Rolando 50 @ Sesc Belenzinho – São Paulo (05/11/2016)
Postado em 11/11/2016


Um dia HISTÓRICO no Rock ’ n ’ Roll Nacional.

sesc-belenzinho-rolando-50-020

No último final de semana, mas precisamente nos dias 04 e 05 de novembro, o baterista Rolando Castello Jr. completou 50 anos de carreira dedicados ao mais puro Rock ‘n ‘ Roll com passagens pelas bandas Patrulha do Espaço, Made in Brazil, Aeroblus e Inox. Para comemorar, o músico dividiu em duas datas a “festa”, sendo a primeira dedicada ao Patrulha do Espaço e a segunda, na qual tivemos o imenso prazer de participar, as homenagens foram ao Aeroblus e ao Inox.

Álbum de Fotos : Click Aqui

Claro que era nítido que a faixa etária era daqueles que viveram os anos 80, saudosos para muitos, e a presença de muitos bateristas como, por exemplo, Paulão Thomas, Paulo Zinner, Ivan Busic, Marcelo Campos, Edson Graseffi, entre outros, só mostravam a importância do baterista para o estilo que tanto amamos.

sesc-belenzinho-rolando-50-009

A primeira parte do show foi destinada ao Aeroblus, e estava com a formação Marcello Schevano e Danilo Zanitte nas guitarras, no baixo estava à lenda do Rock Argentino Alejandro Medina, que veio ao Brasil especialmente para essa celebração de tamanho o reconhecimento e admiração por Rolando Castello Jr.

Para quem não conhece o Aeroblus, se pudéssemos definir o som seria aquele rockão setentista clássico, cheio de riffs, pancadas e viradas, e muitos da plateia estava presente para ver a banda e com a participação de Alejandro, foi muito foda, ver tudo aquilo, aquela banda lendária, considerada uma das mais clássicas do Rock Argentino, tocando seus grandes “êxitos” como se diz em espanhol foi simplesmente emblemático.

sesc-belenzinho-rolando-50-004

Vale destacar Marcelo Schevano do Carro Bomba e Danilo Zanitte do Patrulha de Espaço mandaram muito bem, já que estava substituindo um dos Deuses da Guitarra Argentina, o grande músico Pappo que claro também foi lembrando durante a apresentação da banda, onde tocaram de forma direta as sete músicas apenas com um comentário ou outro entre as músicas e sempre destacando aquele legado clássico do Aeroblus com uma mistura do Hardão Setentista e o Blues na sua melhor forma.

sesc-belenzinho-rolando-50-036

A banda sai muito aplaudida do palco e Rolando vem à frente agradecendo e pedindo alguns minutos para algumas trocas de equipamento para a apresentação do Inox.

Setlist Aeroblus
1. Vamos Buscar a Luz
2. Buen Tiempo
3. Completamente Nervioso
4. La Adivina
5. Tema Solisimo
6. Aire em Movimiento
7. Sofisticuatro

Chegava a hora, que os tiozões dos shows estavam esperando, nosso fotógrafo inclusive era um desses, e grandes shows das bandas dos anos 80, como A Chave do Sol que será muito difícil qualquer retorno, mas tivemos o Golpe de Estado que dias atrás teve a presença do Catalau, em um show histórico, algo inesperado que pouquíssimas pessoas acreditavam, e faltava um show Revival do Inox, e desde nossa entrevista anos atrás parecia praticamente impossível devido ao falecimento do baixista Segis, quando anunciado esse encontro, quem viveu e ouvia o único LP da banda fico contando na agenda os dias que faltavam para este show que finalmente aconteceu.

sesc-belenzinho-rolando-50-022

Além, é claro do homenageado da noite, Rolando Castello Jr., tivemos Paulinho Heavy, grande vocalista, que é outro batalhador com um histórico ímpar para nosso Heavy Metal, e completando o time Marcelo Schevano na guitarra junto com o excelente guitarrista Tadeus Dias e no baixo ficou a cargo do genial Andria Busic, que por sinal tocou com o baixo de Segis que o vocalista trouxe especialmente para esse evento.

sesc-belenzinho-rolando-50-047

Mesclando as influências de Carl Palmer e Gary Moore, Paulinho lembrou-se de quando compuseram a versão de “Nuclear Attack” que foi a primeira a ser executada, e os primeiros 30 segundos basicamente foram de blackout da plateia, já que a maioria estava totalmente sem ação vendo aquele marco histórico do Rock N’ Roll Oitentista acontecer novamente e demoraram um tempinho para sentir e perceber que aquilo era real! Paulinho mencionou do filme que passava na cabeça e disse que a banda simplesmente não foi para frente, pois a banda faliu, já que na época, bem diferente de hoje que todos tem Marshall, na época era apenas o Inox.

sesc-belenzinho-rolando-50-026

Eram constantes os comentários de que para as músicas do Inox foram feitos apenas um ensaio e meio, mas a emoção de ouvir novamente todos os sucessos do LP foi indescritível, e Paulinho anuncia que irá tocar uma balada, e pensamos “ué, a banda jamais gravou isso, será inédita?”, mas claro que não, era a deixa para o petardo “Fricção” que teve um peso monstruoso com as duas guitarras e Andria Busic, genial como sempre, porém discreto e preciso, com todo seu talento se encaixou perfeitamente no som da banda.

sesc-belenzinho-rolando-50-037

O Final não podia ser outro que não fosse “Ranger” e que noite comemorativa, celebrar 50 anos de carreira, tocando muito e todos os presentes ovacionaram Rolando que claramente agradeceu e se dizia emocionado, embora ainda esperássemos pelo menos “Microbios Afins”. No bis, Rolando falou que tocaria algumas músicas do Patrulha e com a atual formação do Patrulha inicialmente seria, “Festa do Rock” e “Columbia”, porém ao voltarem para o bis, avisam que seria “Não tenha Medo” e cantado por outro grande baterista/vocalista, Ivan Busic, seguido por “Festa do Rock” e teoricamente ali se encerraria a comemoração aos 50 anos de carreira de Rolando Castelo Jr., mas como estamos em uma comemoração, ainda emendaram o maior clássico do Patrulha, “Columbia” terminando de forma grandiosa o segundo dia de celebrações.

sesc-belenzinho-rolando-50-050

Setlist Inox
8. Nuclear Atack
9. Mensageiro do Prazer
10. Fricção
11. Doce Poder
12. Ranger

Setlist Patrulha do Espaço
13. Não tenha Medo
14. Festa do Rock
15. Columbia

Acima de tudo foi uma verdadeira Ode ao Rock’n’Roll onde acima de ser o não sei o que do estilo, nesta sexta e sábado no Sesc Belenzinho amigos se encontraram para ouvir o bom e velho Rock Pesado e o ato de rever o amigos, brincar, tomar aquela breja e se emocionar ao ouvir um som, é algo que está no sangue e não na técnica ou não sei mais o que, e o homenageado do fim de Semana, Rolando Castello Jr. tem muito, mas muito mais rock do que muitas estrelinhas que aparece nos grandes holofotes hoje em dia.

PARABÉNS ROLANDO CASTElLO JR.

                                                                 UM EXEMPLO DE ROCK A SER SEGUIDO NO BRASIL.

sesc-belenzinho-rolando-50-039

 

Categoria/Category: Sem categoria
Tags:


TOP