Gaerea @ Legends Bar – São Paulo – SP – 30/11/2022
Postado em 02/12/2022


Texto – Lucas Amorim

Fotos – Lucas Amorim

A banda de Black Metal portuguesa GAEREA, realizou nesse ano de 2022 sua primeira viagem pela América Latina, os shows foram realizados agora no mês de Novembro e o último dia 30/11/2022, foi a vez da Capital Paulista ver os caras fazerem a sua estreia, e o local escolhido foi o Legends Bar, na Zona Oeste da Capital, lugar pequeno, porém acolhedor, o público era modesto, porém isso não impediu da noite ter shows maravilhosos, pois ainda contou com mais duas bandas, como os Gregos do Warhammer além da Banda Brasileira Carpatus.

E os paulistanos do Carpatus, iniciaram a abertura desse grande evento, e para quem não conhece a banda, saiba que a mesma está na ativa há mais de 20 anos, sempre transitando entre o Black Metal, dos anos 90, e influenciados pela cena norueguesa e sueca, e ao vivo os caras são sem firulas, sobem no palco e aí é só destruição, a banda tem uma sonoridade obscura bem Darkthrone, aquela pegada macabra nos vocais e um peso absurdo nas guitarras, gostei muito do show da Banda, que apesar de se apresentar em trio, faz um barulho de respeito, evento muito bem iniciado com esse show do Carpatus, mas a noite ainda prometia.

E o próximo show para seguirmos com esse espetáculo, foi a brutalidade do Warhammer, que é aquele clássico thrash/death das antigas, muito tradicional, mas com um grande diferencial, a banda tem um saxofonista, isso mesmo não tem 2 guitarras e sim um saxofone que dá um clima mais sinfônico ao som dos caras. As músicas são bastante pesadas e sujas, sem haver velocidade extrema, e fica na medida sabe ?….Aliás, impressionante o quanto o show dos caras nos faz voltar lá atrás, e nos faz viajar para aqueles saudosos tempos de música sem muita produção, sabe aquela ousadia de deixar a gravação crua, como era há décadas atrás ?…. As canções chegam a ser um tanto repetitivas e limitadas as vezes é verdade, mas respeitando a proposta do quarteto, isso não se torna um inconveniente, pelo menos para mim, show lindo que já valeu a noite na minha opinião…

 

Após alguns ajustes era a hora do show principal da noite, os Portugueses do Gaerea, Banda formada no ano de 2016, que vem conquistando seus fãs na unha, e tendo a cada trabalho elevado o seu o nível a patamares ainda mais altos, e ao vivo meu amigo, é impressionante a qualidade que transborda pelos auto-falantes da casa, que passam aquela sonoridade que empolga qualquer expectador, principalmente nas variações rítmicas, onde os vocais soam com alternâncias abissais e agonizantes, tanto em partes guturais, quanto limpas, uma sintonia perfeita.

Durante seu show o Gaerea consegue retratar bem a concepção do seu trabalho, que segundo a Banda é a busca claustrofóbica por salvação em meio ao caos torturante da mente, onde somos prisioneiros de nossa própria perdição. E artisticamente os movimentos que a banda faz em cima do palco, conduzem o ouvinte/ expectador a um soturno e profundo mergulho nos domínios da loucura em busca desta resposta, isso é um resumo do que a banda quer passar e consegue de certa forma, já que a plateia se envolve no espetáculo.

Mas musicalmente falando ??? A qualidade do espetáculo do GAEREA é inegável e a banda exibe técnica e agressividade em doses balanceadas, destacando algumas passagens que levavam o público ao êxtase e novamente coloco aqui os impressionantes vocais de Rubens Freitas, um dos mais performáticos da atualidade, tente ver o cara e não se impressionar com a sua presença de palco que é totalmente hipnótica.

Um grande espetáculo que reuniu três ótimas bandas e agradou o público que compareceu em uma noite de quarta feira para prestigiar esse evento. Me surpreendeu positivamente o fato dos três shows terem qualidades absurdas, porém depois de comprovar ao vivo, sei porque o Gaerea está crescendo tão rápido no cenário underground e black metal, e porque é sempre citado como uma das novas promessas da música extrema, valeu demais e com certeza está colocado como um dos melhores eventos do ano na minha opinião.

 

Categoria/Category: Sem categoria


TOP