Texto: Frank Gasparotto
Fotos: Marcos Cesar (Bullino.Inc)
Galeria de fotos: Clique Aqui
Noite fria de domingo em São Paulo, clima perfeito para prestigiar uma de minhas hordas preferidas de black metal, Mayhem !
Diretamente das terras gélidas da Escandinávia, mais precisamente da Noruega, o Mayhem desembarca em São Paulo e nos apresenta um espetáculo, uma aula de black metal. O ano de 2016 marca os 22 anos do lançamento de uma das obras mais seminais de black metal já lançadas até hoje: “De Mysteriis Dom Sathanas” e para comemorar seu lançamento, Necrobutcher e cia decidiram tocar o opus em sua integra, graças as forças negras essa tour abrangeu São Paulo.
Vamos ao show, Sem nenhum atraso as luzes do Clash Club se apagaram e uma intro sinistra permeia o ambiente, Necrobutcher, Hellhammer, Teloch, Ghul adentram ao palco, nesse momento o público entoa unisono “Mayhem ! Mayhem !” E, quando menos se espera Funeral Fog é iniciada ! Attila extremamente carismático toma seu lugar no palco e orquestra a destruição sonora que se seguiria até o fim do concerto.
Ao fim de “Funeral Fog” e, ao térimno de todas as músicas de De Mysteriis, intros eram executadas de fundo, o clima era extremamente sombrio, soturno, introspectivo e se possível dizer, misantrópico. Em “Freezing Moon” a ilumninação ficou toda azul, já em “Cursed In Eternity” o vermelho tomou conta do lugar. “Freezing Moon” em particular deixou todos arrepiados já que Attila a anunciou exatamente como Dead o fez no antológico album “Live In Leipzig”: “When its cold, and when its dark, the freezing moon can obsess you”.
Como anunciado, o album foi tocado na integra e de maneira impecável e maestral, tratou-se muito mais do que música, foi uma obra ! Foi uma atmosfera perfeita, eles realmente conseguiram captar o espirito do álbum. As intros em cada música fizeram o clima ficar mais denso e sombrio. Perfeito !
Ao fim de “De Mysteriis Dom Sathanas” a banda fez uma breve pausa para logo voltarem ao palco com a aclamada “Deathcrush”, a essa altura o clima mudou completamente, as luzes já não eram tão densas e o clima agora era de destruição, de armageddon total ! Para o encore foram executadas: “Deathcrush”, “Carnage” e “Pure Fucking Armageddon”, no fim o já tradicional blues de fim. MUITO BOM !
No total tivemos uma apresentação de 1h20 / 1h25 aproximadamente, SIM ! bem curto mas, direto ao ponto, sem firulas, sem rodeos, apenas BLACK METAL em sua essência!!!!
Destaque para a qualidade do som, em alguns momentos parecia estar ouvindo o álbum original, tudo muito bem equalizado, os vocais de Attila estavam perfeitos. Destaque também para ilumninação que foi muito bem tratada em cada música tornando o show muito especial. Pelos comentários que ouvi ao fim do show, não houve um ser que tenha estado lá que não tenha apreciado 100%.
Set completo:
1-Funeral Fog
2-Freezing Moon
3-Cursed in Eternity
4-Pagan Fears
5-Life Eternal
6-From the Dark Past
7-Buried by Time and Dust
8-De Mysteriis Dom Sathanas
Encore:
9-Deathcrush
10-Carnage
11-Pure Fucking Armageddon
Categoria/Category: Sem categoria
Tags: Black Metal • Clash Club • dark dimension • Dark Dimensions • Mayhem
Notícia mais recente: « Bandas Nacionais: The Highjack
Notícia mais antiga: Aerosmith @Allianz Parque – São Paulo/SP (15/10/2016) »