Malta @ São Paulo Mix Festival – Arena Anhembi – São Paulo/SP (27/09/2014)
Postado em 13/10/2014


Depois do estrondoso sucesso da banda Malta no programa Superstar, da TV Globo, resolvemos conferir o poderio dessa banda ao vivo, já que é no palco que realmente conhecemos uma banda de rock. Como seria a reação da banda em frente ao público de sua cidade pela primeira vez depois da vitória do programa? Tem-se toda a mídia em cima deles, visto sucesso por todas as rádios com suas baladas, entretanto, sendo severamente criticados pelo público Rock com os inúmeros ‘haters’ de plantão. Então pedimos aos leitores que respeitem toda a diversidade musical do rock, sem radicalismos ou opiniões pré fabricadas sem ao menos se ter tentado ouvir a banda.

Mix Festival 154_1

Fato é que desde o lançamento do primeiro LP do Stress, no longínquo ano de 1983, carimbado como o primeiro registro metálico no Brasil, o Hard Rock Nacional nunca esteve tão em foco na grande mídia. Já tivemos o Salário Mínimo em vários programas de TV, o Golpe de Estado, e banda Taffo também. O Yahoo com seu AOR e versões das baladas de Hard Rock obteve grande êxito e etc… mas um enfoque tão grande como esse jamais aconteceu. Vale também destacar que até outro dia os mesmos músicos tocavam em qualquer bar rock que frequentamos pois sabemos que o metal nacional tem pouco apoio, tornando o feito do Malta mais destacado, independente do gosto de cada um.
Ilha - Mix Festival 251

Antes da banda Malta, passaram pelo palco 3 atrações de Rap, mas o que eu percebi foi a confirmação que esse estilo de música não funciona bem em esquema Arena, que mesmo com parte da plateia apoiando, palco grande para uma ou duas pessoas fica vazio e sem brilho sendo exatamente o contrário requerido pelo ambiente… mas tem quem goste, então voltemos ao Malta.

Ilha - Mix Festival 215_1

Ao subirem ao palco, Adriano Daga na bateria, Bruno Boncini nos vocais, Diego Lopes no baixo e Thor Moraes na Guitarra, como palco totalmente modificado para comporta-los, começam com o hit “Entre nós Dois”, que tem uma forte intro bem ao estilo do hard rock americano. Foi interessante ver como todos cantavam, além de não sabermos o que esperar quanto ao comportamento da banda no palco.

Ilha - Mix Festival 213_1

A banda ao vivo tem excelente movimentação, feita para palcos grandes, eles ainda devem estar ensaiando muito mas usualmente tanto o guitarrista Thor quanto o baixista Diego procuram ocupar todos os espaços, tocando juntos e com visual bem Hard rock, a banda não foge de sua raiz e faz uma boa presença de palco que certamente a estrada os fará ainda melhores.

Na sequência veio tudo aquilo que torna a banda bastante criticada, já que tanto ao vivo quanto no álbum as baladas são predominantes (e são perfeitas podendo embalar todo bom namoro no sofá ou debaixo do cobertor da sala da sogra, baladas essas que lembram sim o até pela potente voz de Bruno Boncini), e assim foi toda a sequência de baladas do repertório da banda de seu único disco, que em uma semana alcançou disco de platina, e sucessos, como “Alguém” , “Mais que o Sol” ou “Diz pra Mim” conquistam todos. Nas baladas o que poderia ter sido descartado seria na música “Baby”, onde algumas fãs escolhidas em alguma promoção foram convidadas para estarem ali no palco. Nesta hora e mesmo parecendo piegas, lembramos que o Bon Jovi faz o mesmo em suas apresentações, e ali todos gostam,  aí conclui-se que essa é uma proposta feia, mas o Hard Rock aceita isso? Claro que sim é a resposta.

Ilha - Mix Festival 271_1

Outro destaque foi ver o Anhembi cantando boa parte das músicas e se algum fã que começou a escutar Malta também ir na direção do Hard Rock realmente vai valer muito a pena, pois lembrem das bandas de Glam  que eram execradas no final dos anos 80 ou começo dos anos 90 que hoje possuem o status de Cult e recebiam as mesmas ou piores críticas.

O final foi surpreendente com um Cover de “We Will Rock You” do Queen com  a porrada  precisa de Adriano Daga e finalizaram com sua canção mais pesada da banda, Supernova, com sua batida forte, riff pesado e constante e cadenciamento de uma grande faixa de Hard Rock terminando um show curto porém perfeito para o tempo curto de carreira que a banda possui.

Ilha - Mix Festival 189_2

Claro que vamos acompanhar muito mais a banda, afinal, gostaríamos que a maioria das bandas de Rock que gostamos e apoiamos tivessem o mesmo sucesso comercial, e esperamos que o Malta cresça ainda mais e supere o clássico desafio do “segundo álbum” (embora ainda esteja muito longe), tendo a opção de trilhar por 3 caminhos; perder o peso;  se manter nas baladas como Rock Romântico; ou mostrar o peso como mostrada nas faixas mais fortes podendo fazer talvez um grande disco de Hard Rock aqui no Brasil. Mas essa resposta apenas futuro dará.

Agradecimento à banda Malta e à Assessoria de imprensa do São Paulo Mix Festival pelo credenciamento.

Resenha em parceria com o Site Rock on Stage.

Set List:

1. Entre nós dois
2. Alguém
3. Mais que o Sol
4. Memórias
5. Lendas
6. Nova História
7. Diz para mim
8. Baby
9. We Will Rock You
10. Supernova
Ilha Mix Festival 236_1

 

Categoria/Category: Sem categoria
Tags:


TOP