Amorphis: Entrevista exclusiva com Tomi Joutsen
Postado em 21/05/2016


Com 26 anos de carreira e com diversos álbuns excepcionais como Elegy (1996), Tuonela (1999), Eclipse (2006), Silent Waters (2007) e Skyforger (2009), Tomi Joutsen (vocal), Esa Holopainen (guitarra), Tomi Koivusaari (guitarra), Niklas Etelavuori (baixo), Santeri Kallio (teclado) e Jan Rachberger (bateria) são reconhecidos como um dos nomes mais importantes do metal mundial.

Já em Tour pela America Latina divulgando o novo álbum “Under the Red Cloud” lançado ano passado pela Nuclear Blast  com uma receptividade deste trabalho  tão impressionante, que ainda figura no chart de diversos países como Áustria, Bélgica, Holanda, Finlândia, França, Hungria, Alemanha e Suíça.

Conversamos rapidamente com o vocalista Tomi Joutsen e falou sobre a expectativa de voltar ao nosso país, do novo trabalho, da relação com os fãs, e como o público gravar ou tirar self durante os shows pode ser broxante.

Com vocês Tomi Joutsen

Amorphis2015e-2

Seja bem vindo A Ilha do Metal e de volta ao Brasil

A Ilha do Metal-) Muito obrigado, vai ser fantástico, fantástico voltar novamente, eu realmente estava esperando por isso.

A Ilha do Metal-) Como você se tornou um músico? Nâo suas influencias mas como decidiu ser um músico.

 Tomi Joutsen-) bem eu comecei com 13 anos quando era um adolescente tocando bateria, e de fato comecei jogando futebol que era a coisa mais importante na minha vida naquele momento, e quando comecei tocando bateria eu estva começando a ouvir Heavy Metal e com 15 anos ouvia tudo o que pensava ser Rock naquela época, e tocava em bandas de Metal, inclusive em uma de Death Metal  já como vocalista e há 11 anos atrás entrei no Amorphis, e este o motivo de eu ser um músico profissional. Claro que tive também um emprego em minha terra natal com a “vida normal” antes do Amorphis e claro entrar no Amorphis foi um sonho e tive a chance e estou fazendo o máximo por por isso, curtindo a vida e espero que isso continue por muitos anos mais.

 A Ilha do Metal-)Você  já respondeu a segunda pergunta que seria sobre sua vida com o Amorphis.

 Tomi Joutsen-) (Risos), Ah ok, sabe é claro que é uma honra viver na estrada do Rock’n’Roll e sabe aqui na Finlandia isso, ter a música como estilo de vida, e tenho muito orgulho de tudo claro que junto com o Amorphis;

 A Ilha do Metal-) Agora sobre o novo CD Under a Red Cloud, o que pode nos dizer dele, e o que torna esse CD especial na carreira do Amorphis?

Tomi Joutsen-) Eu acho que a primeira coisa a citar é o produtor , onde nós fizemos a pré produção  e ele, seu nome é Jens Bogren, um suíço, putz, um grande cara, e se não me engano ele está com o Sepultura nesse momento, e pó eu gosto deste álbum, sabe quando a banda se encontra depois destes 11 anos talvez deveria ser difícil fazer música nova e interessante mas, quando ouço esse CD, vejo o quanto ainda estamos querendo isso, bem motivados sabe, não vendo este apenas como um novo álbum e certamente este álbum é um dos nossos momentos mais especiais.Um grande CD com grandes shows, tudo tem sido assim

A Ilha do Metal-) Hoje com a internet o publico não se interessa muito por novas coisas, preferindo os clássicos, soando até preguiçoso, como uma banda tem que trabalhar com isso para mostrar o novo material.?

Tomi Joutsen-) Eu penso que consigo entender o público, temos muitos fãs que preferem os três primeiros álbuns e fãs tradicionais de Death Metal e o novo álbum com nossa melodia, realmente aborreceria esse tipo de fâ (risos), mas sei que temos muito mais fãs de mente aberta, e as pessoas que seguem o Amorphis durante esses anos com estilos diferentes e termos todos esses estilos na nossa carreira, e esse Death Metal com o lado mais progressivo, mas nem sei qual seria o nome certo deste estilo que tocamos mas, é diferente. E tem os Fãs que ouvem as músicas de Rádio e quando tocamos algo do primeiro disco eles se espantam. Eu gosto em nossos shows tocando músicas de todas as fases é muito importante especialmente pra mim, pois amo os clássicos do passado, é claro que alguns não compreendem o que estamos fazendo agora, mas eu compreendo totalmente isso.

A Ilha do Metal-) Algo de Especial para os shows no Brasil?Algum material especial a venda ou coisa assim?

Tomi Joutsen-) Claro que tocaremos várias músicas, e é na ultima tour na Europa e o feedback foi muito bom, estamos com um setlist excelente com os clássicos do passado claro, mesclando com as novas músicas e essa combinação com metal agressivos e boas melodias então te garanto que não será chato.

A Ilha do Metal-) Agora a tradicional mensagem para os fãs

Tomi Joutsen-) Eu quero que o público vá aos shows e se concentrem na música, pois quando estamos num show e muitos gravam ou ficam tirando muitas fotos é chato sabe, veja a música e viva o momento.Pode ser desapontante aos fãs se não fizermos um bom show e todos com uma boa motivação vindo dos fãs faremos um show histórico de Rock´n´Roll para vocês.

cartaz-amorphis-2016

 

Categoria/Category: Entrevistas
Tags:


TOP