MELANCHOLY MASS FESTIVAL @Helsinki,FI 24.09.22
Postado em 08/10/2022


Por Sigryd Bagon

O Melancholy Mass Festival, que aconteceu em Helsinki (Finlândia) reuniu as bandas finlandesas: Kaunis Kuolematon, Marianas Rest, Red Moon Architect e Swallow the Sun, além da sueca October Tide.

O evento aconteceu em Ääniwalli, casa de show localizada em Vallila, bairro da capital do país. O lugar, que não foi projetado como uma casa de shows e sim como um galpão, conta com dois palcos; banheiro unissex (sim, você leu certinho, banheiros para todos!) e bar.

A abertura da casa aconteceu uma hora e meia antes do início dos shows e no início não havia muita gente, mas quem estava lá se agarrou o mais próximo que pôde da “grade” do palco 1 para assistir a primeira banda, Kaunis Kuolematon. Na verdade, o palco não tem um vão para distanciar o público, mas a altura e uma barra de proteção fazem esse papel, aliados claro, ao bom senso da plateia. Depois de esperar um bom tempo por ali, eis que a intro da banda começa a tocar e os músicos a se posicionar um a um. “Kylmä Maa” abriu a apresentação seguida de “En Ole Mitään”. A essa altura, a casa já estava mais cheia e o suporte do público às bandas nacionais é bem visível por aqui. Um ponto forte da banda e que não deve passar batido é a voz inconfundível de Mikko Heikkilä (Dawn of Solace, Metallijate) que soa tão bem ao vivo quanto nas gravações. A banda ainda tocou faixas como “Paha Ihminen”, “Hautajaiset” e “Hyvästi”.

Ao término da primeira banda é a vez do palco 2 estrear com a banda Red Moon Architect. A faixa que abre a apresentação é “Tormented”, uma das mais ouvidas no Spotify. O RMA foi a única banda a se apresentar neste evento com uma mulher na formação. O show deles realmente tem uma atmosfera melancólica, embalada por um doom metal muito bem executado. O setlist ainda contou com “Chained”, “Abscond”, “Rise” e encerrou com “Rising Tide”. (Notem que estava bem difícil tirar foto, porque essa foi a única que se salvou. Algumas por iluminação, outras por enquadramento…)

De volta ao palco 1, a banda October Tide, foi a única banda convidada de fora da Finlândia. Os músicos suecos entregaram um show mais enérgico que os demais, com direito ao vocalista, Alexander Högbom, pendurar nas estruturas do teto do palco enquanto cantava. Bem diferente do que se pode imaginar em um show de temática melancólica, não é mesmo? Mas isso com certeza foi um bônus! “I, The Polluter”, “12 Days Of Rain” e “Swarm” estiveram no setlist da banda.

Em seguida, era a vez da estrela da noite se apresentar no palco 2. Apesar de não ter sido o headline do festival, o Marianas Rest é uma banda que se destaca não só pela qualidade do som que fazem, mas pela performance de palco. Jaakko Mäntymaa, vocalista, canta com a alma e em cada movimento dele em cima do palco isso é perceptível. A iluminação também foi um ponto bem positivo na apresentação deles (talvez nem tanto para fotos de celular como vocês podem ver! Risos), dando um ar ainda mais sombrio. As faixas tocadas foram: “Fata Morgana”, “Pointless Tales”, “The Millennialist”, “Glow From The Edge”, “Unsinkable” e “South of Vostok”.

Por fim, o encerramento do festival ficou por conta do Swallow The Sun. Minutos antes do início da apresentação uma coisa pouco comum na Finlândia aconteceu: aquele famoso empurra-empurra por grade. Estava realmente muito dificil se aproximar do palco e quem realmente conseguiu, com certeza não assistiu ao show anterior. A banda entregou exatamente o que os fãs foram buscar, o show foi realmente muito bom. “Moonflowers Bloom in Misery” abriu o show e “Swallow (Horror, Part 1)” encerrou a noite, entre elas ainda tocaram “Stone Wings”, “Falling World”, “Woven Into Sorrow”e mais.

 

Fotos: arquivo pessoal

 

TOP