Bandas Nacionais: Uganga
Postado em 29/06/2014


Discos ao vivo geralmente são trabalhos lançados de forma estratégica na carreira de um artista. Costumam suceder um álbum de estúdio de bastante sucesso, com versões ao vivo das músicas preferidas dos fãs. É o trabalho perfeito para o artista ganhar tempo até que possa compor um novo disco de estúdio com qualidade suficiente para manter (ou superar) o sucesso já conquistado.
É preciso admitir que Eurocaos Ao Vivo, do UGANGA, tem sim algumas dessas características. Afinal, o trabalho está sendo lançado após seu álbum de estúdio de maior sucesso até o momento, Vol.3: Caos Carma Conceito (2009). O tracklist também reúne, em sua maioria, músicas desse álbum e que hoje são obrigatórias no repertório de qualquer show da banda.
Todavia, Eurocaos Ao Vivo tem uma importância muito maior na carreira do UGANGA do que se possa imaginar. Está longe de ser um álbum lançado “para ganhar tempo”.
Além de ser o primeiro disco ao vivo da carreira do UGANGA, Eurocaos Ao Vivo chega às lojas no mesmo ano em que a banda formada por Manu “Joker” (vocal), Christian Franco (guitarra), Thiago Soraggi (guitarra), Raphael “Ras” Franco (baixo e vocal) e Marco Henriques (bateria e vocal), completa 20 anos de estrada.
Mais importante do que isso, Eurocaos Ao Vivo traz o registro da primeira turnê européia realizada pela banda em 2010 e que somou 18 shows por sete países diferentes: Alemanha, Bélgica, Suíça, Polônia, República Tcheca, Portugal e Espanha.
Gravado ao vivo durante a apresentação do UGANGA no Razorblade Festival em Datteln, Alemanha, no dia 18 de setembro de 2010, Eurocaos Ao Vivo é praticamente um documento em formato de áudio que comprova o quão bem-sucedida foi essa primeira viagem do UGANGA pelo velho mundo.
Eurocaos Ao Vivo foi captado “na unha” pelo engenheiro de som alemão Oliver Okunneck e pode ser considerado um autentico disco ao vivo, sem as manipulações de estúdio tão recorrentes em trabalhos dessa espécie. Eurocaos Ao Vivo consegue trazer qualidade de áudio e performance com um respeito quase religioso para o tempo e espaço em que foi concebido.
Se não bastasse o já citado repertório extraído do show realizado no festival alemão que inclui novos clássicos do UGANGA como “Fronteiras da Tolerância” (música do primeiro videoclipe da banda veiculado na MTV brasileira), “Asas Negras”, “Meus Velhos Olhos de Enxergar o Mal” e “Sua Lei, Minha Lei”, Eurocaos Ao Vivo ainda traz mais duas faixas, no mínimo especiais, gravadas ao vivo no show que a banda realizou no Side B Lounge Live Club em Benavente, Portugal: a primeira é uma homenagem à cena mineira do heavy metal com “Troops Of Doom” do Sepultura; a segunda, “Nightmare”, é uma viagem de volta ao passado histórico de Manu Joker quando ele ainda era baterista do Sarcófago (Joker troca de posição com seu irmão Marco indo para a bateria ao final da música).
O material bônus de Eurocaos Ao Vivo também merece ser considerado com a mesma atenção que o conteúdo oficial do disco, já que são três gravações inéditas! Gravada no Rock Lab Studio em Goiânia sob produção de Gustavo Vazquez, “Não Desista” é uma versão da original gravada pela clássica banda de metal paraense Stress. “Desespero” é outra regravação, dessa vez para do grupo baiano de punk rock Pastel de Miolos. Já “Antwerpen Dub” põe em evidência o lado experimental dos músicos do UGANGA.
Eurocaos Ao Vivo ainda nos reserva um documentário produzido por Eddie Shumway e que cobre os 18 shows da turnê européia com cenas das apresentações e bastidores, além de depoimentos dos músicos e equipe. Se não bastasse, Eurocaos Ao Vivo vem acompanhado de embalagem slipcase e um livreto especial com texto em primeira pessoa escrito pelo próprio Manu Joker que conta suas experiências nessa primeira turnê européia.
Afirmando em definitivo a relevância de Eurocaos Ao Vivo na discografia do UGANGA, a banda retornou à Europa em Julho de 2013 para promover o disco por lá através de mais 10 shows pela Polônia e Suíça, além de Hungria, Eslováquia, Áustria, Eslovênia, Itália e França onde a banda não havia tocado em 2010.
Intitulada “Cross Over Chaos – European Tour 2013”, a turnê também contou com a banda polonesa de thrash metal Terrordome e foi a consolidação da carreira internacional do UGANGA.
Eurocaos Ao Vivo é um disco que comprova o porquê o UGANGA é considerado hoje uma das melhores bandas de thrashcore do estado de Minas Gerais e de todo país. De quebra, contraria a máxima inicial ao dar boas vindas ao quarto disco de estúdio da banda, Opressor, que já está pronto e será lançado ainda em 2013.
TRACKLIST:
1- Kali-Yuga
2- Asas Negras
3- 3XC
4- Meus Velhos Olhos de Enxergar o Mal (2 Lobos)
5- Sua Lei, Minha Lei
6- Zona Árida
7- Fronteiras da Tolerância
8- Van
9- Troops of Doom
10- Nightmare (Short Version)
11- Não Desista (Bonus Track)
12- Desespero (Bonus Track)
13- Antwerpen Dub (Bonus Track)
MÚSICAS:

VÍDEOS


FORMAÇÃO:
Manu “Joker” (vocal)
Christian Franco (guitarra)
Thiago Soraggi (guitarra)
Raphael “Ras” Franco (baixo e vocal)
Marco Henriques (bateria e vocal)
DISCOGRAFIA:
Atitude Lótus (2003)
Na Trilha do Homem de Bem (2006)
Vol.3: Caos Carma Conceito (2009)
Eurocaos Ao Vivo (2013)
LINKS:
Sitehttp://ugangamg.blogspot.com.br/
Facebookhttps://www.facebook.com/ugangaband
Twitterhttps://twitter.com/uganga
Soundcloudhttps://soundcloud.com/uganga
Eurocaos Ao Vivo_Cover_Low_Uganga
Uganga Polonia 2013

 

Categoria/Category: Bandas Nacionais
Tags:

Notícia mais recente: «
Notícia mais antiga: »


TOP