Dimmu Borgir @ Carioca Club – São Paulo/SP (06/03/12)
Postado em 14/03/2012


Dois anos bissextos precisaram passar para que o DIMMU BORGIR voltasse ao Brasil! Dia 6 de Março, em plena terça-feira, nós da Ilha do Metal estivemos no Carioca Club para conferir a apresentação do maior expoente do Black Metal norueguês. Realização: Free Pass Entretenimento.

Matéria: Edu Escobar
Fotos: Bruno Bergamini
[boxfacebook]
Curta a página A Ilha do Metal no Facebook e CLIQUE AQUI para acessar a galeria completa de imagens.

Exatamente às 21 horas,Shagrath, Silenoz, Galder, Daray, Cyrus e Gerlioz subiram ao palco para um set que há muito tempo saberíamos que seria dividido em duas partes, pois então vamos à primeira parte:
Para fã nenhum botar defeito, a primeira parte foi dedicada à velha guarda de apreciadores do Black Metal do Dimmu Borgir: por pouco o álbum “Enthrone Darkness Triumphant” não é tocado na íntegra! Além disso, a comunicação banda/público estavam ótimos, e apesar do gigantesco calor no interior da casa, a banda seguiu firme trajando as mesmas roupas pesadas que provavelmente usariam em um dia “ameno” norueguês.

Pois bem, a primeira parte do show foi incrível com “Mourning Place”, “Spellbound” -ambas músicas com um pequeno problema na regulagem do som, algo que foi rapidamente sanado -, “In Death’s Embrace”, “Relinquishment of Spirit and Flesh”, “The Night Masquerade”, “Tormentor of Christian Souls”, “A Succubus in Rapture” e “Raabjørn Speiler Draugheimens Skodde”, com um Dimmu, apesar de um pouco diferente daquele de 2004, cheio de vitalidade e musicalmente perfeito e ensaiado!
O show foi dividido ao meio por um longuíssimo playback, que mais tarde constatamos que dá suporte à troca de roupa da banda (rs)! Após alguns minutos de playback orquestrado, algo que aposto que muitos já estavam sentindo falta nos shows internacionais: solo de bateria. Daray surge para uma bela demonstração de técnica, emendando até a intro de uma música do Sepultura, na sequência a banda inteira volta para a execução da música “Vredesbyrd”.

Dimmu Borgir em sua melhor fase: era hora de ouvirmos “Kings of the Carnival Creation”, nada menos que perfeita ao vivo, assim como todo o show já estava sendo, uma mistura de presente e passado, um som encorpado, dramático e poderoso!
O mais recente álbum, “Abrahadabra” também teve a sua vez: as músicas “Dimmu Borgir”, “Ritualist” e “Gateways” foram tocadas exatamente nesta sequência, já na parte final do show. O set-list normal foi encerrado com a música “Puritania”, arrancando aplausos da platéia eufórica e sedenta por muito mais músicas!

Voltando rapidamente ao palco após uma breve pausa, era chegada a hora do Bis, e consequentemente, mais clássicos! “The Serpentine Offering” e a grandiosa “Progenies of the Great Apocalypse” levaram casa abaixo e abriram rodas gigantes de bate-cabeça na pista, dando fim ao espetáculo!
Sem Vortex e Mutis, muitas dúvidas sobre o futuro e a qualidade do Dimmu Borgir já foram exaustivamente questionadas, sem dúvida foram membros essenciais por um bom período, mas o Dimmu Borgir de hoje em dia mostra que tem muita capacidade, principalmente ao vivo, e que permanecerá na cena Black Metal ainda por muitos anos!

Parte 1
1 – Mourning Place
2 – Spellbound (by the Devil)
3 – In Death’s Embrace
4 – Relinquishment of Spirit and Flesh
5 – The Night Masquerade
6 – Tormentor of Christian Souls
7 – A Succubus in Rapture
8 – Raabjørn Speiler Draugheimens Skodde
Parte 2
9 – Drum solo – Daray
10 – Vredesbyrd
11 – Kings of the Carnival Creation
12 – Dimmu Borgir
13 – Ritualist
14 – Gateways
15 – Puritania
Bis
16 – The Serpentine Offering
17 – Progenies of the Great Apocalypse
Agradecimentos à Free Pass Entretenimento e toda sua equipe!

 

Categoria/Category: Sem categoria
Tags:


TOP