Edu Falaschi – Temple of Shadow In Concert @Tropical Butantã – São Paulo/SP (17/08/2019)
Postado em 08/09/2019


Após uma tour de sucesso, a Temple of Shadows In Concert chegou ao fim. E o local escolhido foi a Tropical Butantã, casa que tem recebido grandes shows. Como foi o último show da tour, ele tinha que ser mega especial aos fãs e nisso Edu e companhia acertaram em cheio!

Veja mais fotos aqui!

Fotos e resenha: Pâmela Verissimo

Quando chegamos, a fila estava tão grande que já dava na Av. Vital Brasil! Isso aconteceu por conta de um “pequeno” atraso, mas posso dizer que não abalou os fãs que permaneceram na fila e como forma de passar o tempo, falavam de setlists, shows da tour, outros possíveis shows que teriam no ano e claro, quais artistas pisariam no Brasil entre esse ano que se finda e o próximo.

Ás 21h30 e com uma Tropical quase cheia eis que Edu Falaschi, Fabio Laguna (teclados), Roberto Barros (guitarra), Diogo Mafra (guitarra) e Raphael Dantas (baixo) sobem ao palco e junto, vem o primeiro convidado da noite, Alex Holzwarth (Blind Guardian, Avantasia, Rhapsody of Fire, Luca Turilli’s Rhapsody) na bateria, substituindo Aquiles Priester e vou te dizer, que substituição!

Para iniciar, a dobradinha “Spread Your Fire” seguida de “Angels and Demons” agitou o público.

Na primeira interação com o público, já de cara Edu pede desculpa pelo atraso, explicando que foi por conta de problemas técnico e sendo ovacionado pelos presentes. Algo que eu nunca vi um músico fazer e que mostra muito respeito pelo seu público!

Em seguida ele comenta que durante as turnês com o Angra, quando ocorria atrasos, os fãs cantavam “AU AU AU, SHAMAN É PONTUAL” e em seguida os fãs brincando puxaram o coro, fazendo os músicos caírem na gargalhada.

Tivemos quatro shows em São Paulo durante 4 meses e mew é difícil um artista fazer shows desse jeito e conseguir encher casa, e nós conseguimos, por isso, muito obrigada a todos vocês que nos acompanham”.

Conforme ia passando as músicas, era possível se sentir como há 15 anos atrás. Quem teve a oportunidade de acompanhar algum show da ToS tour com o Angra, possivelmente pode voltar um pouco no tempo e sentir toda a magia que a tour teve. Mas para quem não foi, posso dizer que esse show conseguiu tele-transportar toda aquela magia! Era possível ver adultos, crianças, pessoas que estavam indo a seu primeiro show e pessoas que acompanharam o Edu em toda ou quase toda carreira e vou te dizer, o público e a interação deles com os músicos, foi um show à parte!

Como esse show foi cheio de convidados especiais, o próximo a subir ao palco foi Pedro Tinello do Almah para substituir Alex e mandar o clássico, “The Shadow Hunter”.

E seguindo a sequência de convidados, a próxima a ser chamada foi Juliana Rossi, para um dueto em “No Pain For the Dead” e depois Jeff Stars, vocalista da banda “Mother Jo’s House” para “Wings of Destination”.

Para “Late Redemption”, Edu pede a ajuda do público que canta verso a verso, principalmente as partes em português, dando um tom muito especial a música.

Antes de encerrar o ToS, Edu fala que muitos fãs sempre perguntam para ele do Almah nas redes sociais e por isso e para matar a saudades dos fãs que eles irão tocar uma música de um dos álbuns que eles menos fizeram tour e divulgação e em seguida anuncia “Speranza”.

Para não ficar somente uma música e fazer a alegria dos fãs de Almah, também foram executadas “King” e antes de anunciar “Warm Wind”, Edu chama sua filha Mikaela ao palco, que já vem falando um “Oi gente” e o público respondeu com o mesmo entusiasmo. Edu fala que escreveu a música pensando na filha e que dedicava para ela, emocionando assim todo os presentes.

O clássico “Rebirth” já aguardada pelo público veio e fez todos cantarem em plenos pulmões.

Após a música, a esposa de Edu, Vivian junto com a filha sobem ao palco e agradecem ao público e a todos da equipe por ter feito tudo isso acontecer, tour, gravação do DVD e toda a energia e carinho que todos tem pelo Edu, arrancando aplausos de todos presentes.

Com a volta de Alex Holzwarth no palco, o próximo convidado era bem óbvio. Ao subir ao palco, Luís Mariutti foi ovacionado pelo público e Edu disse que para ele era uma honra juntar a cozinha do “Angels Cry” e como isso era muito emocionante e especial. Também falou que ficou com medo de fazer uma homenagem para Andre Matos, por conta de muitas pessoas imaginarem ser por conta de oportunismo, mas que estava acontecendo e que o Andre estaria lá do céu muito feliz com tudo o que estava acontecendo. E antes e anunciar “Carry On”, chama o cantor e youtuber Dan Vasconcelos para o dueto.

Emocionante é a única palavra que descreveu todo aquele momento! Dan mostrou muita técnica e abrilhantou mais ainda a música.

A próxima música é uma que muitos fãs confundem. Muitos pensam que foi o Angra que cantou a abertura do anime ‘Cavaleiros dos Zodíacos’ que passava na extinta TV Manchete, mas não, foi somente Edu e ele falou que as vezes se sentia incomodado de cantar ela nos shows, já que era somente dele e não da banda e disse que também seria interessante ver Holzwarth tocando ela.

Com essa explicação, nem preciso dizer que a próxima foi “Pegasus Fantasy”.

Para encerrar a noite com chave de ouro, Edu mais uma vez agradeceu ao público, dizendo que tudo isso só foi possível graças a eles, que agora ele iria se recolher para um período de criação de material novo. Também agradeceu e apresentou a banda, Diogo, Raphael, Roberto e Fabio. Agradeceu o quarteto de corda que também participou do show e aos músicos convidados e os chamou novamente para o palco encerrando magistralmente com “Nova Era”.

Temple of Shadow já nasceu com cara de clássico, mágico e transcendente. 15 anos depois, vemos que tudo isso ainda continua real e os fãs dificilmente se esqueceram dele. Foi um álbum “porta de entrada” para muitos fãs de metal e fãs de metal brasileiro e uma aquisição preciosa para muitos. Parabéns ao Edu Falaschi e a todos os músicos e equipe que fez a ToS in Concert possível! Se você não pode comparecer, não fique triste! Como Edu disse diversas vezes durante o show, logo sai o DVD gravado em maio.

Agradecimentos a TRM Press pelo credenciamento e vida longa ao metal brasileiro!

Setlist:

Spread Your Fire
Angels And Demons
Waiting Silence
Wishing Well
Temple Of Hate
The Shadow Hunter
No Pain For The Dead
Winds Of Destination
Sprouts Of Time
Morning Star
Late Redemption
Speranza – Almah
Warm Wind – Almah
King – Almah
Rebirth
Carry On
Pegasus Fantasy
Nova Era

 

TOP