Public Enemy @ Clube Tietê – São Paulo/SP (18/10/14)
Postado em 10/11/2014


No final de Setembro do ano passado, devido as imensas dividas e processos trabalhistas acumulados ao longo dos anos, o Clube de Regatas do Tiete foi entregue a prefeitura, após um longo período de reforma, finalmente uma data de reabertura foi marcada, dia 18/10/14.

Para marcar a reabertura do “novo” espaço cultural e esportivo da cidade, a Prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria Municipal de Cultura, escolheu os americanos do Public Enemy, os “Beatles“ do Hip Hop, (como disse o prefeito Haddad), como atração musical do evento.

Três anos após sua última passagem pelo país, a turma de Flavor Flav & Chuck D levou 50 mil fãs ao local, em um Sábado de muito sol, celebrando da melhor forma possível a reabertura do espaço.

Texto: Gabriel Souza

Fotos: Marcos Cesar “Bullino”

Andre Matos -Publlic Enemy 007

A apresentação estava marcada para as 15 hrs, por volta desse horário já de podia observar a grande quantidade de gente (que não parava de chegar), pessoas de todas as idades e estilos, inclusive fãs de Heavy Metal (vale lembrar que em 91 o Public Enemy regravou com o Anthrax, um dos maiores sucessos de sua carreira, “Bring The Noize” , que além de ganhar um single, entrou como faixa no primeiro ao vivo do grupo de thrash metal, Live Island Years).

Porém somente as 16 hrs é que o som de uma sirene começou a soar pelos PA’s do local, e após uma apresentação “a la” Bruce Buffer é que Chuck D e sua turma entram em cena com Lost at Birth“, primeira faixa do clássico álbum Apocalypse 91… The Enemy Strikes Black “.

Chuck diz: “levantem a mão todos aqueles que são os inimigos públicos numero 1, agora gritem comigo “Go“. E então do fundo do palco vem surgindo uma das figuras mais caricatas da música internacional, Flavor Flav, ainda sem o seu relógio, Flav chega dando o seu tradicional grito de “yeah boy“ enquanto DJ Lorde solta a batida de Miuzi Weighs a Ton“ do debut do grupo, levando os fãs mais antigos a loucura.

Agora é a vez de Flavor falar com o público: “vocês estão prontos Brasil, então é o seguinte eu digo “Hell e vocês dizem “yeah“. Enquanto o público grita ele saca o seu imenso relógio que estava debaixo de sua camiseta e a batida que vem na sequência é de Get Up ,Stand Up “, do álbum Most of My Heroes Still Don’t Appear on No Stamp “.

Temos então uma sequência matadora de clássicos “Rebel Without a Pause“,” 911 Is a Joke”(vale ressaltar que antes de subir no palco haviam diversos policiais pedindo para tirar foto com o grupo), eWelcome to the Terrordome”.

Ao final Chuck vai mais uma vez conversa com o público: “São Paulo, Brasil este é o melhor lugar do mundo para se estar, aqui vocês sabem como tratar as pessoas, não é como nos EUA onde apenas uma cor manda e tem direitos”, era a deixa para “Hoovermusic”. Antes de emendar a próxima ele diz: “Uma cor para todas as américas“, enquanto DJ Lorde solta a batida de “Back In Black“ do AC/DC, anunciando assim Black Is Back” do álbum “How You Sell Soul to a Soulless People Who Sold Their Soul? “ de 2007.

Andre Matos -Publlic Enemy 202

Chuck então aparece com um papel e começa “Eu tenho uma carta para o governo“, claro… era a deixa para “Black Steel in the Hour of Chaos “ que iniciou uma sequencia de quatro faixas do álbum de 88, o segundo mais famoso e aclamado do grupo ,“It Takes a Nation of Millions to Hold Us Back “.

Tivemos então “Show ‘Em Whatcha Got “, “Bring the Noise “ e “Don’t Believe the Hype “,  e obviamente quem deu o show foi o publíco, cantando em plenos pulmões e balançando frenéticamente os braços ao som das batidas. Uma bandeira da Jamaica foi atirada ao palco, Flavor e Chuck a estenderam inflamando ainda mais a galera.

Can’t Truss It“ e “He Got Game“, faixa-título da trilha-sonora do filme de Spike Lee lançado em 98, veio para empolgar. Ao final DJ Lorde segura a batida e Rappin Hood e Dexter são chamados ao palco para rimar com Chuck D e sua trupe, Night of the Living Baseheads“ vem em seguida, mais uma do clássico de 88, Chuck então elegia os rappers e o hip-hop do país, segundo ele nós somos o numero 1 no estilo, antes de mais um discurso temos “I Shall Not Be Moved “, o Rapper mais uma vez instiga : “a próxima faixa foi escrita para o povo, afinal de contas vocês tem que lutar contra o poder São Paulo“. Lógico, era a vez de “Fight The Power“ o maior sucesso da carreira do grupo, lançado nos anos 90, Flavor desce do palco e vai cantar os versos da canção no meio das 50 mil pessoas, para desespero dos seguranças e para a alegria dos fãs.

Andre Matos -Publlic Enemy 251

Após ser puxado de volta para o palco Flavor pede a Chuck que vá descansar e começa a falar: “Essa é minha hora preferida do show pois é quando eu apresento o meu DJ, sabe, ninguém mexe com o meu DJ, ele é o melhor do mundo“. Nesse momento DJ Lorde começa a fazer seu mix soltando batidas de “Seven Nation Army“ dos White Stripes e “Smell Like Teen Spirit“ do Nirvana, mescla as faixas fazendo de costas seu sensacionais “slides“, ele então diz: Agora o meu amigo Flavor Flav vai tocar bateria para vocês São Paulo”, Flav faz um pequeno solo de bateria até o retorno de Chuck D, que volta acompanhado de Rappin Hood e Dexter, Chuck toca sua gaita enquanto os rappers nacionais soltam suas rimas, sob muitos aplausos todos saem de cena, apenas Flavor e DJ Lorde ficam no palco, Flav então diz: “Na próxima música eu uso a batida de uma canção chamada “Too Much“, que para mim representa o Hip-Hop, porém eu fiz a minha versão, a versão que representa o verdadeiro hip-hop, ela se chama 31 Flavors “, faixa do álbum “The Evil Empire of Everything”.

 Chuck então retorna com mais um discurso: “Obrigado São Paulo, nunca desistam do Hip-Hop, vocês tem muita coisa boa aqui, todos os Manos e Minas (sim ele diz em português), todos vocês são lindos, obrigado“ e após um curto solo de gaita ele continua: “Se eles tentarem tirar o Hip-Hop de vocês não hesitem , levem eles para o chão“. Era a deixa para “Shut ‘Em Down “, Flavor mais uma vez não se contem e vai pra galera.

Andre Matos -Publlic Enemy 172_1

Ao retornar ao palco ele inicia seu ultimo discurso da noite: “Obrigado mais uma vez São Paulo, hoje o Public Enemy teve um grande momento no palco, que ficará marcado para sempre em nossa memória, lembrem-se sempre, só existe um tipo de raça, que é a humana, todas as cores, culturas, países, são iguais. Irmãos e irmãs, pais e mães, FODA-SE A GUERRA, não importa a cor, raça, sexo ou religião, todos somos iguais perante a deus, peço a vocês que mostrem o dedo do meio e digam FODA-SE O RACISMO, agora vamos todos fazer o símbolo da paz e gritar PAZ ! Boa sorte com a vida de vocês, cuidem e eduquem seus filhos e do fundo do meu coração, em nome do Public Enemy eu digo: Obrigado !“. Com uma avalanche de aplausos do público, Flavor se mostra visivelmente emocionado e anuncia “Harder Than You Think“, e para finalizar “She Watch Channel Zero?!“ com a presença de Rappin Hood e o pessoal da produção do evento, o que se via no palco era uma grande festa, ao final o grupo sai de cena, com exceção de Flavor, que fica durante um bom tempo se despedindo do público.

Inquestionavelmente esse show encabeçará a lista “dos melhores shows de 2014“ a troca de energia entre público e banda foi algo sem igual, independentemente se você gosta ou não de Hip-Hop não há como negar a qualidade do espetáculo dado pelo grupo de NY, e se você é daqueles que tem preconceito contra outras pessoas por conta do gosto musical deixo para você a essência do discurso de Flavor… não importa estilo somos todos da mesma raça, somos todos humanos, vivendo em um mesmo planeta, que precisa de mais amor e respeito .

1 – Lost at Birth
2 – Miuzi Weighs a Ton
3 – Get Up Stand Up
4 – Rebel Without a Pause
5 – 911 Is a Joke
6 – Welcome to the Terrordome
7 – Hoovermusic
8 – Black Is Back
9 – Black Steel in the Hour of Chaos
DJ Lord Solo
10 – Show ‘Em Whatcha Got
11 – Bring the Noise
12 – Don’t Believe the Hype
13 – Can’t Truss It
14 – He Got Game
15 – Night of the Living Baseheads
16 – I Shall Not Be Moved
17 – Fight the Power
18 – Who Stole the Soul?
DJ Lord Solo
19 – 31 Flavors
20 – Shut ‘Em Down
21 – Harder Than You Think –
22 – She Watch Channel Zero?!

Andre Matos -Publlic Enemy 183

Andre Matos -Public Enemy xt 107_1

Andre Matos -Publlic Enemy 106

Andre Matos -Publlic Enemy 140

Andre Matos -Publlic Enemy 158

Andre Matos -Public Enemy xt 011

 

Categoria/Category: Sem categoria
Tags:


TOP