Shaman @Audio Club – São Paulo/SP (23/09/2018)
Postado em 02/10/2018


Se você foi um jovem banguer no início dos anos 2000, com certeza ouviu falar do Shaman ou se não foi, pode ter tido algum contato com a banda, seja pelo fato dela tocar em muitas rádio, MTV ou quando sua mãe, avó ou até mesmo você assistia a novela “O beijo do vampiro” na muito ‘amada’ Rede Globo.

Ao ler essa resenha, você vai ter um gostinho do que foi o retorno/revival para os muitos fãs que ficaram órfãos da banda e que 12 anos depois, puderam ver novamente Andre Matos, Luis Mariutti, Hugo Mariutti e Ricardo Confessori juntos, executando os álbuns “Ritual” e “Reason”, numa noite que pode ser descrita como mágica, espetacular ou até mesmo inesquecível por muitos dos fãs.

Resenha e fotos por: Pâmela Verissimo

Para ver o álbum de fotos completo, clique aqui!

Tudo começou com um anuncio da produtora Free Pass Entretenimento com o seguinte enunciado, seguido de um vídeo: “Vocês pediram e eles estão de volta após 12 anos! Chance única para assistir ao Show da banda Shaman, de volta para única apresentação. A formação clássica original executando os álbuns Ritual e Reason na íntegra 22 de Setembro em São Paulo!”.

Não é preciso nem comentar que os fãs ficaram em polvorosa após o anuncio e que os ingressos para a apresentação do dia 22 se esgotaram em mais ou menos 1h! A produtora junto com a banda vendo a quantidade de fãs pedindo para um segundo show, prontamente atendeu a todos anunciando alguns dias depois que seriam DOIS dias de shows, 22/09/2018 e 23/09/2018.

Depois de ambos os anúncios, ingressos a vendas e um dia sold out, começou a saga de contar os dias para o retorno acontecer. Nesse meio tempo, a banda fortificou as redes sociais, fizeram novas fotos para divulgação, deram entrevistas para alguns veículos, divulgaram vídeos dos ensaios e para a alegria de muitos fãs, anunciaram mais datas, em mais estados, fazendo com o que até então seria um show único, virar uma bela tour.

Fomos no domingo e chegando ao local a primeira coisa que pensei foi: Se não deu sold out hoje, foi por muito pouco!
Para um domingo à noite, a Audio estava lotada! O que só prova o quanto os fãs do Shaman sentiam falta da banda e ansiavam por seu retorno.

Com uma pontualidade inglesa, às 20h, iniciava-se um vídeo que mostrava a fase pré-Ritual, os planos da banda e o que o Shaman representava para eles na época. Em seguida a banda subia ao palco para executar a primeira parte do show. Muitos imaginavam que começariam com o “Ritual”, por ser o primeiro álbum da banda e por colocarem em ordem cronológica, mas não, “Turn Away” ficou encarregado de abrir a noite. E que inicio de show, meus amigos! O setlist assim que iniciou o show, ficou bem claro para os presentes, “Reason” na integra na primeira parte.

O entrosamento e a forma como os músicos se sentiam à vontade no palco foi algo muito mágico e passava ao público uma sensação de leveza, amizade, aceitação, respeito e acima de tudo, amor pela música.

Outra coisa linda foi o público. Destaco durante “Innocence” com todos cantando em uníssono o refrão. Como fã, não pude deixar de ficar emocionada com esse momento. Acredito que até mesmo a banda também tenha se emocionado um pouco, pois ver a Audio em peso cantando a plenos pulmões não e algo que qualquer banda tem o privilégio de se ter.

Após o final de “Born To Be” e de um primeiro momento do show sem problemas técnicos e também sem muita conversa entre a banda e o público, todos saem do palco e inicia-se um vídeo sobre a fase pré-Reason, e durante aquele momento cada fã sabia que seria magicamente transportado para os indos de 2002 ~ 2003 quando todos só falavam de Shaman e do maravilhoso álbum “Ritual”.

Escutar a introdução de “Ancient Winds” foi como voltar a ter 10 anos. Uma sensação de nostalgia pairando no ar com um pedido de que aquele momento dure o máximo possível. Conforme começava uma nova música, uma espécie de tira fotográfica passava na minha cabeça com fase da minha vida na qual cada uma das músicas fez parte. Algo que pouquíssimas bandas conseguiram me fazer sentir.

Quando a introdução clássica de “Fairy Tale” começou, o que se pode ouvir foram vários fãs tentando ou cantando em latim, seguido de muitos gritos. Ficando Andre Matos quase que 01min olhando para os fãs numa troca de energia e sentimentos, para então vir piano, seguido dos fãs fazendo um belíssimo coral e então soar das caixas: “Fairy lady, who stands on the walls…”. O resto meu amigo, fico mais uma vez na história.

Após “Blind Spell”, “Ritual” e os gritos dos fãs de “SHAMAN! SHAMAN! SHAMAN!”, eis que Andre Matos mais uma vez conversa com o público, de uma maneira um tanto filosófica, explicando que esse dia não deveria existir.

Gostaria de falar para vocês que hoje é um dia que praticamente não existe. Isso porque até então essa reunião foi pensada para acontecer somente uma vez. Apenas um show, em um dia. Que foi ontem.”. E nessa hora em uníssono todos gritavam: “VOLTA! VOLTA!”. Depois, Andre agradeceu ao carinho do público, dizendo que essa volta foi um esforço conjunto não só da banda, mas de todos aqueles que quiseram ver a banda reunida novamente e que aquilo que era para ser um dia, virou dois, e depois virou dez, arrancado mais gritos dos fãs, seguidos de um pedido de disco novo, no qual Andre logo brincou perguntando se não preferiam uma demo, afinal a galera do hardcore prefere demos.

Já seguindo para anunciar “Pride”, ele explicou que a música foi cantada originalmente por ele junto de Tobias Sammet do Avantasia/Edguy e falou que o mesmo não poderia estar presente naquela noite, mas que tinha alguém para substituir a altura. E numa intro de órgão, Andre deu as boas-vindas ao Bruno Sutter que substituiu Tobias com maestria! Ao final do show uma chuva de confetes veio sobre o público, que teve a alma lavada e a esperança do retorno do Shaman renovada.

Os antigos dizem que a fênix morre e renasce das cinzas, e sua volta e mais resplandecente e poderosa do que antes; como fã desejo que esse retorno do Shaman seja como o da fênix e que logo tenhamos uma demo, EP ou álbum completo para alegrar os fãs que agora estão ávidos por material novo. Vida longa ao Shaman! Vida longa ao metal brasileiro!

Agradecimentos e parabenizações a Free Pass Entretenimento pelo credenciamento e pelo maravilhoso espetáculo!

Setlist Shaman:

Reason

Intro
Turn Away
Reason
More – The Sisters of Mercy cover
Innocence
Scarred Forever
In the Night
Rough Stone
Iron Soul
Trail of Tears
Born to Be

Ritual

Ancient Winds
Here I Am
Distant Thunder
For Tomorrow
Time Will Come
Over Your Head
Piano Solo – Andre Matos
Fairy Tale
Blind Spell
Ritual
Pride – participação de Bruno Sutter

 

TOP