Se tem um festival que já entrou na agenda anual dos bangers brasileiros, esse é o Overload Music Fest! Desde o anuncio das atrações que teriam na edição de 2016, os fãs vinham se mostrando ansiosos e cheios de expectativas!
Para ver mais fotos do evento, clique aqui!
Filas foram formadas desde cedo na frente do Carioca Club e já nela o clima era de muita emoção e palpites sobre os setlist de cada uma das bandas. O festival teve vários pontos positivos, entre eles um food truck, o que agradou o público que podia comer algo entre um show e outro e a pontualidade entre as atrações. Um do ponto negativo foram as longas filas tanto no stand de merchandising, quanto no food truck.
A primeira atração foi o cantor inglês Vincent Cavanagh que subiu ao palco às 16h30. Conhecido do público brasileiro por já ter vindo com a sua banda, Anathema, e por ter tocado na edição passada do Overload Music Fest.
Com uma apresentação acústica, o músico, que no dia anterior tinha encantado a todos no Rio de Janeiro, trouxe toda magia e carisma para o Carioca Club em São Paulo e fez o público cantar em uníssono músicas como “Fragile Dreams”, “Angelica” – que foi uma grande surpresa para o público -, “Untouchable pt. I”, “Deep” e “Distant Satellites”. O setlist foi curto, porém agradou todos os presentes.
Representante brasileira, o Labirinto trouxe seu post-metal repleto de texturas, experimentalismo e densidade para o palco do OMF. Para quem assistiu pela primeira vez pode parecer um pouco difícil rotular a banda, já que nenhum som é parecido, tornando assim cada música rica e única. O setlist foi composto de somente músicas do novo álbum “Gehenna”, que foi lançado poucos dias antes do festival e atualmente a banda vem divulgando. O ponto alto com certeza foi à música “Alamut” que começa densa, vai aumentando progressivamente e tem um final apoteótico com uma percussão que completa o som da bateria.
Os franceses do Alcest já havia se apresentado no OMF de 2014 e arrancado elogios de todos os presentes. Dessa vez não foi diferente! A banda, conhecida como uma das percursoras do Blackgaze, uma mistura do Black Metal com Shoegaze, veio com a proposta de tocar na integra o álbum “Écailles de Lune”, considerados por muitos fãs o melhor álbum da banda. Muitos fãs foram às lagrimas quando as músicas “Écailles de Lune – part.I” e “Écailles de Lune – part. II” estavam sendo executadas.
Um dos pontos mais altos foi durante a música “Autre temps” que todos os fãs cantaram a plenos pulmões. O vocalista e guitarrista Neige, agradeceu a presença do público e disse que o Alcest pode voltar logo ao Brasil.
Depois de 05 longos anos, enfim os fãs do Katatonia conseguiram quebrar o jejum de shows da banda no Brasil. E que show! Além do entrosamento incrível que a banda tem no palco, o público deu uma apresentação perfeita também nesse quesito! Cantaram todas as músicas, muitos se emocionavam e junto com o canto, as lagrimas também vinham.
Atualmente a banda vem promovendo o álbum “The Fall of Hearts” que teve participação no setlist com as músicas “Last Song Before the Fade”, “Old Heart Falls” e “Serein”. Além do novo álbum, o setlist contou com sons icônicos de toda a carreira da banda, “Teargas”, “Evidence”, “The Longest Year”, “Soil’s Song”, “Buildings”, “Hypnone”, “In the White” e terminou com “Forsaker”. Após o pedido de muitos fãs para o famoso bis, eis que a banda retorna ao palco para encerrar de maneira magistral com “My Twin”, “Lethean” e “July”.
Essa com certeza foi uma edição incrível do Overload Music Fest! Era visível a alegria e satisfação de muitos fãs que mal esperaram a poeira baixar e já aguardam ansiosíssimos o anuncio do Overload Music Fest 2017. Parabéns a Overload pelo trabalho e produção incrível!
Agradecimentos a The Ultimate Music Press (Costábile Salzano Jr) pelo credenciamento.
Setlists:
Vincent Cavanagh:
Fragile Dreams
Deep
Untouchable, Part 1
Thin Air
Angelica
Eternity Part I
Distant Satellites
Labirinto:
Mal Sacré
Aung Suu
Enoch/Qumram
Avernus
Aludra
Alamut
Alcest:
Écailles de lune – Part 1
Écailles de lune – Part 2
Percées de lumière
Abysses
Solar Song
Sur l’océan couleur de fer
Autre temps
Les Iris
Souvenirs d’un autre monde
Là où naissent les couleurs nouvelles
Délivrance
Katatonia:
Last Song Before the Fade
Deliberation
Serein
Dead Letters
Liberation
Day and Then the Shade
Teargas
Criminals
The Longest Year
Soil’s Song
The Racing Heart
Nephilim
Onward Into Battle
Evidence
Old Heart Falls
Leaders
Hypnone
Buildings
In the White
Forsaker
Bis:
My Twin
Lethean
July
Categoria/Category: Sem categoria
Tags: Alcest • anathema • carioca club • katatonia • Labirinto • Overload • Overload Music Fest • Overload Music Fest 2016 • resenha • Resenha de Shows • The Ultimate Music Press • Vincent Cavanagh
Notícia mais recente: « Maximus Festival @ Interlagos – São Paulo/SP (07/09/2016)
Notícia mais antiga: Bandas Nacionais: A Sorrowful Dream »