Manifesto Rock Fest 8: Primeira Semi-Final
Postado em 02/07/2011


Backstage, God´s Dice, 54 Rock, Southbound, Impéria, Galles?!, No Way, Stainless Blade, Samsara e Raise the Sound, as primeiras dez bandas das vinte remanescentes desta edição do festival foram responsáveis por uma das mais incríveis semi-finais já vistas! Semi esta, que também contou com a atual campeã Defakto De Fato!

Resenha: Eduardo Escobar
Fotos: Bruno Bergamini (mais fotos AQUI)
Mais um domingo de tarde/noite reservado para a contemplação da cena rock paulistana no Manifesto Bar. Desta vez, reunidas bandas muito competentes, seja técnica ou carismaticamente (e também as duas coisas juntas) em uma semi-final em que certamente todos esperavam uma noite incrível, como assim foi.
Participaram da primeira semi-final as quatro classificadas das primeira e segunda eliminatórias e as duas melhores pelo voto popular da terceira eliminatória. A primeira banda, que subiu ao palco por volta das 18:20 horas, Backstage, a mais votada da terceira eliminatória, novamente se apresentou para um público em bom número. Com um violão além das duas guitarras, a banda apresentou músicas próprias como Fim de Tarde e A Chuva Cai, além do cover de Jota Quest, deixando a todo momento a impressão que assistíamos logo na abertura uma das cinco classificadas da noite.

Mais sobre a banda: http://www.myspace.com/banda-backstage
Segunda banda da noite, a God’s Dice, melhor banda segundo o júri da primeira eliminatória, apresentou novamente covers da banda Pearl Jam, confesso que meu conhecimento sobre esta banda é quase nulo, mas o que pode ser dito músicalmente sobre o tributo é que a banda tocou com a mesma energia que a fez chegar à semi-final tendo como destaque do show a dupla de guitarristas.

Mais sobre a banda:
Logo em seguida, a banda 54 Rock, segunda colocada no voto popular da primeira eliminatória, com uma proposta mais pop rock durante o show, mesclando suas músicas próprias como Memórias e Ace, The Game of Love com covers de Piece of Mind (Boston) e Livin’ on a Prayer (Bon Jovi) em seu repertório, um bom show que teve mesmo como destaque a segunda música própria citada.

Mais sobre a banda: http://www.myspace.com/54rockfiveforrock
Quarta banda da noite e um dos destaques da fase eliminatória, a Southbound, com sua proposta classic rock agitou mais uma vez o Manifesto Bar começando em grande estilo com Taking care of Business (Bachman Turner Overdrive). Vale ressaltar o carisma demonstrado pela banda sem muito esforço, fazendo bastante gente que foi conferir outras bandas curti-la de verdade.

Mais sobre a banda: Youtube
A banda Impéria ficou encarregada de ser a quinta banda da noite. Com músicas próprias, a segunda banda mas votada da terceira eliminatória mostrou algumas de suas músicas próprias, com destaque para Trilhas Abertas e Eu Sou o Que Eu Sou, em uma apresentação que em alguns momentos mostrou muito peso mostrando que o pop rock brasileiro pode sim ser pesado.

Mais sobre a banda: http://www.myspace.com/bandaimperia
Já na metade da noite, surge a banda Galles?!, segunda colocada pelo júri na primeira eliminatória, exaltando o rock nacional tocando o clássico Exagerado (Cazuza), fora suas músicas próprias como a intitulada Minha Menina e uma versão rock n’roll de Garçom (Reginaldo Rossi). Destaque para o guitarrista da banda, que fez um show a parte. E viva ao rock nacional!

Mais sobre a banda: http://bandasdegaragem.uol.com.br/banda/bandagalles/musicas
O Heavy Metal apareceu pela primeira vez nesta semi-final com a banda No Way, segunda colocada pelo júri na segunda eliminatória. Mesmo com apenas um guitarrista, o peso e agressividade são evidentes, presenteando o público com uma das melhores apresentações da noite. Dentre as músicas do set-list apertado tocaram Let The Blood Run e a Leading Way To Suicide em que todos os integrantes se destacam, do baixo ao gutural rasgado.

Mais sobre a banda: http://www.reverbnation.com/brnoway
Ainda no Heavy Metal, mas agora oitentista, tanto musical quanto visualmente, a banda Stainless Blade, que foi a melhor banda da segunda eliminatória segundo o júri, e desta vez fez mais um belo show que mostrou mais uma vez a ótima sonoridade que possuem. Músicas como Down N’ Out agitaram bastante o público presente em uma das apresentações mais competentes da noite!

Mais sobre a banda: Youtube
Penúltima banda da noite, a Samsara, mais votada da primeira eliminatória e que na ocasião havia feito um show fantástico, mostrou novamente uma proposta cover, levantando o público com músicas de bandas como Deep Purple, Black Sabbath e Led Zeppelin em um show muito bom que não deveu em nada em comparação às bandas anteriores.

Mais sobre a banda: http://www.myspace.com/thesamsaraband
Última banda da noite entre as concorrentes, a Raise the Sound, que já havia batido o recorde de votos em uma fase eliminatória surpreendeu mais uma vez: além das diversas pessoas vestindo camisetas com o nome da banda, foi um show notável para mostrar que não é apenas por causa do público que eles passaram para a final, mas também por competência musical, apesar que também é um mérito ter um público tão fiel assim… mas vamos ao que foi o set-list. A banda tocou covers na maioria do show, destaque inclusive para a versão Foxy Lady/Cocaine que fez o Manifesto ferver, mas a música própria Raise the Sound que é puro rock n’ roll também marcou presença.

Mais sobre a banda: Youtube
O fim da votação popular e contagem de pontos do júri para cada banda não anunciou o final da noite no Manifesto, muito pelo contrário, depois da décima banda e do anúncio dos músicos escolhidos para a Jam que aconteceu momentos antes do resultado final, foi chegada a hora do Manifesto Rock Fest reencontrar sua atual campeã, a banda Defakto De Fato, que está melhor ainda que o ano passado. Tocaram as músicas Apocalipse, Caminhos Errados, Rancor, Imagem Perfeita e Lados Opostos, que fazem parte do novo EP “Menos Colorido Mais Pegada”.
Mais sobre a banda: http://defaktorock.com/
Para situar melhor você que está lendo esta resenha, nas fases semi-finais e na grande final, são adicionados alguns elementos para engrandecer ainda mais o festival: além de participações especiais como houve com a presença da Defakto De Fato, há também as Jams com músicos de diversas bandas que é um dos pontos altos da noite.
Para tocar na primeira Jam das fases finais foram escolhidos: um Guitarrista da God’s Dice e outro da Galles?!; o vocalista da Stainless Blade; o tecladista da Samsara, o baixista da Southbound e o baterista da No Way. A música escolhida foi a Rockin’ In the Free World (Neil Young) e assim os Catados do Piru entraram em cena sem nunca terem tocado juntos anteriormente!
Então, depois de toda festa, finalmente são anunciadas as primeiras cinco grande finalistas desta edição do festival, que acontece no dia 31 de Julho, confira:
No Way 39 pts
Stainless Blade 38 pts
Raise the Sound 97 vts
Backstage 60 vts
Southbound – misto
Agora comentando sobre o resultado, se classificaram todas as bandas vindas da segunda eliminatória e mais uma vinda da terceira, note que o máximo de pontos que poderia ser obtido era de 40, sem comentários para o desempenho da No Way e Stainless Blade, além da quantidade de votos da Raise the Sound conseguiu! Isso tudo pode ter sido incrível, mas não dá vantagem alguma na final, e que final teremos!

 

Categoria/Category: Sem categoria
Tags:


TOP