Under a Godless Veil – Draconian (2020)
Postado em 05/12/2023


Depois de um hiato de cinco anos após o álbum “Sovran”, Draconian finalmente está de volta com um novo disco. Cinco anos é definitivamente muito tempo para uma carreira que ganhou uma grande base de fãs em muito pouco tempo com seu primeiro álbum e está em um bom curso. O álbum foi lançado em 30 de outubro pela Napalm Records. São dez faixas no disco e, no total, tem mais de uma hora de duração.

Nem todas as bandas, mas as bandas de alto nível da liga têm um álbum de obras – primas que representa o auge de suas carreiras. Para algumas bandas, este é seu grande primeiro álbum, enquanto outras precisam de um período de tempo para refletir profissionalmente sobre sua arte, consolidando seus talentos com muito trabalho. Draconian foi uma daquelas bandas que precisava desse tempo, e posso dizer honestamente que o álbum Under a Godless Veil é a obra – prima da banda. Draconian definitivamente foi uma banda que já recebeu críticas positivas em todas as produções até agora. No entanto, como muitas autoridades apontaram até hoje, ele não conseguiu refletir totalmente seu potencial em álbuns. Heike Langhans certamente fez um bom trabalho em preencher o vazio deixado por Lisa Johansson, e Sovran provou isso em seu álbum. No último álbum, Under a Godless Veil,fica mais uma vez claro o quão apropriado Langhans era para se juntar a banda. O processo de integração na equipe foi concluído e o elenco definitivamente levou o nome Draconian entre a elite da primeira divisão. A harmonia de Langhans com os vocais mortais de Jacobsson e o progresso monumental da banda no sucesso das composições é evidente em cada segundo do álbum.

Embora a combinação de vocais de Clean Female, não seja mais do que um experimento para muitas bandas, muito poucas bandas podem fazer justiça a muito poucas bandas.Não seria errado dizer que Under a Godless Veil é um álbum de dueto do início ao fim, você terá a chance de ouvir um bom exemplo da combinação de vocais durante a duração do álbum por mais de uma hora. Em cada peça, a performance de Langhans e Jacobsson nos é transmitida em perfeita harmonia. O papel de Langhans é mais dominante nos vocais e tenho que dizer honestamente que é a performance vocal feminina que mais me impressionou nos últimos anos. Ao longo do álbum, ela fez uma performance maravilhosa que levou a atmosfera sombria da música um passo mais alto, com uma voz muito original e calma que estava longe de sua performance soprano, que subiu para tons altos.

“The Sacrificial Flame” é a segunda faixa do álbum e um dos melhores exemplos do uso de vocais duplos e do sucesso alcançado nesse sentido, mas acho que “Sleepwalkers” é a melhor faixa nesse aspecto, enquanto os vocais duplos performam muito bem em equilíbrio juntos, eles deixam espaço suficiente para melodias tremendas. A tristeza e a atmosfera sombria dominam todo o álbum, e embora as faixas sejam longas, elas definitivamente não estão pulando. O profissionalismo alcançado na composição das faixas se reflete na composição com tremenda elegância. Mesmo a faixa mais longa não aborrece o ouvinte, além disso, o efeito das peças no ouvinte é muito duro, esmagando a pessoa sob um sentimento muito profundo de tristeza.

Quando olhamos para a carreira e desenvolvimento do Draconian, ele optou por evitar influências sinfônicas ao longo do tempo, ele criou seus próprios métodos de escrever peças e como resultado, a tristeza nas músicas e a profundidade de sua comunicação direta com os fãs atingiram um nível muito impressionante. Parece que os anos de trabalho árduo neste álbum vão valer a pena. Under a Godless Veil em todas as qualidades de um álbum clássico, com melodias que definitivamente vão abalá – lo até o fundo se você estiver passando por um momento emocionalmente sensível. Não há músicas vazias no álbum, mas faixas como The Sacrificial Flame, Sleepwalkers se destacam. Tudo, desde a qualidade de gravação até o trabalho de capa do álbum e o lyric video é muito bom, e produtos como LPs, são realmente impressionantes, se você ainda gosta de materiais físicos, esses produtos definitivamente têm a qualidade para adicionar ao arquivo.
Para quem quer começar a conhecer o estilo gótico/doom/death metal, esse álbum é mais do que indicado.

 

Categoria/Category: Review de CDs


TOP