mark Farner.
Uma balada quebraria a energia rock daquele momento, com Mark Farner claro que não e tivemos a belíssima “Bad Times” para depois termos três música para ele detonar na guitarra, “Aimless Lady“, “Time Machine” e o clássico “Paranoid“, não o do Sabbath, o Grand Funk também tem sua paranoia…bem bluseiras mostrando como é ser um músico com quase 50 anos de carreira e domínio completo do palco.
Após “Shinin’ On”, outra com pega bem blues, e que varia bem de ritmo, e claro que estamos falando de ” “Intro de Sun”, e os clássicos do Grand Funk Railroad vinha atrás o outro, “All You’ve Got Is Money“, “Creepin‘” e “Sin’s a Good Man’s Brother”, tudo perfeito num show de quebrar qualquer queixo.
Todos nós temos nossos ídolos e lendas, Mark Farner também e homenageou seu idolo e irmão Chukc Berry com “Sweet Little Rock and Roller“, que homenagem fantástica. Por várias vezes Mark Farner lembrou do Rock ‘n’Roll apontando para a platéia pois ali estava a verdadeira alma do Rock, os fãs, que agitam e comparecem aos eventos, até nas falas entre os músicos era uma verdadeira aula de atitude e como se portar em um palco.
Mark Farner vai atrás e brinca de um pequeno solo cm seu baterista e ele na percussão que inclusive quebrando as baquetas, e voltando ao palco, perguntando quem queria dançar, quando temos a intro de bateria da fantástica “The Loco-motion” regravada várias vezes, nos mais diversos estilos, fez a festa de todos, e vamos continuar dançando e cantando e mais hits, agora com “Some Kind of Wonderful” e finalizaram com a viajante e única “I‘m Your Captain (Closer to Home)” quando todos cumprimentam a platéia e saem do palco.
Muitos queriam o bis que não veio, afinal o tempo de saída poderia ser precioso e uma música ficar de fora, então quebrando mais essa regra Mark Farner foi brilhantes e deixando sucessos como Heartbreaker de fora e trazendo outros que ainda não havia tocado no Brasil e só Deuses do Rock tem esse poder, finalizando um feriadão e nem parecia que era segunda feira e algumas horas depois todos estariam no trabalho.
Mark Farner venha mais vezes, nós o saudamos. Gênio! Gênio! Gênio
- Are You Ready
- Rock & Roll Soul
- Footstompin’ Music
- We’re an American Band
- Bad Time
- Aimless Lady
- Time Machine
- Paranoid
- Shinin’ On
- Into the Sun
- All You’ve Got Is Money
- Creepin’
- Sin’s a Good Man’s Brother
- Sweet Little Rock and Roller
- Ohio
- The Loco-motion
- Some Kind of Wonderful
- I’m Your Captain (Closer to Home)
Mais fotos? Click aqui e veja nosso álbum exclusivo
Categoria/Category: Sem categoria
Tags: Mark Farner
Notícia mais recente: « Midnight Oil @ Espaço das Américas – São Paulo/SP (29/04/2017)
Notícia mais antiga: Dire Straits Legacy @ Espaço das Americas – São Paulo/SP (04/05/2017) »