As raízes da banda datam de antes do nome Black Deep Sea existir, quando o guitarrista e vocalista Waltson Felizardo e o baixista Miguel Jacob já vinham de outras tentativas de projetos musicais, frustrados na maior parte das vezes por dificuldades de adaptar os membros certos, ou de equilibrar as propostas musicais.
A BDS passa realmente a existir quando o baterista Carlos Neto assume o posto de baterista. Após uma Jam entre o baterista, o guitarrista e o baixista, nota-se que uma química musical parece surgir, revelando a possibilidade de trabalharem juntos em um novo projeto. Sendo assim os três decidem começar do zero novas composições.
A primeira música a ser composta foi a Gypsy Of Moon, letra composta pelo baixista e pelo guitarrista, ela surge com uma proposta de escrever um pequeno conto sobre uma cigana que presencia eventos que soam como maus presságios. A música então é composta pelo Guitarrista Waltson Felizardo, que viria a se tornar o principal compositor da banda, embora ele sempre tenha deixado os outros integrantes livres para complementarem com suas partes da forma que melhor julgassem. Este modo de trabalhar se repetiria desde então.
A segunda música a ser trabalhada foi Dancing In The Silence, reutilizando uma letra antiga escrita por Miguel Jacob muitos anos antes. Mais uma vez o tema musical foi composto por Waltson, enfatizando uma carga ao mesmo tempo mais melódica e mais pesada em comparação com a música anterior.
A terceira faixa deste ciclo de composições chama-se Social Skipper, composta letra e música por Waltson Felizardo. Nesta música começava um movimento de abertura maior quanto à influência do baterista Carlos Neto, que trabalharia expondo mais suas capacidades e influências, trabalho esse que reverberou inclusive nas músicas anteriormente compostas. Neste momento a música apresenta uma sombra um tanto quanto progressiva. Durante este período o baixista deixa a banda por motivos pessoais.
O processo de ensaios e composições desde o início da banda até a terceira faixa já havia durado cerca de um ano, e a banda se viu preocupada abrindo testes para baixistas, não obtendo inicialmente respostas satisfatórias. Entretanto a banda seguiu ensaiando e compondo firmemente sem se deixar abater de modo algum. A quarta faixa a ser trabalhada seria Nation of Chaos.
https://www.youtube.com/watch?v=IlSZh4N0y1I
A quarta faixa surge mais voltada ao Heavy Metal sem querer abandonar da pegada que já se fazia própria da banda. A composição das letras a partir deste ponto é assumida por Waltson e a faixa em questão vem a assumir uma postura crítica e fazendo referências a sociedade. Note que até então a banda era normalmente referida entre as pessoas que a conheciam como uma banda que trata de fantasias, mas embora as referências à realidade sempre estivessem presentes, aqui elas se apresentam de formas mais objetiva e vigorosa tal qual a parte instrumental da música.
A essa altura a banda já estava com planos de gravar as músicas em forma de EP ou Full Lenght, e a quinta faixa começa a ser trabalhada: Destiny and Life. A letra aqui se apresentam numa forma de equilíbrio que “misturam fantasia e realidade”, como diz o guitarrista. Elas passam a ser melhor vistas como metáforas, neste período da banda. Aqui o instrumental se mostra como uma evolução natural de peso e melodia que já vinham em uma crescente desde a primeira música, e contendo partes mais intrincadas e complexas, com bateria e guitarra buscando superar eventuais limites que poderiam ter até então e ainda sim contribuir para uma evolução da banda.
Neste período de ensaios e composições das duas últimas músicas, convém citar a presença do baixista Rodrigo Rodrigues que integrou a banda por cerca de seis meses. Após esse período ocorre a volta de Miguel Jacob. A banda passa a trabalhar na sexta música: Strange Deepest Sea. Esta se configura como a faixa mais longa e que levou mais tempo para ser composta.
Passou-se cerca de dois anos e é iniciado a gravação do EP Deepest Harmony. As faixas Gypsy of Moon, Dancing in the Silence e Social Skipper são escolhidas para o registro, que conta também com a presença de Caio Ramon em duas faixas que viriam a se tornar uma intro e interlúdio, tanto em registro fonográfico, como ao vivo nos shows. Ramon passa a ser considerado tecladista da banda, embora neste período se encontre morando distante dos outros membros. As faixas Social Skipper e Dancing in the Silence são divulgadas em meio digital cada uma com imagens que visam apresentar conceitualmente a música de alguma forma.
Atualmente o EP se encontra no Youtube em formato digital e gratuito(Lançado no dia 15 de Janeiro), apresentando o trabalho da banda, que também está trabalhando para lançar o primeiro trabalho completo ao final de 2016.
INTEGRANTES :
Waltson – Guitarra/Vocal
Carlos Neto – Bateria
Miguel Jacob – Baixo
Caio Ramon – Teclados
FACEBOOK
SITE OFICIAL
GÊNEROS : Folk Metal, Heavy Metal, Thrash Metal, Rock, Progressivo, Neo Clássico, Ambiente, Experimental.
Categoria/Category: Bandas Nacionais
Tags: bandas nacionais • black deep sea • teresina rock
Notícia mais recente: « Arcturus: Entrevista exclusiva com ICS Vortex
Notícia mais antiga: Plebe Rude @Sesc Pompeia – São Paulo/SP (25/02/2016) »