Kamboja: Entrevista com o baixista Frank Gasparotto
Postado em 04/07/2013


Kamboja,  a nova banda brasileira que vem conquistando uma legião de fãs por onde toca, acabaram de lançar seu primeiro EP, e com dois clips gravados, a banda será uma das principais atrações no Festival Rock nos Trilhos que acontecerá no próximo dia 6 de julho de 2013 na Estação Brás da CPTM na cidade de São Paulo.

Conversamos com o baixista Frank Gasparotto sobre como foi a formação da banda, a repercussão do primeiro EP, os clips e como a banda vê a cena Nacional.

 kamboja live

A ILHA DO METAL) Como foi o começo da banda, quais influências, já que a banda é formada por ícones do metal no Brasil, como foi juntar esse time??

Frank Gasparotto – Kamboja): A banda começou a partir de uma ideia de Fabio MK de juntar os amigos para fazer um som próprio, de saco cheio de covers, ele decidiu fazer uma banda de ROCK em portugues para que todos pudessem cantar juntos e se divertirem. Fabio MK chamou o André Curci e o Paulão que já havia tocado com ele na época do Proposital em 90, eu já tocava com o MK em um projeto acústico de classic rock então, foi natural que me candidatasse a vaga de baixista.

kamboja3

 AIM-) Como foi as gravações de seus clip que já para uma discografia de apenas um EP tem dois clips lançados?

Frank Gasparotto – Kamboja) O Kamboja é uma banda que nunca se acomoda, nosso propósito é movimento o tempo todo ! Desde o início da banda sempre pensamos em fazermos clipes, é algo que gostamos muito e, como temos um produtor de vídeo na banda (MK) a coisa fica um pouco mais fácil. Foi ótimo gravar esses clipes, o Paulão se mostrou um excelente ator (rsrsrsrs). E, logo mais teremos mais clipes.

 AIM-) Vocês tem uma grande história que se funde com o Heavy Metal no Brasil, Em que nível que você acha que estamos? O que falta?

Frank Gasparotto – Kamboja) Posso falar pelo Kamboja. Estamos em uma situação de renovação, não paramos para reclamar de cena, de público, nada disso. Nada substitui trabalho árduo e, é nisso que focamos, nosso objetivo é união com publico, com bandas, trabalho árduo e diversão sempre. Se você não se diverte fazendo o que esta fazendo, não há razão para continuar.

 AIM-) E falando em história vocês estão na cena, desde os LP`s com fita demo ainda, equipamentos só nacionais e dificuldade de shows comparado com hoje já que a Internet ajuda muito, porém ninguém quer comprar mais música? Como o Kamboja encara esse novo cenário?

Frank Gasparotto – Kamboja) No nosso caso, estamos percebendo uma mudança de postura por parte do público, quando gravamos o EP não era objetivo lança-lo em mídia física porém, para nossa surpresa, muitas pessoas estavam pedindo o CD. Isso foi fantástico, sinto que as coisas estão mudando, tem gente querendo comprar musicas sim ! Como as coisas são mais fáceis hoje em dia, talvez estejamos passando por um saudosismo onde, as pessoas estejam percebendo que um pouco de dificuldade para se obter o material da banda é salutar e divertido, quero dizer, ter um álbum com um clipe é muito fácil, talvez precisemos de algo um pouco mais divertido, entende ?

AIM-) Vocês são uma banda nova, e pergunto, começando, com membros bem conhecidos da cena e com uma sonoridade diferente daquele heavy tradicional de exportação do Brasil que seria Trash,death cantado Gutural, e o Fabio Makarrão canta muito, difícil ter um vocal como aquele hoje em dia no Brasil, e vocês ainda estão cantando em português fazendo um Rock básico cantado em português, o que podemos esperar do Kamboja?

Frank Gasparotto – Kamboja) Posso dizer de certo que do Kamboja você pode esperar de tudo, obvio dentro do ROCK. A ideia principal da banda vai alem de musica, é uma energia, uma nova forma de encarar as coisas. O importante é passar uma mensagem a quem nos ouve, uma mensagem séria, positiva, atual e as vezes divertida, porque não ? Em relação ao som, como você mesmo disse, temos muita experiencia em diversas bandas então, isso faz com que o som do Kamboja evolua e não fique na mesmisse, o que é empolgante, todos compomos as musicas, a espaço para todos na banda.

kamboja

AIM-) O Paulão toca no Baranga o André no Threat e você com o projeto Rock Unplugged, como será acertar todas essas agendas?

Frank Gasparotto – Kamboja) Sim, essa é uma das coisas que sempre tivemos em mente que poderiam afetar o Kamboja mas, como somos experientes, sabemos lidar com a agenda de todos de modo a não prejudicar o KAMBOJA. O André além do Threat esta com uma banda nova chamada Statues On Fire e eu estou no Goatlove também mas, a gente ajeita as coisas e todos ganham e ficam felizes.

AIM-) Sobre o Rock nos trilhos que tocarão sábado o que podemos esperar, o que tem de diferente do EP que será tocado neste show, e o que acham deste projeto ?

kamboja2

Frank Gasparotto – Kamboja) Esse projeto é excelente ! Esperamos detonar tudo por lá, tocaremos os 4 sons do EP além de algumas músicas novas que estaram no nosso disco. Algumas delas já foram divulgadas no youtube como por exemplo: Mentira e Se Deus Pudesse Me Ouvir. Vai ser legal pra kct, esperamos ver todos por lá.

AIM-) Se você pudesse escolher os 5 melhores álbuns de todos os tempos lançados por bandas nacionais, quais seriam?

Frank Gasparotto – Kamboja) Ficar em 5 é difícil mas vamos lá (Não necessariamente nesta ordem):

Sepultura – Schizophrenia

Anthares – No Limite da Força

SP METAL II

Korzus – Sonho Maniaco

Dorsal Atlantica – Antes do Fim

PS.: Não gostei da pergunta…rsrsrsrsrs…tem que colocar: Harppia, Centurias, Firebox, Mystifier, Chemical Desaster, Sarcofago, Dr. Sin, MX, Rosa Tatuada, Mutilator, Spell Forest, Chackal, Volcano, Murder Rape, Nephast, etc, etc…rsrsrsrsrs…

 AIM-) Sinta-se livre para enviar uma mensagem a seus fãs.

Frank Gasparotto – Kamboja) Primeiramente agradecer a todos que vem nos apoiando nessa missão, temos pessoas realmente envolvidas com a banda que nos mostram dia a dia uma lealdade impressionante, obrigado ao Ilha do Metal pelo espaço e apoio as bandas nacionais. Obrigado as pessoas que curtiram a fan Page e, segurem-se porque o KAMBOJA veio pra detonar tudo ! HAIL !!! OBRIGADO !!! Ah, já ia esquecendo, acessem: www.facebook.com/bandakamboja e ouçam: www.soundclound.com/bandakamboja-1

 

Categoria/Category: Entrevistas
Tags:


TOP