Sinfônica Petrobras “Metallica” @ Allianz Park – São Paulo/SP (30/06/2019)
Postado em 01/07/2019


Metallica é um absurdo!!!!

Em 12 de agosto de 1991 o Metallica lançava o álbum que mudaria seu patamar, o que os transformaria em uma das maiores bandas do mundo, e não apenas do estilo Heavy Metal, e com um disco sem nome apenas preto com a menção a bandeira de Gadsden que é a cobra que aparece na capa e tem em sua bandeira os dizeres “Don’t Tread on Me”, que é uma das faixas do álbum a banda selava seu destino a um Megalomaniaco Sucesso vendendo mais de 40 milhões de álbuns.

A Sinfônica Petrobrás também quis além de homenagear, Pink Floyd, como fez ano passado esse ano teve duas datas no maravilhoso Allianz Park, sendo no sábado destinado ao Queen e no Domingo ao Metallica tocando o “Black Album” na íntegra.

A facilidade de chegar ao Allianz torna o local a melhor Arena para eventos em São Paulo e já no metro era fácil encontrar camisas do Metallica, e as pessoas se dirigindo ao Estádio e contemplar essa “diferente apresentação”.

Diferente da apresentação do Queen onde muitas pessoas foram em suas “vestes de gala”, embora também tivesse, a maioria no domingo era composta com as peitas da banda e algumas outras afinal seria um dia de celebrar a obra do Metallica.

O esquema do Estádio estava como é chamado de Allianz Hall, onde o público esgotado de 7000 pagantes fica na região do Estádio conhecida como Gol Norte e o Palco próximo a onde seria o gol, mas não pega a área do campo, não estragando o gramado e o local continua recebendo grandes espetáculos.

Mas ontem tivemos uma dúvida, e fomos pesquisar…

Qual é então a diferença entre Orquestra Sinfônica e um Filarmônica?

Então… nisso descobrimos que a terminologia pode ser usada para diferenciar uma da outra caso que as duas estejam na mesma cidade. Notoriamente a orquestra sinfônica é aquela mantida economicamente por um organismo público, no caso a Petrobras sendo uma Estatal do Governo Brasileiro , e em quanto a orquestra filarmônica contava com o apoio de uma instituição privada encarregada do seu sustento. mas no bater dos ovos e sendo prático não existem diferenças notórias entre as duas na parte musical que é o que interessa… e como dissemos no review de ontem sinfônica é derivada da palavra sinfonia que significa sons e conjunto.Já a palavra filarmônica significa amante da música… então tá tudo junto ali daquele jeito não é verdade?

A Ilha do Metal também é Cultura!!!!

O esquema foi praticamente o mesmo do sábado e após o vídeo de Segurança do Allianz Hall toda a Petrobras Sinfônica entra no palco e por último o Maestro Felipe Prazeres e dessa vez claro com a peita do Metallica.

Quando o Maestro já foi ovacionado, claramente ele sentiu a diferença do público e sabia que poderia tocar como foi a parte final da apresentação em homenagem ao Queen e ali quem acompanhou os dois dias já sabia… aquela noite seria incrível.

A intro dos shows “The Ecstasy of Gold” foi sensacional, e não foi o “playback” usual e sim tocada, magistralmente e quando a sinfônica muda para a intro de “Enter Sandman” o conhecido caldeirão, literalmente ferveu..

O Maestro Felipe Prazeres, conduziu muito bem não só sua Sinfônica, mas também a galera e quando convocou a platéia a cantar o refrão, e foi muito bem atendido, ah nosso maestro da noite ficou todo “feliz e pimpão“…

“Sad but True” a seguinte e o disco seria tocado na sua ordem, magistral e aquele algo “Heavy”, e ficou pesada e brutal, porém de uma maneira bem diferente, foi aquela marretada..

” Holier Than Thou” não é das mais conhecidas do público, e não teve a mesma receptividade do público, e claro isso era esperando, porém aos primeiros acordes sinfônicos de “The Unforgiven”, tudo ficou genial, afinal ela tem uma levada digamos sinfônica, e a musicalidade ou roupagem ou que for de se expressar como ficou, estava digamos “perfeito”.

” Wherever I May Roam ” um dos grandes sucessos radiofônicos do álbum, também ganhou destaque, e como o públicou cantou, certamente foi uma das melhores adaptações que foi executado, um sentimento impar, uma versão estrondosa.

O final antes do pausa de 20 minutos que sempre temos nesse tipo de evento, claro qu estamos falando isso com aquela experiência de ” 2 ” shows no estilo foi “Don’t tread on me” e consideramos simplesmente ah como ok…

Após o intervalo tudo volta maravilhosamente com uma das minhas preferidas do disco, a rápida e pesada “Through the Never ” onde também temos o filme e disco e fica a sugestão da orquestra tocar em cima do filme, por que não? como foi feito com Star Wars oras..

a seguinte foi literalmente o visual que ficou mais sensacional no estádio, em uma execução perfeita de ” Nothing Else Matters” com o público ligando as luzes dos celulares e o visual junto com a versão orquestrada ficou único e espetacular.

As seguintes, todas tiveram versões muito boas, porém elas não são aqueles sucessos que esperamos nem do Metallica nem claro da Sinfônica Petrobrás, e sim tivemos “Of Wolf and Man”, ” The God that Failed”, ‘My Friend of Misery” e “The Struggle Within”

A surpresa da noite veio agora, “Master of Puppets” como uma adicional a apresentação e sendo piegas o estádio veio abaixo, pois a grande maioria não esperava e literalmente ali virou um show de Rock, todos cantando pulando com o punho em riste e cantando “Master, Master” sendo esse sim o grande momento da noite até pelo impacto da surpresa.

O Maestro Felipe Prazeres explica que agora o bis é do álbum e ai virou brasil como dizem com todos festando e cantando muito alto com ” Enter Sandman”, outra oportunidade de vermos ” Nothing Else Matters” com aquele efeito dos smartphones e encerram a apresentação mais que aplaudidos com “Sad But True ” e só tenho a dizer….

QUE DIA MEUS AMIGOS…

Uma experiência rica e diferenciada, muito prazerosa, não tínhamos a aquela dstorção, mas sem dúvida pela roupagem, muito melhor que qualquer banda cover desse planeta.

As orquestras se reinventaram e colocaram todo o mundo admirando e podendo desfrutar de momentos únicos que fazem a música ainda ser celebrada e reverenciada pelos amantes que fazem aquela viagem através dos acordes da música.

E um Spoiler em novembro teremos..

E como estamos falando de uma Petrobras por que não jogar uma sementinha do demônio?

Que a empresa brasileira consiga trazer também o Metallica e que junto a Petrobrás Sinfônica realizem em algum lugar no Brasil um show do S&M no Brasil, pois capacidade técnica, e disposição nossa orquestra preferida digamos assim já mostrou que tem mais qualidade que muitas no mundo.

Setlist

The Ecstasy of Gold
Enter Sandman
Sad but True
Holier Than Thou
The Unforgiven
Wherever I May Roam
Don’t Tread on Me


Through the Never
Nothing Else Matters
Of Wolf and Man
The God that Failed
My Friend of Misery
The Struggle Within
Master of Puppets
Enter Sandman
Nothing Else Matters
Sad But True

 

Categoria/Category: Sem categoria
Tags:


TOP