A banda britânica Cradle Of Filth é uma daquelas que divide opiniões, ou você ama ou odeia, há algumas razões para isso e a principal seria a legitimidade do seu black metal, por seu som fugir do tradicionalismo.
Independente de tudo, podemos dizer que o EP “From The Cradle to Enslave”, lançado em 1999, é um tanto que curioso por conta da sua versatilidade, fazendo uma grande salada mista de sons usando o black metal tradicional como base. É por isso me surpreendeu bastante, pois pelo que conhecia do Cradle Of Filth,eu esperava uma sonoridade que se aproximasse das linhas que se encontram no Dimmu Borgir, por exemplo.
O EP é aberto com a faixa – título “From the Cradle to Enslave”, onde temos um típico Symphonic Black Metal, tendo os elementos do Symphonic sido adicionados de forma sutil, valorizando mais a sonoridade black metal.
Em “Of Dark Blood And Fucking” temos aquilo que chamamos Blackned Thrash Metal, pois a pegada do riff são mais padrões do Thrash Metal, tendo aquele toque Black Metal como sonoridade.
A “Death Comes Ripping” é a faixa mais curiosa do trabalho, pois a mesmo apresenta uma sonoridade puramente punk, com vocais típicos do Black Metal,pois a música é rápida, frenética e intensa em seus quase dois minutos, faixa essa que é cover do Misfits.
A “Sleepless”, cover do Anathema, começa bem cadenciada, mas aos poucos a mesma vai crescendo e explodindo com o passar do tempo, chegando num grande nível de intensidade.
Em “Funeral In Carpathian”, já temos uma sonoridade mais próxima do Black Metal Tradicional, mas ainda com uma linha sinfônica adicionada de leve, e tendo também um som mais sujo e cru em relação as anteriores, mais com partes muito mais trabalhadas.
“Dawn Of Eternity”, cover do Massacre, é outro exemplo prático do Blackned Thrash Metal citado na faixa “Of Dark Blood And Fucking”, principalmente em seu vocal e na rapidez que a faixa é tocada.
Confesso, mesmo não tendo tanta conexão com o Cradle Of Filth, seria ignorância minha dizer que não seja bom, é um trabalho perfeito e versátil, e sem se distanciar muito do estilo proposto por esses britânicos.
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