Após uma exaustante e animadora trip pela Europa, sem pausas, já voltei no final de semana seguinte cobrindo um dos show mais brutais do cenário nacional, a lendária banda de hardcore Paura realizando o lançamento do seu novo e aclamado álbum do underground “Tameless”.
Em um final de tarde de domingo você poderia esperar poucas pessoas, mas ai que você se engana, pois a cena hardcore é grande e unida. E isso foi demonstrado com muitas pessoas que formaram uma grande fila em frente ao Inferno Club, na Rua Augusta em São Paulo.
O que dizer de um festival que conta com ótimas bandas como Marca de Honra, DxPxRx (Do Protesto à Resistência), Bayside Kings, Clearview e o Paura como headliner? O resumo disso em uma palavra é BRUTALIDADE.
Com a casa não muito cheia e sem algum atraso, subia ao palco a excelente banda Marca de Honra com seu hardcore porrada/seco, já fazendo abrir uma roda e muitos praticantes de “two step” no meio da casa (passo de dança hardcore).
A cada tempo que passava a casa ia lotando mais e mais, o que foi realmente expressivo mostrando que a cena brasileira está tendo uma ascensão e não é só por causa do grande nome do Paura, pois muitos compareceram pra ver todas as bandas e em especial o DxPxRx (Do Protesto à Resistência) que é um dos grandes nomes do estilo na cena atual brasileira.
Com cerca de 300 pessoas, o show do DxPxRx estava bem agitado, contando com diversos stage dives e muitas pessoas subindo no palco para animar ainda mais aquela festa.
Ambos os shows foram relativamente curtos, porém já fazia muito “ogro” soar para as porradas que ainda viriam. Foi então que 10 minutos após o término do DxPxRx subia ao palco o saudoso hardcore litorâneo santista, a banda Bayside Kings.
Show mais do que animado e uma interação intensa do vocalista com o público, onde diversas vezes dividiu seu microfone com os fãs, demonstrando além de paixão pelo o que fazia, a satisfação da união hardcore.
Foram exatos 40 minutos de muita porrada na orelha e grandes circle pits (tamanho relativamente expressivo para uma casa pequena como o Inferno), um show excelente para ninguém colocar qualquer defeito.
Impressionante foi que todas as bandas tiveram uma mudança bem rápida de palco e começavam exatamente no horário proposto, isso não dava nem tempo para os fãs fazer um pequeno “pit-stop”, coisa excelente de se ver em shows no Brasil (pontualidade).
O Clearview subiu ao palco já mostrando que não estavam pra brincadeira, desde a primeira música agitando grandes rodas dentro da casa, foi até que a banda fez uma pequena pausa para surpreender a todos com um cover do saudoso Madball, tocando a música Pride (Times Are Changing).
O Inferno virou uma festa imensurável, todos curtindo juntos de todas as formas possíveis (desde o mais quieto curtindo na sua, até o mais louco voando nos stage dives).
Shows de hardcore no Brasil são uma coisa inexplicável, pois apesar da cara rude que o som passa, a união é algo que deixa ainda mais forte essa cena.
Após o término do excelente show do Clearview era hora do tão esperado show, o lançamento do “Tameless”, novo álbum da banda paulistana Paura. A casa estava com um ótimo público, cerca de 300 pessoas e todos animados para a porrada sonora que viria.
Foi então que subia ao palco a lenda do hardcore brasileiro, a banda Paura e logo de cara mostrando um dos seus sons novos, a música “Truth Hits Hard”.
Sem delongas, foi uma sequência mais porrada que a outra e o mosh pit pegando foto, parecia que haviam atacado querosene na fogueira, pois o número de mosheiros estava expressivo.
Após duas músicas e uma pequena pausa, se iniciava a intro e posteriormente a outra música nova do Tameless que em minha opinião é a música mais bem definida do álbum, a música denominada “N.W.A.” ou “Never Walk Alone” (se preferirem). A desenvoltura e firmeza das baquetas de Fernando Schaefer mostravam o porque o Paura é um grande nome no cenário nacional.
Após mais duas músicas “Discharge The Man” e “Working Class Uprising”, se iniciava a parte de clássicos da banda com algumas mesclas, e foi onde o Inferno tornaria a casa um homônimo. Com a música “Education” e sem pausas “Worthless Progress”, você só podia ver em frente ao palco pernas voando com os crowd surfing e mãos rodando no ar com os two steps no meio do mosh pit, uma verdadeira insanidade.
Foi porrada atrás de porrada, até que na música do novo álbum denominada “Gas Diplomacy” dois infelizes que não estavam afim de curtição, começaram a se estranhar e respeitosamente a banda parou de tocar para apartar aquele momento importuno.
Foi então que Fabio e Fernando Schaefer falaram que se a baderna continuasse, o show se encerraria por ali, e como ambos possuem moral dentro da cena, foram respeitados para que a festa continuasse.
As três últimas músicas foram executadas de forma impecável, “Demanded of Hate” e “History Bleeds” foi uma verdadeira insanidade mostrando o peso do famoso “HCSP – Hardcore São Paulo”.
Para encerrar a noite, nada menos que a música “The Privilege” que foi o momento de apagar as velas daquela festa inesquecível para qualquer corefan não botar defeitos.
SETLIST PAURA:
1 – Truth Hits Hard
2 – In The Desert
3 – Bull Control
4 – N.W.A. – Never Walk Alone
5 – Discharge The Man
6 –Working Class Uprising
7 – Education
8 – Worthless Progress
9 – No Hard Feelings
10 – Gas Diplomacy
11 – Demanded Of Hate
BIS:
12 – History Bleeds
13 – The Privilege
Categoria/Category: Sem categoria
Tags: Bayside Kings • Clearview • Do Protesto a Resistência • DPR • Marca de Honra • Paura • Tameless
Notícia mais recente: « Krisiun @ SESC Belenzinho – São Paulo/SP (29/08/2014)
Notícia mais antiga: Peter Murphy @ Carioca Club – São Paulo / SP (13/09/2014) »