Por Sigryd Bagon
Os últimos dois anos foram marcados pela pausa de pequenos e grandes eventos no mundo todo por conta da pandemia do corona vírus. Com a vacina e a queda do número de óbitos, o setor de eventos está se aquecendo novamente e voltando com toda força. Na Europa, os festivais de verão estão atraindo multidões de fãs sedentos por heavy metal, como o Tuska, que atraiu um número recorde de 49.000 pessoas.
O Tuska é o festival mais conhecido dos países nórdicos e acontece em Helsinque, capital da Finlândia. Diferente da maioria dos eventos desse segmento, o Tuska acontece em uma área urbana de fácil acesso ao transporte público (ônibus e metrô) e ao lado de um shopping. Pode parecer caótico um festival tão grande em meio a área urbana, não é? Porém, o planejamento foi muito eficaz e tudo correu muito bem. Aliás, não só o planejamento de tráfego foi bem planejado, como tudo que envolvia o festival, desde a retirada das pulseiras (tanto pelo público quanto pela imprensa) que começou um dia antes do festival para evitar filas.
Antes de falar sobre as apresentações das bandas, há alguns pontos a serem comentados que fizeram a diferença no festival. O primeiro ponto a ser mencionado é o quanto a organização se preocupou em ressaltar a importância de se hidratar e espalhou vários pontos com água gelada pela área do festival, além de antes de cada apresentação lembrar o público disso, já que estava fazendo um calor bem forte para os padrões climáticos finlandeses. Outro ponto é que toda a área do festival é bem sinalizada. O Tuska também adotou um sistema de não circulação de dinheiro em espécie no festival, apenas cartões ou o aplicativo de transferências (bem parecido com o PIX) Mobile Pay. Por ser em uma área urbana e permitida a saída e retorno ao festival, muitas pessoas preferiam comer nas redondezas ao invés de comer dentro do próprio festival, por conta dos preços um pouco elevados (principalmente para turistas que não ganham em Euro rs). Também havia muitos expositores que iam desde tatuadores até uma loja especializada em produtos de banho com a temática de corpse paint. Foram mais de 60 atrações entre bandas e fóruns durante os três dias de festival, espalhados em 4 palcos e um salão.
E por fim, o público super animado que passou pelo evento nos 3 dias, alguns vestidos de forma bem original. No domingo, o Tuska era liberado para crianças acompanhadas de um adulto pagante.
Vamos ao ponto mais esperado dessa resenha, as bandas. Confira a programação dos shows abaixo e clique nas datas para visualizar a resenha.
Sexta-feira, 01 de julho de 2022
Categoria/Category: Sem categoria
Tags: #EdgeofHaze • #Gloryhammer • #MarianasRest • #Tuska2022 • eluveitie • Insomnium • Jinjer • Kreator
Notícia mais recente: « TUSKA 2022: DOMINGO, 03 DE JULHO @HELSINQUE, FINLÂNDIA
Notícia mais antiga: TUSKA 2022: SEXTA-FEIRA, 01 DE JULHO @HELSINQUE, FINLÂNDIA »