Lacrimosa @ Carioca Club – São Paulo/SP (23/04/2013)
Postado em 26/04/2013


É fato que em 2013 o Brasil está sendo bombardeado por centenas de shows, e como já era previsto muitas das apresentações acabaram agendadas para acontecer durante a semana. Foi o caso do único show da banda alemã Lacrimosa em solo brasileiro este ano. A tour que promove o mais recente trabalho do grupo, “Revolution”, lançado em 2012 passou no último dia 23 de abril, terça-feira, pelo Carioca Club, totalizando a quarta passagem dos alemães em nosso país.

Por: José Antonio Alves
Fotos: Bruno Bergamini – http://www.flickr.com/photos/bbergamini/

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A GALERIA DE FOTOS NO FACEBOOK

Com mais de 10 álbuns já registrados, e muita experiência em bagagem, o grupo é um daqueles que possui fãs fervorosos, assim como críticos rigorosos para com o som da banda. Ao abrir as portas, o Carioca Club foi acolhendo o público que não era lá muito numeroso quando restava pouco menos de uma hora para o início da apresentação, e ao adentrarmos o local a impressão de que não teríamos casa cheia foi devidamente comprovada.

Lacrimosa live in Sao Paulo photo by Bruno Bergamini (1)

Mesmo com um público aquém do esperado, os presentes trataram de suprimir as lacunas dos ausentes e começaram a ovacionar os integrantes da banda que um a um subiam ao palco por volta das 21h05, com louvores maiores para Anne Nurmi (tecladista/vocalista) e claro, para o líder e vocalista Tilo Wolff. Bastou a intro “Lacrimosa Theme” começar para que a euforia dos presentes surgisse e fosse um pouco expelida através da música ”Ich bin der brennende Komet”, muito bem recebida e cantada pelo público.

Lacrimosa live in Sao Paulo photo by Bruno Bergamini (2)

Tilo Wolff tratou de agradecer os presentes pelo suporte que a banda recebe durante todos estes anos, e logo já manda “Schakal”, presente no álbum “Inferno”, de 1995, muito festejada pela galera presente. Provando que o idioma não era obstáculo, mais uma vez o público se destacou cantando em alto e bom alemão o refrão de “Alleine zu Zweit“, do álbum “Elodia”, de 1999. Quando a banda entrou no palco no começo do show, um desavisado poderia até questionar o motivo da finlandesa Anne Nurmi e do vocalista Tilo Wollf serem tão mais ovacionados, e o que comprova isso é a versatilidade que os músicos possuem. Em “Not Every Pain Hurts”, Anne assume os vocais, e Tilo o teclado, de forma que âmbos trazem ao público uma bela performance regada a muitas orquestrações.

Lacrimosa live in Sao Paulo photo by Bruno Bergamini (3)

“Destrocando” de lugares, Tilo volta aos vocais e comenta que a banda está com álbum novo na praça, o disco “Revolution”, lançado em 2012. A mais pesada “Verloren” é a primeira do disco a ganhar execução na noite, emendada com “Ohne Dich ist Alles Nichts”, do álbum “Schattenspiel”, de 2010. Voltando aos vocais pouco tempo depois, Anne Nurmi brindou os presentes com sua bela voz em “Apart”, seguindo com “If The World Stood Still A Day”, faixa também presente no último álbum de estúdio do grupo. Nem é preciso comentar o quão ovacionada foi a finlandesa após tais performances.

Lacrimosa live in Sao Paulo photo by Bruno Bergamini (4)

Só precisou do primeiro verso de “Der Morgen Danach” para que todo seu resto fosse entoado com fervor pelos presentes, uma das grandes músicas da apresentação, aliás, Tilo Wolff nos mostra uma performance incrível em palco, seja nos vocais, nos teclados ou guitarra. Tilo gesticula para todos os lados, acompanhando cada uma das notas tocadas com muita competência por todos os músicos da banda, fazendo com que seu estilo em palco seja muito particular.

Lacrimosa live in Sao Paulo photo by Bruno Bergamini (5)

Duas faixas do mais recente álbum da banda fecharam o set regular, “Rote Sinfonie” e a faixa-título “Revolution”. Era hora do tradicional bis, e com mais agradecimentos por parte de Tilo a banda emendou “Feuer” e a bela “Stolzes Herz”, encerrando a apresentação por hora quando já ultrapassávamos duas horas de concerto.

Lacrimosa live in Sao Paulo photo by Bruno Bergamini (6)

Faltava algo ainda. Sim, o público sabia disso, e logo depois que a banda sai do palco rapidamente bradam seu nome e logo depois gritam pela faixa “Copycat”, uma das mais conhecidas do grupo e uma das melhores da apresentação, com uma forte energia que encerrou com chave de ouro  o show.

Lacrimosa live in Sao Paulo photo by Bruno Bergamini (7)

Um show com mais de duas horas que valeu cada centavo gasto. O som estava excelente, e os demais músicos da banda fizeram performances discretas, porém muito eficientes. Sem dúvidas os presentes guardarão em suas memórias cada momento desta apresentação que mostrou uma poderosa e eficiente união entre elementos do Gótico, Darkwave e Metal Sinfônico. Resta torcermos por uma vinda futura do grupo que tenha mais público, pois o espetáculo que a banda proporciona merece isso.

Setlist:

Lacrimosa Theme
Ich bin der brennende Komet
Schakal
Alleine zu Zweit
Alles Lüge
Not Every Pain Hurts
Verloren
Ohne Dich ist Alles Nichts
Weil Du Hilfe brauchst
Apart
If the World Stood Still a Day
Ich Verlasse Heut’ Dein Herz
Feuerzug
Der Morgen Danach
Irgendein Arsch ist immer unterwegs
Liebesspiel / Fassade – 3. Satz
Rote Sinfonie
Revolution

Encore 1:

Feuer
Stolzes Herz

Encore 2:

Copycat

Lacrimosa live in Sao Paulo photo by Bruno Bergamini (8)Lacrimosa live in Sao Paulo photo by Bruno Bergamini (9)Lacrimosa live in Sao Paulo photo by Bruno Bergamini (10)Lacrimosa live in Sao Paulo photo by Bruno Bergamini (11)

 

Categoria/Category: Sem categoria
Tags:


TOP