Tore St. Moren é guitarrista com bastante destaque na Noruega. O músico já gravou dezenas de álbuns para bandas do mundo todo, mas seu trabalho é mais conhecido por sua passagem nas bandas Arturus e JORN. No dia 09 de maio, Tore fez o show de lançamento do seu segundo trabalho solo, “My Way Or The Hightway”, o álbum foi gravado por um time de peso e contou com as participações especiais de Rick Altzi (Masterplan, AtVance) e Åge Sten Nilsen (Wigwam, Nordic Beast, Ammunition). O local escolhido foi a casa de show John Dee, famosa por ser palco de muitos show de rock/metal em Oslo, além de receber anualmente o Inferno Festival, um dos mais tradicionais festivais de música extrema no mundo.
Por Juliana Lorencini
Fotos Jon Løvstad
Por volta das 22h, Tore sobe ao palco e é seguido pelos músicos John Macaluso (bateria, Ark, TNT, Yngwie Malmsteen), Nic Angileri (baixo, Gotthard, JORN) e Espen Rogne (guitarra). O lineup escalado para o show é o mesmo que gravou o álbum mais recente do guitarrista e o acompanhará durante a turnê de promoção do mesmo.
“Devilbird” abriu a noite, a faixa instrumental pertence ao álbum de mesmo título, lançado em 2013 via Shredguy Records. Logo de cara o talento de Tore salta aos ouvidos e deixa mais do que claro porque St. Moren é considerado um dos melhores guitarristas noruegueses.
O setlist da noite foi baseado nos dois álbuns solos de St. Moren, o que de certa forma me surpreendeu, se alguém esperava por algum cover das bandas as quais Tore tocou previamente, está não foi a noite. Com presença de palco marcante, que já se destacava desde os tempos em que se apresentava com JORN, Tore não se intimidou ao assumir os vocais principais pela primeira vez, e de certa forma não decepcionou.
O momento mais marcante do show foi sem dúvidas a participação especial de Rick Altzi, o vocalista apareceu no palco antes mesmo de ser anunciado, com uma garrafa de cerveja na mão que logo entregou para uma pessoa na primeira fila e pediu para que a mesma a abrisse para ele. Rick então tomou o microfone principal para si e perguntou se deveria se comunicar com o público em inglês ou sueco. Entre as línguas norueguesa e sueca há muitas semelhanças, e quando a comunicação é apenas verbal, suecos e noruegueses se compreendem facilmente. Porém, talvez por força do hábito, Rick acabou optando pelo inglês, o que não foi um grande problema considerando que os escandinavos têm bastante domínio sobre a língua.
Rick cantou “Don’t Call Me” e “Bad Blood”, as duas faixas as quais gravou os vocais para o novo trabalho de Tore, além de “Tell Me What You Want” que originalmente foi gravada por Åge Sten Nilsen. O desempenho ao vivo de Altzi é impressionante! Confesso que há algum tempo estava ansiosa para vê-lo nos palcos e todas as minhas expectativas foram de longe superadas. O vocalista que esbanja talento e carisma, não cansou de elogiar St. Moren, e com razão. Porém, a combinação de sua voz com os solos mais do que precisos de Tore demonstravam uma química perfeita entre ambos enquanto dividiam o palco.
Altzi se despediu da plateia dizendo que mais duas músicas estavam por vir, e que se encontraria com todos no bar localizado próximo a pista. Bem, ao invés de ir para o bar, Rick se aproximou das grades de proteção, junto aos fãs e não só agitou “Mirage”, como cantou “The Day We Met”, primeiro single de “My Way Or The Hightway” e que serviu para encerrar o show.
Após entrevistar Tore St. Moren (leia entrevista aqui) enquanto ele ainda finalizada as gravações do seu mais recente trabalho solo, me perguntava como seria vê-lo liderando uma banda. Eu já o acompanhava e admirava seu trabalho quando Tore ainda estava no JORN, mas fiquei curiosa em saber como seria vê-lo cantando. St. Moren provou para uma plateia composta por amigos, fãs e imprensa de que é um artista completo e está mais do que preparado mostrar isso ao mundo.
Setlist:
Devilbird
Stand Up
Quattro Formaggi
Kiss My Ass
Snortin’ Whiskey
The Journey
Benedicte’s Song
Don’t Call Me
Tell Me What You Want
Bad Blood
Mirage
The Day We Met
Confira o video “The Day We Met”:
Categoria/Category: Sem categoria
Tags: Rick Altzi • Tore St Moren
Notícia mais recente: « Best Of Blues Festival @ WTC Golden Hall – São Paulo/SP
Notícia mais antiga: 5 Rocks: Histórias Bizarras, Nacionais e Clássicos »