Rob Rock: ” O boca a boca e de geração em geração que mantém o metal vivo.”
Postado em 06/09/2023


A voz do Melodic Rock falou com a gente.

O vocalista Rob Rock, conhecido por fazer parte do Impellitteri, e também por participações em discos do Avantasia e Timo Tolkki’s Avalon,além de sua carreira solo que já brindou os fãs com quatro álbuns, desembarca no Brasil em setembro para fazer sete shows junto da banda sueca Narnia.

Ele topou falar sobre assuntos diversos, sendo diferente das entrevistas que jáconcedeu para outros veículos do Brasil e aqui está a integra do papo que fizemos com ele e a presença do amigo Fernando da Rock on Stage.

A Ilha do Metal / Rock on Stage – ) Seja bem vindos A Ilha do Metal, Bob Rock  a voz de Melodic Rock.

Rob seja bem-vindo à nossa ilha, seja bem-vindo ao Brasil. Tudo bem contigo??

Rob Rock – ) Estou indo bem. Muito obrigado. Obrigado por me receber.

A Ilha do Metal / Rock on Stage – ) Sim, é um prazer ter você conosco. A primeira pergunta que eu queria fazer para você, claro, eu sei que você já fez parte de muitas bandas, de muitos discos importantes, mas na sua opinião eu gostaria de saber como você define o rock’n’roll?

Rob Rock – ) Como definir rock’n’roll? Sim, bem, isso é uma coisa grande. o mundo é um grande rock’n’roll . Mas para mim, você sabe, gosto de metal melódico. Eu gosto de músicas que tenham melodia e gosto de músicas que tenham muitas guitarras pesadas e ótimos solos. Gosto de músicas que me fazem dirigir rápido. Sim, então eu tenho que dizer rock. Eu diria músicas de rock’n’roll, músicas com atitude. Você conhece as músicas que fazem você sentir algo.

A Ilha do Metal / Rock on Stage – ) bom, boa definição, gostei, agora a próxima pergunta para você, é tipo aquele ponto que eu gosto, acho isso. Como posso dizer para fugir do rock’n’roll como você disse, com bons riffs, com partes melódicas, e com um bom refrão para o público pôde cantar junto. Você acha isso? Você acha que estou errado em dizer que falta isso que era quando eue conheci no rock’n’roll? O que mais? E quando gostamos temos algumas bandas de metalcore atuais que não é importante cantarmos juntos. É diferente. É um tipo diferente de música. É meio que as músicas que vocês cantam juntos que fizeram parte da minha juventude e tudo mais. Você acha que esse tipo de música está faltando em um cenário de rock’n’roll ?

Rob Rock – ) Sim, não acho que isso esteja acontecendo muito agora. Quero dizer, até mesmo a música mais nova para mim, eu nem me identifico com isso tão bem quanto com o metal da velha escola, você sabe, mas os grandes cursos de canto, eu acho, sim, acho que pode estar faltando em geral , você sabe, não é o mesmo. Mas talvez isso aconteça novamente em breve, não sei te dizer da maneira correta.

A Ilha do Metal / Rock on Stage – ) Sim, sim, esperamos, sim, esperamos que sim. E não sei se vou falar o nome da sua maior banda  que você tocou. Impellitteri, eu ouvi em outra entrevista que gravará um novo disco e retornará no ano que vem. Está tudo certo para vocês lançarem esse novo álbum?

Rob Rock – ) Sim, sim, temos a maior parte do álbum gravada agora. Ainda temos que terminar os vocais e gravar os vocais. E provavelmente começarei isso quando voltar desta América Latina.

A Ilha do Metal / Rock on Stage – ) Ótimo. E agora tem muito tempo de vocês lançarem apenas o último álbum e este novo. Como você acha que será o público entre esses anos, nestes dois lançamentos eu digo? Você acha que tem mais gente para gostar de mostrar sua música ou você está pensando que está fazendo um estilo diferente de tudo isso? O foco no público que ouve sua  música da velha escola ou você acha que nos EUA há novos ouvintes de rock’n’roll? 

Rob Rock – ) Bem, eu acho que o rock and roll, os metaleiros originais como você e eu, acho que muitos, muitos de nós, temos filhos agora. Então voltamos nossos filhos para o que gostamos e pronto. Então essa geração de crianças eu acho que gosta muito de música. Mas acho que em geral o cenário musical das gravadoras, não é isso. Eu acho que é mais, você sabe, música pop ou rap. E eu acho que eles não têm mais nada a ver com rock’n’roll e metal, no que diz respeito a tentar comercializá-los, você sabe. Então eu acho que é o boca a boca e de geração em geração que mantém o metal vivo.

A Ilha do Metal / Rock on Stage – ) Sim, eu concordo. Eu concordo totalmente com você e agora estamos fazendo essa entrevista diferente porque eu sei que você fez muitas entrevistas e então eu não repito as mesmas perguntas importantes, mas essa é uma pergunta sobre a turnê, OK, sobre como você  se prepara para tocar em um novo país, acho que será a primeira vez que estaremos aqui no Brasil. Sei que tocou na Argentina, mas acho que no Brasil foi a primeira vez. Como você  se preparar para tocar diante de novas pessoas com uma nova cultura. Você pesquisa algo, lê algo sobre o país. Como você se prepara? Como é você nessas horas? Conhecendo novas pessoas em uma nova cultura.

Rob Rock – ) Bem, eu toquei em São Paulo uma vez, acho que foi em 2016. Mas fora isso, no Brasil desta vez temos acho que uns cinco ou sete shows talvez. Portanto, estará em todo o país, em vez de apenas numa área. Então não, estou apenas ansioso por isso. Quer dizer, fiz muitas perguntas ao promotor sobre a cultura, as pessoas e o que esperar. Mas eu não entro na internet para pesquisar muito além de como vai estar o tempo para poder fazer as malas adequadamente, sabe?

A Ilha do Metal / Rock on Stage – ) Sim, esta é uma boa maneira. Esta é uma nova geração de fazer turismo, turismo e. É claro que também dá trabalho e é muito, muito importante fazer isso. Agora eu gostaria de lhe perguntar sobre uma coisa. É que a primeira metal opera do Avantasia você cantou na parte I e II. Foi um álbum diferente naqueles tempos? E canta em Sign of the Cross que é uma das melhores músicas deles,  Você acha que nessa época da gravação você achava que o Avantasia se tornaria tão grande como ficou?

Rob Rock – ) Eu não fazia ideia. Eu não fazia ideia.  Acredito que conheci Tobias  quando estava em turnê do Rob Rock Ranger Creation na Europa e ele me pediu para cantar alguns backing vocals com o Edguy enquanto eu estava lá. E mais tarde, quando eu estava de volta à Flórida, ele disse ei, eu vou fazer uma ópera rock e você quer cantar? Eu disse sim, claro, me mande algo. Então ele me mandou as músicas, e eu adorei as músicas, ótimas músicas melódicas, muito bem escritas. E então, naquela época, não acho que ele tivesse muitas pessoas a bordo. Acho que fui uma das primeiras pessoas que ele convidou. Então, quando cantei o álbum, cantei sem saber que haveria todos esses grandes cantores lá, sem saber que seria algo tão grande. Então fiquei muito satisfeito por estar. Eu faço parte disso e estou muito feliz por ter gravado essas músicas para ele.

A Ilha do Metal / Rock on Stage – ) Sim. E aí você nunca realizou um tour com Avantasia né?

Rob Rock – ) Não, eu não fiz turnê com eles não. Acho que é principalmente logística. Você sabe que ele é de m da Europa e eu sou dos Estados Unidos. Portanto, fica mais difícil torná-lo mais fácil e inteligente em termos de orçamento. Faz sentido, sabe?

A Ilha do Metal / Rock on Stage – ) Qual era a sua expectativa se você voltasse para São Paulo e pela primeira vez no Brasil e preparasse alguma coisa especial ou algo assim?.

Rob Rock – ) Sim, bem, o set list, acho que todo o show será especial porque normalmente quando estou em turnê estou com duas guitarras e desta vez estou em turnê com a banda Narnia. Então será 1 guitarra e teclado. Então as músicas serão ajustadas de acordo com os teclados. Então vai soar um pouco diferente musicalmente, você sabe que as músicas soam muito bem desse jeito também. Mas, mas você sabe, estou acostumado com duas guitarras com muito poder de guitarra e agora é um pouco mais, eu diria etéreo ou atmosférico com os teclados, sabe.

A Ilha do Metal / Rock on Stage – ) Acha que com isso  haverá mais teclados? Então fo teclado estará fazendo a segunda guitarra se eu entendi correto….

A Ilha do Metal / Rock on Stage – ) agora Rob, nós, estamos em uma parte que eu gosto, sim, eu gosto de fazer, claro que é tipo, é como uma pergunta de piada, ok, mas gostaria que respondesse do fundo  coração..Você está tocando com o Nárnia, então quero que pense com essa banda que estarão no Brasil, e na América do Sul. Se você fosse escolher duas músicas para você tocar, dois covers, um sendo um rock que você gostaria de cantar e outro que não pode ser um Rock….uma música pop que não é uma música de rock que você gosta de criar versões  dessas duas músicas que você escolhe, cara.Uma brincadeira, claro mas divertida por ser o gosto pessoal de vocês…

Rob Rock – ) Sim, a primeira poderia ser só uma, uma música pop, uma música pop para você fazer um cover com o Narnia, vamos pensar que os caras de Nárnia com quem iremos interpretar, Ohh. OK, então isso é hipotético.

A Ilha do Metal / Rock on Stage – ) Sim, e fique tranquilo ninguém aqui no Brasil, você vai pedir para tocar nos shows, tenha certeza disso…

Rob Rock – ) Ah, vamos ver uma música pop, cara. Acho que isso pode parecer engraçado, mas acho que a melhor música para fazer um cover e fazer no estilo heavy metal. Talvez uma música da Taylor Swift?

A Ilha do Metal / Rock on Stage – ) Qual? Qual música da Taylor Swift?

Rob Rock – ) Não sei. O que quer que seja popular no momento, eu não conheço o catálogo dela, mas tudo que ouço falar é de Taylor Swift. Então estou pensando se eu ia fazer uma música cover, um cover pop e teria que ser Taylor Swift.

A Ilha do Metal / Rock on Stage – ) Ok perfeito. E agora, agora uma música de rock que você gostaria de gravar um cover com Nárnia.

Rob Rock – ) Com Nárnia, eu acho. Eu acho que gostaria de fazer Perfect Strangers do Deep Purple. Ah, sim, muito bom. Sim. Eu amo. Eu amo essa música. Sim, acho que seria uma ótima música para fazer.

A Ilha do Metal / Rock on Stage – ) OK. E agora uma pergunta que eu gosto de fazer, um show para lembrar e  aquele que vocês quer  esquecer.  o pior show de todos os tempos. E o seu melhor show de sempre. 

Rob Rock – )Vamos ver, vamos ver. Depende do maior que poderia ter sido. Bem, deixe-me dizer que o maior público para o qual toquei foi a Coreia do Sul, a Coreia do Sul. Fomos a atração principal do Outdoor Festival South na Coreia do Sul com o Impellitteri . Esse foi o maior show, sim. E o Japão. O Japão fez muitos shows excelentes no Japão porque fizemos muitas turnês por lá com o Impellitteri.

E isso, você sabe, eu não. Não me lembro dos piores shows. Não me lembro dos piores shows, mas uh.

A Ilha do Metal / Rock on Stage – ) Você está percebendo os melhores.

Rob Rock – ) Melhor né,  se eu tiver um show ruim, eu quero. Quero esquecer bem rápido.

A Ilha do Metal / Rock on Stage – ) E você conseguiu, já que não consegue lembrar dos ruins (Risos)

Rob Rock – ) sim (Risos)

A Ilha do Metal / Rock on Stage – )Essa foi apenas uma pequena entrevista que queremos perceber, é como um jeito diferente. Claro, não para toda a sua expectativa ou inspiração pelo grande músico que é, mas não gosto de perguntar aquelas merdas que quase toda a entrevista tem, sendo as mesmas perguntas sempre, muito obrigado por estarmos comigo pela Ilha do Metal e pelo Fernando da Rock on Stage E agora é a hora de você mandar uma mensagem para todos os seus fãs brasileiros sobre o que você faz. Você sabe que temos muitos recursos aqui no Brasil. Por favor, apresente-se e convide todo mundo para seus shows aqui no Brasil e tudo mais.

Rob Rock – ) Olá, aqui é Rob Rock e estou falando com o Brasil. Estou ansioso para tocar no Brasil por todo o país e mal posso esperar para ver os fãs lá e fazer rock’n’roll com vocês. Então, por favor, venha aos nossos shows e estou ansioso por isso. Obrigado. Deus o abençoe.

 

Categoria/Category: Entrevistas


TOP