Bandas Nacionais: Magnus Lumen
Postado em 24/03/2010


releaseSegundo James Anselmo, vocalista e guitarrista do Loyal War, os três ingredientes que qualquer banda de Power Metal que se preze deve misturar para caracterizar seu som são: peso, velocidade e melodia.
Era exatamente isso que o vocalista e guitarrista Rodrigo Barros tinha em mente quando, após cinco anos dedicados a sua ex-banda Swipe, decidiu retornar à ativa com uma nova banda.
O projeto, inicialmente batizado como Night Spell, nasceu em 2002, quando o músico ainda estava envolvido com a composição de material inédito. Realizou alguns testes com músicos que respondiam aos anúncios, mas sem resultados promissores.
Somente em 2003, mais precisamente em setembro, o primeiro músico a realmente integrar a banda foi escolhido: Júnior Lopes (guitarrista, ex-Magna Dhomini, Cammapheu) interessou-se pelo projeto e continua no line-up da banda até hoje. Pouco depois, conseguiram um baixista, mas que não ficou muito tempo na banda.
Nesta época, a banda descobriu outro grupo de pop rock com o mesmo nome nos Estados Unidos, e decidiram trocar de nome para Storm Hills, mudando definitivamente pouco tempo depois para Magnus Lumen (que em latim, significa grandiosa luminescência).
Mais testes aconteceram, até que o terceiro integrante definitivo aparecesse. Desta vez, por intermédio de Júnior, Thiago Freitas (baixo, ex-companheiro de Júnior no Cammapheu) foi apresentado a Rodrigo.

Em 2004, já com o baterista Leonardo Gonçalves completando sua formação, a banda começou a lapidar o material escrito por Rodrigo para o primeiro EP da banda, um trabalho conceitual que foi batizado como “Nênia – Elegy for a Prince”. Este material começou a ser escrito pouco depois de Rodrigo idealizar o Night Spell, baseado no livro “Drácula” de Bram Stoker, e no filme “O Príncipe das Trevas”.

nenia

No tracklist constam as seguintes faixas:
Chapter I: Nênia (Rites of passage) – R. Barros
Chapter II: Valley of Shadows (The awakening) – R. Barros
Chapter III: Destiny’s Call (Adaptation) – R. Barros
Chapter IV: Beyond the Dreams (Unforgettable love) – R. Barros
Chapter V: Oblivion (The beast subdues the man) – R. Barros
Chapter VI: Elegy for a Prince (Epilogue/Bonus Track) – R. Barros

O Magnus Lumen faz sua estréia ao vivo em 2005, ao lado de outras bandas proeminentes do ABC Paulista, como Made In Hell e Hipnoid. Mas a cena estagnada, somada aos problemas internos acarretam na saída de Thiago no início de 2006. A banda passa o resto do ano testando baixistas sem muito sucesso e no  início de 2007, outro golpe: Leonardo deixa o Magnus Lumen alegando diferenças musicais.

Logo em seguida, Rodrigo chama Edclife Gasparini para o Lugar de Leonardo Gonçalves e para a vaga de baixista, um outro velho conhecido: Glaucio Cancion, ex-companheiro de Rodrigo na última fase do Swipe. Com a entrada de Glaucio, a banda ganha também o reforço do tecladista Marcelo Lopes, que permanece até agosto deste ano. Mais mudanças de formação estariam por vir: Edclife não se adapta à banda e é substituído por Leonardo Gonçalves, de volta após meses afastado. Porém seu retorno duraria pouco, e em meados de 2008, ele deixa novamente o Magnus Lumen.

Em outubro deste ano, Rodrigo inicia as conversações com Rogério Souza (antigo parceiro de Swipe), sobre a possibilidade de sua entrada definitiva no Magnus Lumen (Rogério teve uma breve passagem pela banda em 2005) para o lugar de Leonardo. O convite é aceito somente em novembro, completando a atual formação do Magnus Lumen.
A banda decide entrar em férias até janeiro de 2009, quando Rodrigo e Rogério se reúnem para registrar as linhas de bateria definitivas de "Nênia", num estúdio de São Bernardo chamado AMP. De posse desses arquivos, os outros instrumentos começam a ser gravados no estúdio de Rodrigo, o Destiny’s Hall II. As gravações avançam rapidamente, porém

Rodrigo começa a ter problemas nas cordas vocais, o que acaba por provocar um atraso no processo de produção. Na mesma época, Glaucio começa a dar sinais de que sua agenda estaria em conflito com os compromissos da banda, e no início de agosto, ele opta por deixar a banda, sendo substituído por Danilo Ramos (Hevorah). Alguns amigos pessoais da banda fazem participações especiais neste trabalho, como o tecladista Marcelo Lopes (ex-Aura, participa de quase todas as faixas, com exceção da faixa 1 e 3), e as cantoras Marina Senedesse (Rock Vegas – participa na faixa 1), Vanessa Corradini e Marilena Araújo (Merrow – participam na faixa 4). Com a voz de Rodrigo se reestabelecendo, as gravações são retomadas e o EP, é finalizado em setembro de 2009. Simultaneamente ao lançamento do EP a banda remodela seu web site, além de sua página oficial no MySpace.
O MAGNUS LUMEN agora planeja iniciar a tour de promoção do EP "Nênia" cobrindo o território nacional e posteriormente, no exterior, buscando consolidar seu nome entre as grandes bandas do cenário metal brasileiro.

Conheça mais a Magnus Lumen:
Myspace, Twitter e o Website da banda.
No site da banda é possível baixar gratuitamente seu primeiro álbum. Fica a dica ai para quem quiser conferir o som dos caras.

Fonte, texto e fotos: Website Magnus Lumen.

 

Categoria/Category: Bandas Nacionais
Tags:


TOP