Roberto Carlos @ Espaço das Américas – São Paulo/SP (04/09/2019)
Postado em 09/09/2019


Um Banger no Show do Roberto Carlos!!!

O que um site de Rock tem a ver com Roberto Carlos?

Na verdade , para não se dizer TUDO, vamos dizer MUITA COISA e você entenderá o papel do Rei Roberto Carlos no Rock Brasileiro.

Roberto Carlos começou sua carreira no início da década de 60, nos apresentando o então novo estilo conhecido como rock and roll com excelentes composições próprias, ou as parcerias clássicas com o “Tremendão”, seu eterno amigo Erasmo Carlos, além de várias versões de sucessos do então recente gênero musical, fundando assim, as bases para o primeiro movimento de rock feito no Brasil, chamado Jovem Guarda, assim como os citados Os Incriveis do excelente baterista Netinho que continua em atuação até hoje.

Com a fama, estrelou ao lado de Erasmo e Wanderléa o Rei como é conhecido hoje, teve um programa chamado Jovem Guarda, que daria nome ao primeiro movimento musical do rock brasileiro e que alçou Roberto e seus companheiros ao status de ídolos de toda aquela geração. Como o momento ajudava também estrelou filmes inspirados na fórmula lançada pelos Beatles, que dispensa qualquer apresentação, como “Roberto Carlos em Ritmo de Aventura”, “Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-rosa” e “Roberto Carlos a 300 Quilômetros por Hora”.

Na virada para década de 1970, Roberto Carlos reformulou seu repertório rock and roll e se tornou um cantor e compositor basicamente romântico que conhecemos hoje, mas seu repertório clássico continua atual até hoje, já que não é difícil encontrar tributos ou covers feitos por bandas de rock a obra único do maior artista musical do nosso país.

E fomos no show com o intuito de aprender de como um artista lota todas as casas, no caso uma temporada toda de shows em São Paulo com o Espaço das Américas totalmente lotado mesmo depois de 50 anos, e nosso Rock’n’Roll no caso Heavy Metal se encontra com um público muito pequeno comparando com os números de Roberto Carlos. E desnecessário dizer a honra que é um Site totalmente conectado ao segmento do Rock’n’Roll e Heavy Metal ter a oportunidade de estar num evento como a abertura de uma Temporada do artista Roberto Carlos no Espaço das Américas em são Paulo

E sabe aquela máxima que dizem da vida, “escreva um livro, plante uma árvore, tenha um filho” coloque também a seguinte informação, “Assista a um Show de Roberto Carlos”…. literalmente, é uma experiência diferente e podemos dizer, a diversão é garantida e “o show é loko”.

A primeira lição ao Heavy Metal você já percebe na entrada, o marketing dele é absurdo a lojinha, uma das mais sensacionais que já vi com opções de camiseta, boton, Cd’s, tudo por um preço mais acessível que em shows de Rock, mas a principal lição principalmente aos músicos que vivem mendigando apoio na Cena Metal, é ..se o Roberto Carlos tem lojinha, sua banda também tem que ter e com preços JUSTO aos seus fãs, e isso é só a primeira aula que o Rei nos Ensinou.

Quando entramos no recinto, uma mensagem avisava que o show atrasaria em uma hora devido ao tráfego aéreo, então todos já estavam cientes, e não como no nosso estilo, que ninguém fala nada para o povo ficar consumindo, esse respeito aos fãs fica com a segunda lição e serve para muitos buteco rock que frequentamos.

Era absurdo a quantidade de “famosos” admirando e interagindo com todos, e tudo que pensar para deixar a entrada como um verdadeiro acontecimento existia, vários backdrops, dos simples aos patrocinados, tudo, perfeito e organizado como é bopa parte das casas em São Paulo.

Uma hora após começa as mensagens de segurança, e lá temos toda a banda fazendo um deles com as faixas, “Como é grande meu amor por você” e “é preciso saber viver”, que deve servir como um ajuste de som ou coisa assim, e quando é anunciado “Com vocês Roberto Carlos”, ele cumprimenta o público, seu maestro e o show começa com sua voz em “Emoções”

Literalmente o chão da casa treme, e ai temos que reconhecer e valorizar é um artista de outro patamar, absurdo, e já começa com Emoções e quando olha para o lado e vê fotógrafos e jornalistas do rock do nada cantando e trabalhando, você nossa que não é só você que sabe a música, e aquilo, ninguém é “metaleiro” quando toca um roberto Carlos.

Roberto Carlos começa um discurso, lembrando do começo na cidade, o quanto gosta daqui, é termina o discurso dizendo que prefere cantar do que falar, mas termina perguntando “Como vai você” que na verdade seria o nome da segunda música..

As seguintes “Além do Horizonte”, que o Jota Quest regravou e Ilegal, Imoral engorda, de 1976, que retrata bem os chatos mimizentos e politicamente corretos, e lembrei o quanto de simplicidade na música dele que encanta e faz a crítica, sendo transgressor mesmo 43 anos após o lançamento da música, é ser genial demais e com estilo ainda…

Duas da década de 70 que sabemos bem as letras “Desabafo” , aquela “o que me arrasta ao seus pés…” e “Detalhes” da letra, “Detalhes tão pequenos de nós dois, e eu lá com aquela cara de mal e pensando nossa conheço as letras, e talvez na simplicidade que não tenhamos esse êxito de conquistar um público maior e consequente sucesso comercial… Vendo assim tudo os músicos mesclando toques de rock, com muitos pedais com distorção, muito jazz e blues, o show você tem dar o braço a torcer.. Esse é o motivo de ser o Rei, o Carisma e execução são perfeitos, mesmo com liberdades de mudar a música com muito improviso o que faz os diferentes os melhores..

A balada “Outra vez” veio depois, e para depois aquele suor de metaleiro cair do olho, quando canta a música que fez em homenagem a sua mãe, “Lady Laura”, e se você tem mãe viva, ou infelizmente não, tendo ela apenas em pensamento não se emocionar com essa letra, você não é desse planeta e a levada bem rock meio anos 60 e 70 faz muito bem.

A espiritualidade dele ele homenageou com a música “Nossa Senhora” e ai sim, aquela volta ao bons tempos dos anos 60 com “Calhambeque” e eu sempre imaginando esses clássicos sessentista ao vivo, a emoção foi a mesma que tive quando vi o The Who, não posso mentir, a felicidade era exatamente a mesma.

As músicas “O Tolo”, e “Amazonia”, para bom entendedor nesses piores anos políticos do nosso país se encaixa perfeitamente, e serve tanto para a direita quando para a esquerda já que ambos deixaram o país nessa situação, então você rockeirista de Facebook, aprenda com quem viveu a Ditadura, foi transgressor, e faz sucesso a 50 anos, a música é que define sua posição.

O final foi com o último grande single do cantor “esse cara sou eu”, seguido pelo grande sucesso “Como é grande meu amor por você” que é a balada conhecida por todos e uma das melhores declarações de amor musicais de todos os tempos, e você que está lendo isso.. sim e como disse o brilhante grupo paulista Língua de Trapo, “Os Metaleiros também amam.”

A última é Jesus Cristo, e aquela parte que você joga as rosas, se você acha um circle pit violento, se atreva a encarar as senhoras de terceira idade que vão pra cima com tudo, nossa seria mais ou menos um mix do encontro do canibal corpse, com Coca cola e mentos, a explosão é fenomenal, uma coisa que só acontece nesse show, muito mas muito rock’n’roll esse momento…

Sem contar que inúmeras vezes durante a apresentação era comum as senhoras presentes clamarem para que possam usufruir do corpinho do Rei Roberto Carlos, aquela máxima “Quero dar pra você” foi o mais básico que ouvimos. As senhoras estavam sedentas.. e você pensando que sua avozinha não pensa besteira? Sabe de nada inocente…

Depois de tudo isso, pensei, nossa senti falta de várias músicas, a principal “ O portão”, “Sentado a beira do caminho”, “Eu te Amo”, “Concavo e Convexo” e a principal que com certeza nunca veremos ao vivo, “Você não serve pra mim”, que o Ira regravou nos anos 90 e mesmo com o talento da da banda Pop, não lambe nem o chulé da versão distorcida gravada pelo Rei nos anos 60.

Aprendermos com outros estilos, e o principal os respeitar só fará que sejamos cada vez mais conhecido e respeitados e esse preconceito que existe, com suas reclamações só faz você ser o chato da vez..

Nossa Respeito e Admiração a Roberto Carlos. Tamo junto mano!!!

Agradecimento a Camila Dias, Costábile Salzano, pelo incentivo tempos atrás e ao Espaço das Américas e Mauricio Aires por toda a atenção e credenciamento.

 

Categoria/Category: Sem categoria
Tags:


TOP