Jack Bruce @ Teatro Bradesco – São Paulo -SP (24/10/2012)
Postado em 29/10/2012


Tivemos realmente uma semana lendária em São Paulo entre os dias 22 e 26 de Outubro com shows no Brasil de duas lendas históricas do Rock’n’Roll, com apresentações de Robert Plant  nos dias 22 e 23 e o  músico escocês Jack Bruce, conhecido por ser baixista/vocalista do no mínimo lendário Cream ( ao lado de Eric Clapton e Ginger Baker) tocando no Brasil pela primeira vez no Teatro Bradesco, em São Paulo, da última quarta feira dia 24 e Porto Alegre dia 26.

Você pode pensar, o que esse Senhor de 69 tem a ver com o Rock hoje? Tudo.  afinal Graças ao Cream e sua curta duração de pouco mais de 2 anos influenciou bandas como Led Zepellin, Rush, Deep Purple, Black Sabath só para citar a “pequena” contribuição deste músico no Estilo.

Sua banda solo conta com Tony Remy na guitarra, Frank Tontoh na bateria que subiu ao palco com uma camisa Retro do Santos Futebol Clube, o baixista de apoio Nick Cohen e Paddy Milner nos teclados sem esquecer claro da parte de metais com Winston Rollins, Derek Nash e Paul Newton.

Com uma plateia bem diversificado formada por alguns músicos como Diego Lessa do Salário Mínimo ou Celso Vechinone da banda Made in Brazil no qual pude trocar algumas palavras bem antes do Show sobre o estado de saúde de Jack Bruce (já que em 2003 se recuperou de um câncer) e no horário previsto finalmente os  fãs do Cream e jovens adoradores do rock ‘n’ roll, puderam ver o grande André Cristovam introduzir a lenda que calmamente entrou no palco e começa o espetáculo  com First Time I Met The Blues, clássico de Buddy Guy que Jack Bruce toca desde antes de formar o Cream em sua antiga banda de Blues.

Neighbor Neighbor e Politician, empolgando nos brindaram com o melhor da fusão que o Rock’n’Roll com o Blues podem apresentar, onde Bruce agradece ao público praticamente Sold Out bradando Obrigado, São Paulo. E com a recepeção mais que calorosa, com o famoso One, two , tree, four, Born Under A Bad Sign soa magnífico com os primeiros grandes solos de guitarra e baixo sendo aplaudidíssimos ao final desta canção.

Spoonful, outro cover de  Howlin’ registrada no disco de estréia do Cream , com duas não muito conhecidas do público na sequência Tickets For Waterfall e Theme For An Imaginary Western, com Jack ao piano pedindo aplausos a sua banda que mostrava grande qualidade técnica.

“We’re Going Wrong” mostrou um belo solo do guitarrista Tony Remy,onde foi aplaudido de pé por todos presentes. Ver Jack Bruce tocando realmente impressiona, claro que já vamos sabendo da qualidade do músico mas ouvindo suas bases com “aqueles “Don, Don, Don”vindo do seu baixo não há como de não querer guardar esse zunido por toda a nossa vida.

Já chegando ao final da apresentação a poderosa intro na bateria de White Room, leva todos a insanidade e muitos se levantaram para se aproximar ao palco, gerando assim grande trabalho aos seguranças do Teatro Bradesco, que no meio tivemos um belo solo de bateria com direito a umas pitadas de samba, e com o riff de um dos maiores clássicos do Rock e maior sucesso do Cream a finalização da primeira parte do show veio com Sunshine Of Your Love, aquela que todos conhecem queriam ouvir e novamente todos vão a frente voltando a fazerem os seguranças pedindo a todos que retornassem a seus lugares. Bruce agradece ao público e deixa o palco sendo mais que ovacionado.

Na volta para o bis, Com um improviso de baixo e bateria bem no ritmo Blues, dão inicio a Mellow Down Easy  terminando o show com The Consul At Sunset numa qualidade estupenda. Varias pessoas vindas de todo o Brasil como Brasília, Rio de Janeiro , Belo Horizonte (como os fãs Leo e Guilherme da Matta que nos ajudaram no Set List) e outras cidades, realmente tiveram o bem estar de ter realizado o sonho de ver uma Lenda tocando como nunca.

Jack Bruce & His Big Blues Band fizeram um show de quase duas horas cheio de momentos emocionantes e mágicos com solos que impressionavam pela técnica e carisma. Sobre o Cream, e sua sempre possível Reunião, sempre é torcer, apesar de que os membros terem grandes divergências entre si, porém é a única banda que ainda podemos ver com sua formação clássica já que temos todos membros vivos e ativos e com essa aula de Rock só podemos torcer e esperar, se o Cream não voltar, que essa lenda possa estar outras tantas vezes no Brasil.

Agradecimentos a Michele Menegatti pela atenção e credenciamento.

 

Texto por Silvia Pedroni

Fotos: Marcos “Bullino” Cesar

Set List

 

  1. First Time I Met The Blues
  2. Neighbor Neighbor
  3. Politician
  4. Born Under A Bad Sign
  5. Spoonful
  6. Tickets For Waterfall
  7. Theme For An Imaginary Western
  8. We’re Going Wrong
  9. Desert Cities of the heart
  10. White Room
  11. Sunshine Of Your Love

Encore:

  1. Mellow Down Easy
  2. The Consul At Sunset

Veja nossa Galeria de fotos no Facebook

 

TOP