RASKASTA JOULUA @HELSINGIN JÄÄHALLI, HELSINKI FI 12.12.2024
Postado em 15/12/2024


Fotos e resenha por Sigryd Bagon

Na noite de 12 de dezembro de 2024, o Helsingin Jäähalli, arena de hóquei localizada em Helsinque, recebeu o evento de Natal Raskasta Joulua (Natal Pesado, em português). O projeto idealizado por Erkka Korhonen, guitarrista e produtor musical finlandês, reúne um time de vocalistas de rock e metal, em sua maioria finlandeses, para cantar músicas tradicionais de natal em versão Heavy Metal. O espetáculo é filmado e televisionado como um especial de fim de ano em um canal local. Este ano, o projeto comemora 20 anos de existência, por onde já passaram diversos nomes de astros da música finlandesa e internacional. 

A turnê reúne datas por toda a Finlândia e os vocalistas se revezam entre as cidades para fazer o show acontecer. A capital do país, Helsinque, recebeu este ano: Antony Parviainen (Psychework), Antti Railio, Elize Ryd (Amaranthe), Ilja Jalkanen (Kiuas), JP Leppäluoto (Charon, Poisonblack), Laura Ruusumaa, Marko Hietala (ex-Nightwish, Tarot, Northern Kings), Olli Herman (Reckless Love, Popeda), Pekka Heino (Brother Firetribe), Petra Gargano (Tiktak), Tommi “Tuple” Salmela (Tarot), Tommy Karevik (Kamelot, Seventh Wonder), Tony Kakko (Sonata Arctica, Northern Kings) e Ville Tuomi (Suburban Tribe) para transformar a simples noite de quinta-feira em um dia memorável. 

Por se tratar de uma noite no meio da semana, muitas pessoas chegaram bem próximas ao horário do início do show, causando fila no local de retirada de bilhetes em um frio com graus negativos. Esse mesmo frio foi uma ótima razão para que o público aderisse em massa uma peça chave do merchandise (mercadoria personalizada) vendido no local, a touca de natal preta com o emblema do Raskasta Joulua

O show começou pontualmente às 19:00h com a canção tradicional finlandesa Enkelikello, interpretada por Antti Railio. Em seguida, Tony Kakko surge no palco interpretando Me käymme joulun viettohon. Entre uma faixa e outra, Erkka Korhonen distribuía palhetas para o público que assistia o espetáculo em frente ao palco durante todo o evento. Por se tratar de uma arena esportiva, havia também o público que estava sentado, porém diante da grandiosidade do palco, nada passou despercebido, desde o ornamento de cabeça de rena no topo do palco, até os efeitos de fogo, fumaça, laser e neve artificial muito bem distribuídos entre as faixas. 

Petra Gargano deu sequência com Avaruus (Cosmos, em português), a versão em finlandês de Walking In The Air, de Howard Blake. A vocalista esbanjava carisma e com sua presença de palco marcante era possível ver muitos celulares a postos para registrar o momento. O setlist seguiu com 1939, interpretada por Antony Parviainen e em seguida o palco recebe JP Leppäluoto, dando voz a Konstan Joululaulu (Canção de Natal de Konsta, em português). 

A Finlândia tem como idioma oficial, além do finlandês, também o sueco. Sendo assim, não poderia faltar canções neste idioma. Elize Ryd e Tommy Karevik trouxeram ao público uma versão da música Winter, de Tori Amos, intitulada Vinter (Inverno, em português). Além do dueto com Karevik, Elize também se apresentou em um dueto em língua sueca, com Tony Kakko, com a faixa Julen Är Här. Apesar do inglês não ser língua oficial no país, foi incluído no setlist com Home For Christmas, interpretada por Tommy Karevik.

Marko Hietala, dono de uma das vozes finlandesas mais conhecidas pelo mundo afora, trouxe ao palco Sylvian Joululaulu (Canção de Natal de Sylvia, em português).

Antes mesmo que todos os vocalistas tivessem sido solistas, era a vez de todos cantarem juntos Joulun Rauhaa (conhecida em português como Então É Natal). A cena era exatamente de uma confraternização de fim de ano, com os vocalistas interagindo entre si com muitos sorrisos e gestos de amizade. Em seguida, Ave Maria, trazendo mais uma vez Tommy Karevik e Laura Ruusumaa ao palco, encerra o primeiro bloco de apresentações. 

O intervalo entre os dois blocos dura 25 minutos e para que o público não perca o retorno dos músicos, o telão mostra a contagem regressiva. Como o espetáculo dura cerca de 2,5 horas e também recebe crianças, essa pausa é fundamental para idas ao banheiro ou simplesmente descanso dos estímulos e emoções que um show pode trazer aos pequenos e a muitos adultos também. Ponto super positivo para a organização do evento!

A segunda parte do show conta com a abertura do carismático Pekka Heino, cantando Ensimmäinen Joulu

O dueto formado por Olli Herman e Ilja Jalkanen trouxe uma performance bem divertida de Petteri Punakuono, com direito a atuação cenográfica e muitas risadas do público. 

A faixa Tulkoon Joulu, ficou conhecida em vários lugares do mundo através do Raskasta Joulua, e como esperado, foi uma das últimas a ser apresentada com o time todo no palco. Junto aos artistas era possível ver toda a energia do público cantando junto, a música que já está intimamente ligada a trajetória do projeto. 

Em resumo, o Raskasta Joulua foi um evento muito bonito, trazendo à sensibilidade do Natal o peso do Heavy Metal. 

 

Setlist
INTRO
Enkelikello
Me käymme joulun viettohon 
Avaruus
1939
Konstan joululaulu
Mielenrauhaa
Vinter
Oi jouluyö
Sylvian joululaulu
Nissepolkka
Joulun rauhaa
Ave Maria
________________________
Ensimmäinen joulu
Heinillä härkien 
Valkea joulu
Home For Christmas
Sydämeeni joulun teen
Jouluun uskotaan 
Tähti tähdistä kirkkain
Taivas sylissäni
Tonttu
Julen är här
Pieni rumpali
Joulu, juhla parahin
Varpunen jouluamuna
Petteri Punakuono
Tulkoon joulu
Ilouutinen

 

TOP