Por Sigryd Bagon
Miika Tenkula, guitarrista da lendária banda finlandesa Sentenced, completaria 50 anos se estivesse vivo. Em 6 de março de 2024 foi organizado um evento no Bar Loose, na capital Helsinki, para que a data não passasse em branco. Além de apresentações das bandas Acoustenced, Elinkautinen e Mourning Wood tocando releituras da obra do Sentenced, também foi lançada a biografia do músico, intitulada “Melankolian Mestari”, escrita por Nefertiti Malaty.
A primeira apresetação ficou por conta do duo Acoustenced, que tocou vários clássicos da banda em versão acústica. Esta primeira parte do evento não era necessário ingresso, pois aconteceu na área de acesso livre do bar.
Enquanto a dupla se apresentava, ao fundo eram projetadas imagens da vida de Tenkula desde a infância até pouco antes de seu falecimento. Um momento muito emocionante para os fãs que estavam aglomerados para participar deste momento. A única oportunidade para alguns, já que os ingressos esgotaram para a apresentação das bandas seguintes. Não podemos deixar de destacar que não é muito comum um evento que acontece em uma quarta-feira a noite vender todas as suas entradas. Nesta observação é possível sentir a importância que a obra do músico junto ao Sentenced tem na vida de seu público, mesmo muitos anos depois do término da banda.
Assim que o Acoustenced encerrou seu repertório, uma fila se formou em frente as escadas que leva ao subsolo, onde acontecem os shows na casa. Era hora de reviver a paixão pela banda através do tributo e celebrar a obra deixada por Tenkula em vida.
A banda Elinkautinen abriu a noite com “Where Waters Fall Frozen” e passou por “May Today Become”, “Suicider”, “Noose”, “Drown Together”, entre outras. Para ver o setlist completo clique aqui.
A última apresentação da noite ficou por conta da banda Mourning Wood. O sexteto tocou faixas como “Cross My Heart and Hope To Die”, “Nerverlasting”, “Dead Moon Rising”, entre outras. Para ver o setlist completo clique aqui.
Uma noite memorável para os fãs da obra de Tenkula junto ao Sentenced. Era possível ver a emoção no rosto das pessoas que estavam ali e cantavam todas as letras em uníssono. Também era possível notar que a paixão de muitos (muitos mesmo!) que estavam ali está eternizada na pele, em forma de tatuagem. Um ato de devoção relativamente comum entre os fãs da banda. Mesmo após o término do Sentenced e da morte do músico, é possível sentir que sua obra está longe de ser esquecida. Que assim seja!
Categoria/Category: Review de Shows · Sem categoria
Notícia mais recente: « Exodus: banda pretende gravar novo álbum em maio
Notícia mais antiga: Placebo Todas as Informações sobre show único em São Paulo »