Internet: 27 anos e o que isso mudou na música e na vida das pessoas?
Postado em 23/08/2016


Você deve ter visto em sua timeline que  a web está completou 27 anos dias atrás. No último dia 12 de março, no ano de 1989 foi o dia que se teve a criação da World Wide Web por Tim Berners-Lee como uma maneira fácil de acessar os arquivos da rede do CERN. A data escolhida refere-se a publicação do artigo que explica o projeto.

transferir internet

O primeiro site

Foi criado pelo próprio Berners-Lee e explicava a seus visitantes sobre a Internet e os protocolos. Também trazia instruções de como criar seu próprio site e fazer pesquisas na web. O site original se perdeu no tempo já o primeiro servidor também é da autoria de Berners-Lee e ficava no CERN. Ele rodava no computador NeXT que o pesquisador utilizava para trabalhar e trazia uma mensagem bem clara grudada: “Isto é um servidor. Não desligue!” em um famoso post it… aqueles papelzinhos amarelos.

Site de buscas??Que p.. é isso?

Google? Yahoo? Cadê? Achei? O catsdo…. o primeiro site para fazer buscas na web chamava Archie e foi criado em 1990 por Alan Emtage, estudante em uma Universidade de nome McGill.

O primeiro blog ou diário…

O ato de blogar, ou seja, escrever livremente pela web, data lá da metade dos anos 90. Costuma ser apontado como primeiro blogueiro o jornalista Justin Hall, que começou em 1994 com o site Justin’s Links from the Underground. A coisa se tornou popular lá por 1998, quando as plataformas de postagem começaram a surgir. A primeira foi o Open Diary, que também foi pioneira em permitir que os leitores enviassem comentários. Ela fechou em fevereiro deste ano. Ai que temos a primeira diferença com o passado se nos tempos da sua mãe ou tias ler o diário era uma agressão a privacidade, hoje se não ler e não curtir, é considerado praticamente uma falta de consideração…

A primeira rede social e Chats..

Muito antes do Orkut, que talvez seja a primeira rede social da qual você fez parte, o Classmates.com já existia. Criado em 1995 e em atividade até hoje, ele foi o primeiro a se assemelhar ao que conhecemos hoje como rede social e tem o objetivo de reunir pessoas que estudaram nas mesmas escolas nos EUA.Vale lembrar também o Myspace, Messenger,ICQ e o IrQ.

Em relação a música…e o famoso Napster.

Aqui talvez tenhamos a maior agressão que a internet tenha causado na Industria musical e ou artistica de um modo em Geral. Quando o Napster foi criado, por Shawn Fanning e seu co-fundador Sean Parker, foi o programa de compartilhamento de arquivos em rede P2P criado em 1999, criou todo a catastrofe indústria fonográfica e de várias lojas de discos como se existia antigamente.

Vale aqui um paragrafo de quem é fã e via em várias lojas uma verdadeira extorsão onde os lojistas, exploravam financeiramente vendendo discos piratas, de shows com gravações péssimas a preços absurdos só porque o jovem era fã da banda e se este não comprasse outro certamente compraria naquele preço, aquela velha frase “Lei da oferta e da procura”.

O Metallica foi o primeiro a ficar contra o Napster, e este site sofreu muitas açoes judiciais, porém quando esse fechou já existiu milhares de outros e ai as gravadoras se viram em uma situação que levaria a industria como é hoje em dia. Vale lembrar também que o Metallica e o Pearl Jam a partir dessa idéia passou a vender os mp3 de todos os shows, oque para quem é fã, comprar direto da banda é uma grande vantagem.

metallica_napster

A grande verdade é que as gravadoras não souberam como lidar com a Internet, e criaram software caríssimos que fariam com o que CD’s não fosse convertido em mp3, o que na realidade só durava uma barreira de no máximo meia hora, e hoje décadas depois, o formato físico , tanto Vinil quanto Cd voltou a crescer em vendagens, porém muito menor do que foi na época aurea dos anos 80, mas as gravadoras hoje conseguem trabalhar bem no meio digital, e muitos fãs se converteram a compra da música oficial e digital.

Outra coisa que a Internet trouxe foi o contato mais próximo com seu músico/ídolo preferido, podendo conhecer a visão da vida do mesmo, como temos no Brasil hoje inúmeros músicos que acham correto expor sua visão política e achar errado quem o segue e tem a visão contrária..desceu muito do pedestal intocável do músico, o que penso ter humanizado a música, pois através da Internet podemos ter contato com vários músicos de banda de outros países e trocar opinião com a grande maioria que se tornou bem mais acessível. Sem contar que graças a Internet muitos músicos e bandas voltaram a atuar devido ao clamor dos fãs e isso torna a coisa muito mais mágica. 100% iteração.

Hoje para ser uma referencia musical, com a Internet ficou mais difícil, o jabá ficou muito restrito, e o disco tem que ser muito melhor do que era 20 anos atrás, seja pela facilidade e quantidade de arquivos disponibilizados na Web e certamente o poder das massas de revistas e jornais caiu muito derrubando vários jornalistas que eram parentes ou vendidos, que por algum beneficio, sempre indicava a mesma porcaria musical.

Muitos bandas souberam se dar muito bem com isso, e temos uma geração enorme de grandes bandas que apareceram e souberam trabalhar bem com a Internet, vide Project46, Trayce, Command6, John Wayne, entre outros. Outro detalhe são os Sites e Portais de músicas se espalharam como o nosso, A Ilha do Metal, que nos orgulhamos de não fazer conchavo com ninguém e sempre expor nossa opinião independente sobre qualquer artigo que publicamos, e muitos outros que tem o mesmo formato e faz do Brasil ter talvez a maior quantidade de sites independentes do mundo.

O que dizer dos Youtube da vida, onde hoje em dia temos transmissão simultânea de shows, como era transmitidos muitos shows da última tour do Iron Maiden, ou shows em pro-shot de grandes festivais que em poucos dias, já temos com audio e video de excelente qualidade., (bem melhor que os comercializados ilegalmente por lojas nos anos 90, mas era o que tínhamos na época!!) divulga muito mais as bandas.

Outro ponto da Internet, uma vez que muitas bandas que vem ao Brasil, muitas vezes não tem nenhum CD lançado oficialmente no Brasil e por esses “download ilegais”, ou plataforma digitais, ou o próprio youtube levam milhares de pessoas pessoas a shows por todo o pais.

Concluímos que com essa ferramenta de 27 anos, temos um forte ferramenta de marketing e comunicação que do interior do Brasil se pode clicar e comprar um box especial de uma banda do outro lado do mundo sem atravessadores, faz com que o poder da música continue de maneira igual com todos que curtem essa emoção. A reflexão fica para a busca de novas bandas que se gostarmos e você, se achar realmente uma boa banda, que vala a pena você gastar seu suado dinheiro, compre algo oficial, pois assim a roda internet x banda x música continuará e será usada da melhor maneira possível a Todos, para a nossa diversão.

 

Categoria/Category: Blog
Tags:


TOP