Chegou a hora de mostrar mais dez bandas com vocalista feminina! Seria óbvio demais iniciar a quarta parte desta saga falando sobre o espaço que as mulheres estão conquistando na sociedade e que no metal esse cenário não é diferente. Mas ao invés desse clichê todo, vou apenas explicar alguns critérios para a seleção das vocalistas destas listas que faço, já que me perguntam isso repetidamente… melhor ainda, farei isso no final deste post. Por enquanto confiram as vocalistas de hoje:
Veja todos os posts dessa série:
Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4
Versão nacional – Melhores de 2011
Parte 5
#10 Emily Alice Ovenden (Pythia)
Emily nasceu na Grã Bretanha e faz parte da banda de Gothic Metal Pythia, formada em 2007, além do grupo celta Celtic Legend. Fora da carreira musical, publicou um romance de ficção chamado The Ice Room.
http://www.pythiamusic.com/
http://www.myspace.com/pythiamusic
#9 Marcela Bovio (Stream of Passion)
Marcela Alejandra Bovio García, 32, nasceu no México e atualmente faz parte da banda Holandesa de Metal Stream of Passion, formada em 2005, a convite de Arjen Lucassen (Ayreon) depois de participar em uma das faixas de sua banda – hoje Arjen não integra mais a banda. O som da banda contém elementos modernos e melodia dramática.
http://www.streamofpassion.com/
http://www.myspace.com/streamofpassionband
#8 Mats Kurth, Ada Flechtner (Coronatus)
Mareike Makosch e Ada Flechtner fazem a dupla feminina nos vocais da banda Alemã de Gothic/Folk Metal Coronatus, o que chama a atenção na total reformulação da banda, é a simplicidade sonora (e pegajosa! rs).
http://coronatus.de/
http://www.myspace.com/coronatus
#7 Nya Cruz (Kandia)
Nya Cruz, 29, faz parte da banda portuguesa de Gothic Kandia, formada em 2007. Não há muitas infomações sobre a banda, a não ser que já abriram shows do Within Temptation e que lançaram recentemente seu primeiro vídeo clipe, logo abaixo. Sobre a sonoridade, é simples explicar: caso houvesse um vocalista masculino, seriam o Lacuna Coil lusitâno.
http://www.kandiamusic.com/
#6 Anni De Vil (Hysterica)
Agora, uma banda inteiramente formada por mulheres, mas como o foco de hoje é a parte vocal, Anni De Vil, 22 anos, faz parte da banda de Heavy Metal tradicional Hysterica desde 2008, ficando fora apenas do lançamento de uma Demo, já que a banda tem apenas 6 anos. Finalizando, é preciso fazer um comentário complementar sobre a Suécia e suas bandas? Creio que não.
http://www.hysterica.se/
#5 Jyou (Exist † Trace)
Mais uma banda inteiramente feminina, e apesar de ser japonesa e abusar no visual key style, faz um som de primeira! Jyou – a vocalista – e suas comparsas estão na ativa desde 2003, e apesar das letras em japonês, desta vez é possível assistir ao vídeo com legenda!
http://www.youtube.com/watch?v=wC-0CxwEtp4
http://www.exist-trace.com/
#4 Antonie Mrusek (D.A.M.N.)
A única representante do metal extremo na lista de hoje é Antonie Mrusek, da banda Alemã D.A.M.N. (Diary About My Nightmares), e coloca muito homem metido à machão no seu devido lugar e aos berros! A sonoridade da banda é um Death Metal clássico com uma pitada de Doom Metal dos anos 80.
http://www.damnmetal.de/
http://www.myspace.com/damnmetal
#3 Beatriz Albert (Ebony Ark)
Beatriz fez parte da banda Ebony Ark, que se caracteriza por uma mistura entre Gothic e Progressivo, e apresenta linhas vocais tanto líricas quanto agressivas. Também foi considerada em 2005 a melhor vocalista espanhola, após o debut álbum do Ebony Ark. Hoje em dia a banda já não existe mais e não há nenhum novo registro músical de Beatriz.
http://www.myspace.com/ebonyark
#2 Mary Zimmer (Luna Mortis)
Mary Zimmer já foi aspirante à cantora de ópera e fez parte da banda estadunidense Luna Mortis, se destacando pelos seus vocais limpos, agressivos e guturais. A sonoridade da banda é uma verdadeira salada, mas uma salada muito boa meu caro adorador de bacon! Em suas músicas há elementos do power, prog, thrash e melodic death metal… e às vezes todas essas características em apenas uma música. Infelizmente a banda lançou apenas um único álbum antes de se separar.
http://www.myspace.com/lunamortismusic
#1 Sabine Dünser (ex-Elis)
Sabine foi vocalista e uma das fundadoras da banda Elis, em 2003, deixando em um curto espaço de tempo um legado no Gothic Metal graças sua voz perfeita para o gênero. Sabine infelizmente morreu em 2006 depois de uma hemorragia cerebral, mas a banda continua ativa até hoje. Sobre a sonoridade da banda, timbre de guitarra e temática padrão dentro do Gothic Metal sem exagero algum, e por serem de Liechtenstein, as letras são em alemão além do inglês.
http://www.elis.li/
http://www.myspace.com/elisofficial
Espero que tenham gostado desta quarta parte, agora, como prometido, um pequeno F.A.Q:
1. Qual o critério para seleção das bandas?
R: Obviamente a banda deve ser no mínimo interessante. Também deve ter um clipe oficial.
2. Cadê fulana, ciclana e beltrana na lista???
R: As vocalistas mais conhecidas do nosso meio musical não entram nessa lista (um dia entrarão), mas por enquanto é interessante apenas as desconhecidas do grande público do metal, que tradicionalmente curte achar “novas” bandas.
3. E as vocalistas brasileiras?
R: Uma coisa importante é que propositalmente em nenhuma lista há vocalistas nacionais pois em um futuro breve será feita uma lista apenas com elas, nossas musas tupiniquins 😉
Não percam o próximo capítulo desta série e vejam as outras listas!
Categoria/Category: Blog
Tags: Coronatus • D.A.M.N. • Ebony Ark • Elis • Exist † Trace • Hysterica • Kandia • Listas • Luna Mortis • Pythia • Stream of Passion • top 10 • vocal feminino
Notícia mais recente: « Asphyx :Lançamento do EP "Reign Of The Brute” em Vinil
Notícia mais antiga: Goatwhore: Disponível primeira faixa de novo álbum »