Bruce Dickinson @ Qualistage – Rio de Janeiro/RJ (30/04/2024)
Postado em 02/05/2024


Após uma longa espera, finalmente chegou a vez do RJ ter a honra de receber novamente, a lenda Bruce Dickinson, considerado por muitos a maior voz do Heavy Metal, de todos os tempos. Divulgando o seu novo álbum The Mandrake Project, o Sr “Faz de Tudo Um Pouco”, gerou muita ansiedade no público brasileiro, que foi contemplado com 7 datas da tour.

Texto e Fotos:  Glauco Silva Koch Trindade

Às 21 hs, sobe ao palco a banda Noturnall, que já é bastante conhecida do público brasileiro. A banda foi escalada de última hora, devido ao cancelamento do show da banda Clash Bulldog’s, que vinha sendo a banda de abertura nos shows anteriores da tour brasileira. Com um show empolgante, o vocalista e líder Thiago Bianchi não poupou esforços para agradar o público presente, que ainda estava bem reduzido.

Agradecendo a todo momento e demonstrando gratidão por estar abrindo um show do Bruce Dickinson, Thiago se comunicava o tempo todo com a plateia, mesmo com problemas técnicos em seu microfone. Destaque para o jovem guitarrista Victor Franco, que recentemente fez parte de um show do Edu Falaschi. Foram 45 minutos de um show justo e competente, mas o público já estava na expectativa do show de Bruce Dickinson. Às 22:10, com a casa mais cheia, é chegado o grande momento. As luzes se apagam e começa Toltec 7 Arrival, do aclamado Accident Of Birth. O calor aumenta quando a banda entra no palco já chutando a porta, com a maravilhosa Accident Of Birth. Destaque para a voz do Bruce (jura?) e para a excelente baixista Tanya O’Callaghan, que já fez parte do Whitesnake e que já tocou também com Dee Snider. Em seguida vem Abduction e Laughing In The Hiding Bush, que fez a galera pular bastante em seu refrão.

Em seguida Afterglow Of Ragnarok que ficou muito boa ao vivo, com muito peso e com o baterista Dave Moreno espancando a bateria com vontade. Chemical Wedding chega arrancando lágrimas da platéia (sim, eu vi), com Bruce Dickinson cantando de forma impecável , caprichando nos agudos. O tecladista Mistheria deu um ar especial a música. Bruce conversa com a plateia e anuncia Many Doors To Hell, também do disco novo The Mandrake Project , que tem um refrão que não sai da cabeça. Acalmando os ânimos, vem a bela balada Gates Of Urizen.

Chega a vez de Resurrection Men que começa meio country e depois entra numa pegada meio Black Sabbath, bem arrastada. Um dos pontos altos do show, com destaque para o guitarrista Philip Näslund , que interage com os fãs o tempo todo, demonstrando felicidade por estar vivendo aquele momento. O show continua com Rain Of The Graves, com o cover Frankenstein com direito a solo de bateria e The Alchemist. Rola uma pequena pausa e logo após o violão anuncia Tears Of The Dragon, que com uma nova roupagem fez os fãs irem ao delírio. Todos cantavam a letra e e também em formato ÔÔÔÔ (rs).

Não tinha ninguém calado. Destaque para o guitarrista Chris Declercq, que reproduziu o solo de forma idêntica ao original. Emocionante demais, fiquei sem palavras. Precisava beber água mas a banda simplesmente começa Darkside Of Aquarius. Isso é maldade. Considero TOP 5 na carreira do Bruce. Após ter ficado sem palavras, fiquei foi sem voz mesmo. A banda estava super entrosada. Parecia até que já tocavam juntos há anos. Finalizada a música, a banda sai do palco e eu enfim bebo água.

O jogo estava ganho de goleada. Se eles voltassem para o BIS cantando Atirei O Pau No Gato na versão do Falcão, ia ser sucesso. Então, vai chegando a hora que ninguém gosta, quando o show é desse nível: o fim. Aos gritos de OLÊ OLÊ OLÊ OLÊ, BRUCÊ, BRUCÊ, a banda retorna com Jerusalem, Book Of Thel que fez a plateia ficar insandecida e pular como em show de New Metal e finaliza com The Tower, onde Bruce Dickinson agradeceu e interagiu bastante com os fãs, sempre sorrindo e gesticulando. Saldo do show: camisa encharcada de suor, sorriso estampado no rosto e sem nenhuma voz para agradecer, só me restou aplaudir.

Que o Bruce nunca esqueça de nós do RJ, pois com certeza ele nunca será esquecido por nós. Baita show, baita banda e baita setlist.

Setlist Bruce Dickinson
Qualistage – RJ
30/04/2024

Toltec 7 Arrival
Accident of Birth
Abduction
Laughing in the Hiding Bush
Afterglow of Ragnarok
Chemical Wedding
Many Doors to Hell
Gates of Urizen
Resurrection Men
Rain on the Graves
Frankenstein
(The Edgar Winter Group cover)
The Alchemist
Tears of the Dragon
Darkside of Aquarius

BIS:
Jerusalem
Book of Thel
The Tower

 

Categoria/Category: Review de Shows
Tags:


TOP