Quase quase três anos se passaram, desde a última aparição da banda por aqui, e novamente tive o prazer e oportunidade de estar nesta apresentação da mais recente turnê latino americana do álbum Stones Grows her name. O público que lotou o Via Marques, assistiu um Sonata Arctica em grande fase, visivelmente empolgados com mais esta apresentação em solo paulistano.
Antes de falar propriamente do show, gostaria de deixar aqui em algumas linhas minha impressão do local do evento e da organização, já que era a primeira vez que assistia um show nessa, hoje conhecida casa de são Paulo. A produção era realmente profissional e atenciosa com todos os presentes e ao contrário do que ouvi de alguns presentes, o Via Marques, apesar de ser um ambiente para outras tribos, suporta de forma satisfatória e conforto um show de Heavy Metal além da região ser servida por linhas de trem, metrô e ônibus.
Outro ponto positivo ao evento foi o horário, que mesmo sendo num domingo, na medida certa para quem vem de outras cidades e/ou regiões e precisa se deslocar com segurança.
Por volta das 20h20, as luzes se apagaram e Tony Kakko ( vocais ), Elias Viljanen ( guitarra ), Marko Paasikoski ( baixo ), Henrik Klingenberg ( teclados ) e Tommy Portimo ( bateria ), e entraram no palco ao som de Only the Broken Hearts seguindo por um dos grandes hits do novo álbum, que apesar de muito técnico musicalmente peca pelo excesso de refrões, que o torna singelo e repetitivo liricamente.
A presença de palco de Elias Viljanen chega a ofuscar Tony Kakko, porém aquele ventilador que fica na base do palco para esvoaçar os cabelos, deixa o fan na duvida se aquilo é um show ou um ensaio para propaganda de shampoo barato.
Com cerca de 14 anos de carreira, nove álbuns oficiais, dezena de singles, centenas de shows pelos mundo afora, a banda está num estágio técnico muito apurado, destaque ao Marko Paasikoski ( baixo ), que mesmo não interagindo em nenhum momento com o publico, mostra que vem dominando a cada dia o instrumento, a evolução técnica é evidente.
O som estava um pouco embolado mas isso não tirou o brilho do evento, que teve seu ponto alto ao técnico de iluminação, que coordenou um bom espetáculo de luzes. Do repertório que iniciou a turnê o set list foi o mesmo de outros shows da turnê e clássicos como Replica foram tirados da apresentação, dando lugar a Tallulah e The Dead Skin.
Destaque do show, tivemos vários, desde Shitload of Money e I have the Right, do álbum novo como antigos clássicos como Black Sheep, The Last Amazing Grays e o clássico que não pode ficar de fora de nenhuma apresentação Fullmoon que no Brasil tem um carisma a mais. E que show deu a platéia neste dia cantando junto praticamente o Set todo.
Ao contrário das apresentações anteriores, não houve Bis ao final do show, e a banda se limitou ao set list básico, que não foi alterado desde o começo da turnê. Como critica ao show, ratifico o set-list sem nenhuma surpresa ou presente ao público brasileiro, que sempre corresponde às expectativas de quem visita o país.
Para uma banda desta magnitude uma apresentação de apenas 90 minutos, decepciona quem viajou de longe para assistir a banda e músicas como “8th Commandment”, “Victoria´s Secret”, “San Sebastian”, “Misplaced”, “The Cage” e “Marilu” jamais poderiam ficar de fora.
Numa época onde os dinossauros do rock tem tocado quase 3 horas , pelo menos 120 minutos de show estariam de bom tamanho, mas devido ao tempo que a banda ficou sem pisar em solo tupiniquim realmente matou um pouco a vontade dos fãs de ver um show e esperamos que a banda cumpra o que prometeu no show vindo em menor tempo para outra apresentação.
CLIQUE AQUI PARA IR PARA A GALERIA DE IMAGENS
Set List
Only the Broken Hearts
Black Sheep
Alone In Heaven
Shitload of Money
The Gun
The Day
I Have a Right
The Last Amazing Grays
Solo de Guitarra e Teclado
Paid in Full
Losing My Insanity
Broken
Tallulah
Solo de Teclado
FullMoon
Replica
Cinderblox
Don’t Say a Word
Vodka (Hava Nagila)
Texto: Juarez “Jow”Theodoro
Fotos: Marcos Cesar
Agradecimentos Fernando R. Junior (Rock on Stage pelas fotos)
Agradecimentos a Costábile Salzano Jr, Juliana Lorencini e Rádio Corsário pela atenção e Credenciamento
Categoria/Category: Sem categoria
Tags: Sonata Arctica
Notícia mais recente: « Rotting Christ @ Hangar 110 – São Paulo/SP (10/03/2013)
Notícia mais antiga: Ian Anderson’ Jehtro Tull @ Teatro Bradesco – São Paulo/SP ( 13/03/2013) »