Por Sigryd Bagon
Nos dias 9 e 10 de agosto de 2024 aconteceu o Hellsinki Metal Festival, que acontece em Helsinque, capital da Finlândia. O evento reuniu grandes nomes do heavy metal mundial como Kreator, Satyricon, Meshuggah, Mayhem, entre outros. Também se apresentou a banda chilena Demoniac, vencedora do concurso Metal Swap, do projeto Come To Latin America. O evento teve sua abertura no dia 8 de agosto de 2024, com a apresentação das bandas Finntroll e Beast In Black (leia a resenha completa AQUI). O segundo dia de festival teve sold out e contou com nomes como Mayhem, Kreator, Doro, Hammerfall e mais (leia a resenha completa AQUI).
O evento, que está em sua segunda edição e acontece em um estádio de hóquei (Helsingin Jäähalli), tem 3 palcos: 2 na área externa (um ao lado do outro) e 1 na arena fechada. Os palcos deste festival são nomeados por números 1,2 e 3, diferentemente de outros festivais que muitas vezes levam o nome de patrocinadores e apoiadores, sendo o palco 1 o principal e os demais secundários. Nestes últimos, os shows acontecem simultaneamente, enquanto no palco principal a banda que se apresenta tem exclusividade.
Confira tudo que rolou por lá na cobertura completa a seguir!
Dia 1/2:
A primeira banda a se apresentar no palco 3, foi a banda Suotana. O sexteto de Rovaniemi, norte da Finlândia, apresentou com maestria seu death metal melódico. Enquanto isso, no palco 2, se apresentava a também finlandesa, Deathchain.
Em seguida, foi a vez do palco principal receber sua banda de abertura, Wolfheart.
Os norte-americanos do Terrorizer subiram ao palco 2 em seguida, tocando faixas como “Fear of Napalm”, “Human Prey” e “Corporation Pull-In”.
Simultaneamente no palco 3, os tchecos do Gutalax se apresentavam. Uma banda com uma temática “diferenciada”, como fezes, pode não parecer para leigos tão aclamada pelo público, mas lotou a arena e foi com certeza um dos shows mais divertidos do festival. Os fãs foram caracterizados, desde macacões de limpeza de banheiros a chapéus de pelúcia do famoso emoji de cocô.
Em seguida, o palco principal era tomado pela banda nova iorquina de metalcore, Emmure, que tocou faixas como “(F)inally (U)nderstanding (N)othing”, “You Asked For It” e encerraram com “When Keeping It Real Goes Wrong”.
A próxima atração do palco 2, foi a Triumph Of Death, tributo a Hellhammer. Abrindo com “The Third Of The Storms”, a banda ainda tocou “Massacra”, “Messiah”, “Triumph Of Death”, entre outras. Simultaneamente no palco 3, a norueguesa Cadaver se apresentava.
Um nome de muito peso para o metal mundial também se apresentou nesta edição do Hellsinki Metal Festival. Deicide era uma banda esperada por muitos fãs sedentos por death metal. A banda tocou clássicos como “Once Upon The Cross”, “Dead By Dawn” e “When Satan Rules His World”.
Novamente o palco principal recebia mais um convidado e dessa vez o comando do mosh pit ficou por conta dos alemães da Heaven Shall Burn.
No palco 2, com uma bandeira preta estampada uma cruz invertida branca, é a vez do Satyricon se apresentar. Faixas como “Black Crow On A Tombstone”, “The Pentagram Burns”, foram executadas, encerrando com a clássica “K.I.N.G.”.
Os suecos do Soen tocaram simultaneamente no palco 3. O setlist deixou de lado um pouco o peso e priorizou as faixas mais tranquilas da banda, como “Lotus”, “Savia”, mas finalizaram com a ótima “Violence”.
Fechando o palco principal 1, uma das apresentações mais esperadas da noite: Avantasia. Tobias Sammet e companhia fizeram um show memorável com clássicos do projeto como “Farewell”, “Sign Of The Cross”, “The Sevven Angels” e “Reach Out For The Light”.
Foto: Michelle Koukkula
No palco 3, os finlandeses do Swallow The Sun encerraram o primeiro dia de festival. A banda tocou pela primeira vez ao vivo as faixas “Plague Of Butterflies”, “Innocence Was Long Forgotten” e “What I Have Become”.
O Hellsinki Metal Festival 2025 acontecerá em 8 e 9 de agosto de 2025. Mais informações: https://www.hellsinkimetalfestival.fi/
Categoria/Category: Review de Shows · Sem categoria
Notícia mais recente: « HELLSINKI METAL FESTIVAL 2024 – DIA 2: KREATOR, HAMMERFALL, DORO, MAYHEM E MAIS
Notícia mais antiga: Barathrum: banda de black metal divulga detalhes do novo álbum »