Por Sigryd Bagon
Uma das casas de shows mais históricas da Finlândia, Lepakkomies, recebeu o som brutal dos brasileiros do Nervochaos dia 21 de maio de 2023. Na mesma noite ainda se apresentaram outras duas bandas, os locais do Noutaja e a banda grega Lucifer’s Child. Com uma tour com mais de 60 apresentações intitulada “Chthonic Wrath Tour 2023”, eles ainda passaram por Turku, na Finlândia, e por outros países do norte europeu, como Estônia, Suécia e Noruega .
O espaço fica no bairro mais boêmio de Helsinki, capital da Finlândia, e já recebeu inúmeras bandas do mundo todo ao longo de sua história. Ainda que não muito grande quando falamos de espaço físico, a casa não deixa a desejar em nada, nem no visual e nem na qualidade de áudio. Além de oferecer um preço atrativo de cerveja comparado a outros bares do mesmo estilo na cidade. O único ponto que realmente incomodou (neste dia especificamente) foi a iluminação do palco, que não ajudou muito na hora de fotografar. Porém esse é um problema bem pequeno, já que os incomodados com certeza são apenas os fotógrafos (risos).
A aberura ficou por conta dos finlandeses do Noutaja. A banda que tem 2 singles e 1 EP, lançado em 2021, fez um ótimo show, colocando a galera pra bater cabeça desde os primeiros minutos no palco até encerrarem seu repertório.
Em seguida, o death metal brasileiro do Nervochaos mostrou mais uma vez em terras finlandesas a que veio. Iniciaram com “Whisperer in Darkness”, seguida de “Dark Chaotic Destruction”. No setlist ainda estavam “Pazuzu is here” e “I Hate your God”.
Que show! Impossível não destacar a presença de palco do vocalista Vic Ferreira, que interagiu com o público o show inteiro. Por várias vezes desceu do palco e agitou com a galera.
Além da performance no palco, é sempre interessante comentar como a presença de uma banda brasileira em terras nórdicas traz aquela sensação saudosa de shows no Brasil, onde se faz amizades que duram muito ou mesmo um dia só e parece que é de uma vida inteira. A equipe do Nervochaos nos recebeu muito bem, com esse clima bem amistoso.
A última banda da noite foi a grega Lucifer’s Child. Sua formação conta com George Emmanuel, ex- Rotting Christ (live). A apresentação foi realmente muito boa e fez com que o público ficasse até o final mesmo sendo um domingo a noite. Apesar de incensos criarem uma atmosfera ainda mais sombria em shows de black metal, o uso deles em temporada alta de pólen nos países nórdicos pode ser um pouco perigoso. Essa época as alergias ficam bem fortes em algumas pessoas e pode causar desconforto em uma casa fechada. Incensos a parte, os músicos são realmente bons, o que resultou em um ótimo show!
Agradecimento especial: Edu Lane e Maila-Kaarina Rantanen
Categoria/Category: Review de Shows
Tags: #Lepakkomies • #LucifersChild • #MetalNacional • #Noutaja • Finlandia • Nervochaos
Notícia mais recente: « Torture Squad: Brasileiros apresentam seu Death/Thrash Metal no XV Setembro Negro Festival
Notícia mais antiga: Demonical: Suecos trazem seu Death Metal à 15ª edição do Setembro Negro Festival »