Uma União Histórica, Um novo ciclo que junta todas as fases da banda, essa a ideia do maior acontecimento na História do Heavy Metal com o Pumpkins United e agora com o novo disco Helloween a banda entra em um patamar único com um álbum sensacional e com um futuro imenso pela frente.
Como foi, o que houve e como será o futuro com o novo direcionamento da banda foi o foco da nossa entrevista com o excelente guitarrista Sascha Gerstner.
Tudo e mais um pouco… Com vocês Sascha Gerstner
A Ilha do Metal -) Bem vindo ao Nosso Site e Bem vindo de volta ao Brasil
Sascha Gerstner – ) Obrigado, gosto muito do Brasil, sempre muito bom estar ai.
A Ilha do Metal -) Pessoalmente considero a Reunião do Helloween como o maior acontecimento do Heavy Metal de todos os tempos, então a pergunta é como participar daquilo?
Sascha Gerstner – ) Nossa, tudo é muito maior do que poderíamos esperar, ainda está algo grandioso com o novo disco, as novas músicas…
A Ilha do Metal -) Primeiro veio o Single Pumpkis United e depois o excelente álbum Helloween, mas na tour você já via que o álbum seria deste jeito.
Sascha Gerstner – ) O sentimento era o certo pra gravar um álbum. Uma vibe ótima, Somos uma grande família, agora. Tudo estava conectado correndo bem. Temos dito isso, o sentimento desse a´lbum, e tivemos essa tour, que por falar nisso, viemos do Brasil , e fazendo tour com Whitesnake, Scorpions… E tivemos esse maravilhoso show no Rock in rio… Estávamos todos naquela vontade de entrar no estúdio e gravar, sabe?! Eu acho que refletiu no álbum tb. Porque começamos escrever e a compor antes da pandemia. E a vibe era incrível, e o “time” era aquele …pois a Turnê toda foi incrível…
A Ilha do Metal -) Sabe eu estive em dois shows do Helloween, no show do Espaço das Américas e no RockFest, e quando estavam vendo o show do RockFest e tínhamos sei lá 50 mil pessoas no estádio, e vocês estavam tocando “How many Tears” e quando me deu conta toda o estádio estava cantando junto, e pensei como o Helloween é importante para o Heavy Metal e como com essa Reunião se torno grande, grande e de um tamanho descomunal…VocÊs tiveram essa percepção na turnê, pois os lugares ficaram maiores
Sascha Gerstner – ) Sim, Claro, Sabe, meu ponto de vista (tenho tocado na banda por quase 20 anos) parece é que conectamos todas as épocas, todos os pontos. Antes, tivemos álbuns e tours de sucesso. Mesmo sem o Kai e o Michael, sabe? Então, juntar a banda de novo, unimos tudo que é bom sobre o Helloween ,Unimos , tipo, a sensação old-school, a era do Andi, a nova era que faço parte. E tudo isso uniu uma grande energia. Seria impossível completar todo esse ciclo sem os outros caras. E esse o sentimento. Tenho o mesmo sentimento sobre o álbum, uniu tudo , vc pode sentir que juntou todas eras. A vibe old-school, porque usamos equipamentos antigos para que soasse old-school dos anos 80 para criar a mesma vibe de antes ao mesmo tempo, fizemos o que sempre fazemos, . mesmo antes da Tour, mesmo antes do Pumpkins United nós tentamos sempre fazer o melhor álbum que a gente pudesse fazer, sabe?! E todos dão o melhor de si. E agora, tivemos a entrada desse grande e clássico vocalista Michael Kiske e a enorme energia do Kai Hansen e isso soma para qualquer coisa, é uma combinação perfeita. Vi sobre algumas revistas dizendo ‘ O helloween vai ser a útlima banda de RockStars’’ É difícil dizer isso sobre vc, mas qdo vc lê e vc pensa: Isso é meio que verdade. Porque temos vários líderes na banda. Nenhuma banda que eu conheço tem algo parecido com isso, pelo menos das que conheço. ´Por banda, geralmente, tem um ou dois no máximo que escrevem. No Helloween temos cinco grandes compositores o que é bem louco. E isso é muito bom, porque torna o material muito diverso e tudo tem uma diferente perspectiva unida a um só propósito. Para mim, HELLOWEEN é um lugar que me sinto feliz, satisfeito por estar numa banda de tantos sucessos e tudo isso torna incrível a maneira que trabalhamos, eu estou no lugar mais feliz do mundo, estou muito feliz com o álbum que fizemos, muito feliz, com o que criamos, pois quando gravamos nunca sabemos o resultado, e para mim, é o sonho e continuação do que fizeram nos anos 80 sabe, e estando numa banda de sucesso, e que se tornou de mais sucesso ainda, élouco demias, minha mente explode com isso sabe, e sou muito agradecido de fazer parte disso sabe.
A Ilha do Metal -) eu entendo todas suas palavras, e quando estava no primeiro show um amigo chamado Bruno do site , nós falamos como aqueles fãs chatos, , ah podia tocar essa ou aquela música, que estão fora, seja pelo compositor ou simplesmente por esquecerem alguma mesmo…e claro que poderiam fazer assim…e agora quando ouvi o novo lançamento de vocês, vocês acabaram com uma coisa que estava faltando na Cena do Heavy Metal, e sei que sabe do que estou pensando, você já fez shows incríveis, mas quando falamos da maioria dos fãs que vão nos shows, e muitos querem ouvir músicas do Walls of hericho, outro dos Keepers, outros do Master of the Rings, do Dark Ride, alguns do Rabbits don’t go Easy, e o que quero dizer com essa pergunta, e não é cuidar das novas músicas, vocês fizeram um clássico na sua discografia, skyfall é perfeita, entre outras deste álbum, e para você como incluir os novos clássicos dentro os antigos, e como fã esses clássicos tem a mesma energia, e ambas são importantes então como e vocês mostraram para o mundo que uma Grande Banda ainda pode fazer algo Maravilhoso, e sem desmerecer os antigos, e você criou isso como é…
Sascha Gerstner – ) Absolutamente concordo, Sim, a coisa é que o Helloween é decidiu fazer essa Reunion, mas não daquele tipo tipico, que o cara vai ser chutado da banda e o cara das antigas vai tomar o lugar. Não é isso! É realmente uma nova era, estamos unindo elementos com o Kai e com o Michael. Foi uma decisão muito mais emotiva que comercial…pois o Helloween tinha uma carreira de sucesso e estável…
A Ilha do Metal-) Exatamente
E nós tínhamos várias tour com Gamma ray, e foi ideia do Hansen que chegou e disse ‘ Não seria legal, fazer um trabalho que significasse algo para as pessoas?’ Naturalmente, o que nos juntou foi , de alguma forma, o destino, e isso não seria possível se o Michael não se juntasse a nós e tudo veio muito naturalmente, como destino mesmo…. Porque a primeira vez que encontrei com o Kiske, foi na primeira reunião para a Pumpkins United, ele se sentou no meu lado foi algo mágico. Começamos a conversar e me senti como se estivesse com um velho amigo, foi completamente louca essa sensação. Eu me senti tipo ‘ Hey, conheço esse cara de algum lugar’, e foi tudo tão natural que nos dava uma sensação boa do que estava por vir..e tudo tão emocional e é um risco alto estar numa banda onde todos são emocionais…e claro que você quer colocar seu ponto mas… isso também nos dá muita energia … e como exemplo estávamos num festival e tinha outras bandas…e pensei aquilo de sermos a ultima banda de Rock’n’Roll, pode ser pois levamos o Rock’n’Roll para o palco, e essa energia essa vibe e a diversão eainda amamos estar nessa banda…com tantas personalidades diferentes…e essas personalidades se alinham com todas que estão junto, e essa vibe, diversão trouxe essa qualidade para nossas músicas..e tudo aconteceu muito naturalmente…e claro que são palavras que parece uma típica construção comercial.. mas não é…vem do coração… algo novo aqui… e deve ser isso que o público e o faz de música sentiram e é isso que estamos falando..se fosse só pelo álbum sabemos que não funcionaria sabe…
A Ilha do Metal – ) Perfeito, Perfeito Sascha, agora para você, sou um pouco mais velho que você, você está na banda por quase 20 anos, e imagino que quando adolescente você ouvia os álbuns do Helloween
Sascha Gerstner – ) Não, na verdade não conhecia. Eu era de outra pegada de música. Conhecia a banda , claro, mais pelos amigos com a camisa da banda na escola, . Mas não era um fanático do Helloween, escutava outras bandas.. Eu tinha uma banda com 19 anos , chamada Freedom Call, e fizemos os dois primeiros álbuns e assim , depois de um tempo, que fui apresentado para esse estilo de música. Para a minha idade, na verdade, eu era mais old-school, era mais Michael Schenker antes mesmo de tocar em uma guitarra. Então, era mais Folk, new wave, Phil Collins, Peter Gabriel, Duran Duran … e assim comecei ensaiando com minha guitarra… E o lance do Helloween veio bem mais tarde. Com o baterista do Gamma Ray me mostrando o que era aquilo tudo. Desculpe por te desapontar por isso… (risos).
A Ilha do Metal – ) Na verdade não, (risos) e estava com vergonha de fazer a próxima pergunta que adoro fazer aos músicos internacionais que converso para o site, e por seu histórico se faz mandatória..(risos), apenas pelo seu gosto musical, e gravariam um cover, qual musica gravaria com o Helloween porém ela não pode ser uma musica do Metal, qual música seria?
Sascha Gerstner – ) Nossa isso é muito Interessante!!! Os melhores sons já tem seus covers…e pensando agora de momento e não sei alguma banda de metal fez isso antes, Mas, fazer algo assim, alguma música da Tory Amos ou Kate Bush talvez…! (Risos) Fazer algo da Kate Bush certamente tiraria o Helloween de sua zona de conforto ahhaha e seria bem legal..(risos)
A Ilha do Metal – ) E a expectativa para a nova Turnê…
Sascha Gerstner – ) Não vejo a hora de voltar as Turnês, e sabe, gostaria de voltar pro Brasil , amo a vibe dos shows quando tocamos aí, a receptividade do coração de vocês é linda, e nesses vinte anos eu vi todo o amor incondicional que vocês tem com a vabda, e vocês tem muitos músicos bons, muitos fãs de Rock, tudo excelente.
Sinto falta de turnês, mas devido à Pandemia, tivemos que adiar. Em abril temos uma tour na Europa com o Hammerfall. Espero que tudo volte ao normal, com saúde, e claro, estaremos na estrada de novo pelo mundo Todo.
A Ilha do Metal – ) Agora aquela parte que você envia uma mensagem, se apresenta e convida a todos para ver a entrevista aqui do Site A Ilha do Metal…
Olá, povo. Aqui é o Sascha do Helloween. Você tá na Ilha do Metal!!!
English Speakers
Unfortunatelly, the intro and first question the audio was crash, but the interview was amazing and you can listen bellow.
Categoria/Category: Entrevistas · Notícias
Tags: helloween • Sascha Gerstner
Notícia mais recente: « Epica – Omega Alive – (12/06/2021)
Notícia mais antiga: Arquibancada do Metal # 16 com Valerio Exterminator do Holocausto War Metal e Marcos Garcia »