Excepcionalmente o “Listas” de hoje é de cunho saudosista e faz uma singela homenagem à Peter Steele e consequentemente, ao Type O Negative, selecionando alguns video clipes de músicas e histórias de Peter Steele e a banda.
Petrus T. Ratajczyk (Peter Steele) nasceu em 4 de janeiro de 1962, em Nova Iorque e morreu em 14 de Abril de 2010, aos 48 anos de idade por complicações no coração, mas vamos nos ater em sua carreira musical:
Type O Negative é uma banda de Nova Iorque que Peter Steele formou após sua antiga banda, Carnivore, encerrar seus cinco anos de atividades. Para preparar o primeiro álbum, além de Peter, a banda contava com Sal Abruscato (B), Kenny Hickey (G) e Josh Silver (K), a proposta músical deste álbum chamou a atenção da RoadRunner Records, tanto que todo material de estúdio que foi lançado pela banda contém seu selo.
O primeiro álbum, “Slow, Deep and Hard” datado de 1991, trazia muitas características da antiga banda de Peter (ele planejava este álbum para ser o terceiro da carreira do Carnivore, e seria intitulado de “Jesus Looks Like Me“), as características deste álbum, são os corais e passagens acústicas, além do andamento musical muito próximo ao Doom Metal e algumas músicas com nomes não casuais, como por exemplo a música “Gravitational Constant: G = 67 x 10^-8 cm^3 gm^-1 sec^-2“.
Um boato curioso é sobre o segundo álbum, de 1992, “The origin of the feces” que DEVERIA ser um álbum ao-vivo.
Peter recebeu em mãos uma quantia em dinheiro da RoadRunner para gravar um álbum ao vivo, no entanto, o dinheiro foi destinado à promoção de muitas festas e orgias. Peter se sentiu obrigado a entregar um material ao vivo para a gravadora, e esse “impasse” foi resolvido regavando faixas em estúdio e, na mixagem, inseridos aplausos e diálogos para que tudo levasse a crer que realmente se tratava de um álbum ao vivo!
Além das “músicas ao vivo” este álbum contém um cover de Paranoid (Black Sabbath) e Hey Peter (adaptação de Hey Joe, do Hendrix).
Black Nº 1
Em 1993, com o lançamento de “Bloody Kisses”, o Type finalmente se engrandeceu, ganhando grande público graças às melodias muito bem feitas e ao apelo sombrio do Doom Metal e principalmente às polêmicas letras (Christian Woman, por exemplo, em que a letra trata sobre uma adolescente que vê cristo como um simbol sexual) e a introdução de “Machine Screw” (com gemidos eróticos femininos). Seus video clipes também ganharam um tratamento especial, ganhando muito apelo visual. Foi nesse álbum que apareceu a música mais conhecida da banda “BLACK Nº 1“. Blood Kisses foi o primeiro álbum lançado pela Roadrunner Records a ganhar um disco de Ouro, pouco tempo depois o álbum também atingiu a marca de vendas para ganhar o disco de Platina (assista Black Nº 1 clicando aqui)
Em seguida, o Type é convidado a participar de um tributo ao Black Sabbath, junto com importantes bandas (Sepultura, megadeth, Bruce Dickinson, entre outras), deixando ainda mais sombria a faixa Black Sabbath. Neste periodo, Peter Steele também pousou nu para a PlayGirl (hahaha). [TVFama mode off]
My Girlsfriend’s Girlsfriend
“October Rust”, o 4º álbum de estúdio, veio em 1996, já contando com Johnny Kelly na bateria. Considerado o melhor álbum da banda, suas 15 músicas compoem muitas características peculiares: música com passagens eletrônicas, letras românticas (“Love you to Death)”, sombrias (“Wolf Moon”, e outras variações interessantes em (Green Man e Red Water) além do gigantesco título de “The Glorious Liberation Of The People’s Technocratic Republic Of Vinnland By The Combined Forces Of The United Territories Of Europa” e da faixa dançante “My Girlsfriend’s Girlsfriend” que foi proibida em alguns países por tratar sobre homossexualismo feminino (veja o clipe clicando aqui)
Type participa de festivais como o Ozzy Fest e trilhas de fimes.
Everything Dies
Em 1999 vem o álbum World Coming Down, considerado o menos pródigo da carreira da banda devido à problemas pessoais de Peter. Trás letras depressivas, além de uma sonoriade comercial. Mesmo assim, há destaque para algumas músicas como “Everyone I Love Is Dead”, “Everything Dies”, “Day Tripper” (Day Tripper / If I Needed Someone / I Want You – Beatles) e “All Hallow’s Eve”. (assista o video de Everything Dies aqui)
No ano de 2000 é lançada a compilação “The Least Worst Of”
I don’t Wanna Be Me
Em 2003 é lançado o tão aguardado “Life Is Killing Me”, esperado pelos fãs desde 2001, quando a banda se reuniu para faze-lo. Este álbum tornou-se referência discográfica da banda e trás faixas mais empolgantes que cairam no gosto da crítica. O video clipe de “I don’t Wanna Be Me” é um bom exemplo disso! (assista “I don’t Wanna Be Me” aqui)
“Em maio de 2005, no site oficial da banda, foi divulgada uma informação de que Peter Steele estaria morto. Na mesma página, encontrava-se uma foto da lápide do vocalista. Obviamente, a notícia foi desmentida imediatamente. Porém, não se sabe ainda se isto foi uma brincadeira dos próprios membros ou se a webpage foi invadida por hackers. Neste mesmo ano, Peter Steele participa das gravações do filme Tao of M, de James L. Bills, interpretando o vampiro Viktor Baine.” (Wikipedia)
Em 2006 é lançado um DVD pela gravadora alemã SPV intitulado “Symphony for the Devil” (The World of Type O Negative) juntamente com 3 covers do guitarrista Carlos Santana.
Profits of Doom
“Dead Again” de 2007 é o último álbum lançado pela banda, e conta com Rasputin em sua capa. A principal música do álbum (“Profits Of Doom”), teve que ser editada para tocar em radios e para ter um posterior video clipe – a música original contem mais de 11 minutos. Outro destaque é a música September Sun, que também ganhou um video (assista “Profits Of Doom” clicando aqui).
Peter Steele morreu no último dia 14 de abril, vítima de uma parada cardíaca. Por causa da falsa publicação de 2005, muitos ainda achavam que essa informação era falsa, mesmo após os membros da banda e familiares terem confirmado sua morte.
Considerações Finais: 1 – Por serem todos do canal da Roadrunner, os videos de hoje não puderam ser incorporados no site.
2 – Não se sabe sobre futuro do Type O Negative até o momento após a morte de Peter Steele.
3 – A lista não se trata de um top “algo”, mas mostra 5 video clipes, cada um de um diferente álbum, que conta um pouco mais do momento e da história da banda.
4 – #RIP Peter Steele.
Categoria/Category: Blog
Tags: Listas • morte • Type O Negative
Notícia mais recente: « Entrevista: Hugin Munin
Notícia mais antiga: Hellish War libera música do live In Germany em seu Myspace »