Sonata Arctica @ Carioca Club – São Paulo/SP (19/03/2014)
Postado em 24/03/2014


O Sonata Arctica mais uma vez agitou o Carioca Club em São Paulo. Fizeram um show recheado de clássicos e alguns hits novos, com muita animação tanto da parte dos integrantes quanto do público.

Texto: Grazi Bonizi
Fotos: Bruno Bergamini – FOTOS EXCLUSIVAS DO SHOW

CLIQUE AQUI PARA VER A GALERIA COMPLETA DE FOTOS

A banda iniciou com The Wolves Die Young, single do novo álbum Pariah’s Child. Para quem não conhece, CLIQUE AQUI para ver o clipe:

Depois foi a vez de Losing My Insanity, do álbum Stones Grow Her Name, penúltimo álbum de estúdio, seguido pelos clássicos My Land, Black Sheep e Sing in Silence.

Sonata Arctica photo by Bruno Bergamini (17)

Flag in the Ground, do álbum The Days of Grays de 2009, veio para abrir mais uma sequência breath-taking de clássicos: a balada Tallulah, que serviu para recuperar o fôlego para FullMoon, provavelmente a mais querida dos shows. Depois veio a épica White Pearl, Black Oceans, seguida pelas animadas Kingdom for a Heart e Wolf & Raven.

Sonata Arctica photo by Bruno Bergamini (18)

In the Dark, mais uma do álbum The Days of Grays, deu abertura à outra sequência de clássicos, começando com Replica, Paid in Full, Victoria’s Secret e balada Last Drop Falls. Entre as várias brincadeiras feitas pelos integrantes durante o show, vale destacar duas do Tony Kakko, vocalista: no trecho “I turn another cheek” de Paid in Full, que faz referência à passagem bíblica de “oferecer a outra face”, o Kakko virou de costas e deu um tapa na própria bunda (cheek, em inglês, também é usado como gíria para nádega). Quando a música acabou, ele perguntou às mulheres do público, de forma geral, que tipo de calcinha estavam usando, pedindo a opinião de um dos integrantes, que respondeu “Black, definitely black”, como introdução à Victoria’s Secret.

Sonata Arctica photo by Bruno Bergamini (21)

A repetitiva porém animada I Have a Right, outra do Stones Grow Her Name, foi a última antes da pausa final. O retorno da banda aconteceu com a Cloud Factory (Pariah’s Child) e as clássicas San Sebastian e Don’t Say a Word, encerrando, como sempre, com a clássica música/brincadeira “Vodka”.

Sonata Arctica photo by Bruno Bergamini (13)

É interessante comparar o público de bandas com porte semelhante ao Sonata Arctica com o de bandas mais amplamente conhecidas, como Metallica e Black Sabbath, por exemplo. É mais fácil para uma pessoa que não conheça tanto da banda comprar um ingresso no segundo caso do que no primeiro, porém isso afeta diretamente a animação do show: no caso do Sonata, a maioria das pessoas acompanhou cantando as letras do começo ao fim, na maioria das músicas. Parte disso é devido à divertida e enérgica presença de palco de todos os integrantes, parte disso à excelente set list, parte disso ao “filtro” natural do público, composto por fãs. O show fez parte da turnê comemorativa de 15 anos após o lançamento do primeiro álbum da banda, o Ecliptica, em 1999. Graças a esses fatores, pode-se dizer que foi uma grande celebração.

Sonata Arctica photo by Bruno Bergamini (14)Sonata Arctica photo by Bruno Bergamini (9)Sonata Arctica photo by Bruno Bergamini (16) Sonata Arctica photo by Bruno Bergamini (5)Sonata Arctica photo by Bruno Bergamini (22)

Set List:

  1. The Wolves Die Young
  2. Losing My Insanity
  3. My Land
  4. Black Sheep
  5. Sing in Silence
  6. Flag in the Ground
  7. Tallulah
  8. FullMoon
  9. White Pearl, Black Oceans…
  10. Kingdom for a Heart
  11. Wolf & Raven
  12. In the Dark
  13. Replica
  14. Paid in Full
  15. Victoria’s Secret
  16. Last Drop Falls
  17. I Have a Right

BIS:

  1. Cloud Factory
  2. San Sebastian
  3. Don’t Say a Word
  4. Vodka
 

Categoria/Category: Sem categoria
Tags:


TOP