Para fechar a turnê “Live You to Death – 35th Anniversary Tour“, o Vicious Rumors tocou no Manifesto Bar em São Paulo, no último domingo. Uma turnê para lavar a alma dos fãs que esperaram muito para finalmente ver a banda tocando no Brasil, pois apesar dos 35 anos de carreira, esta foi a primeira vez que o Vicious Rumors pisou no continente sul-americano.
Texto: Samantha Martins
Fotos: Marcos ” bBullino” Cesar
Abrindo a noite no Manifesto tivemos a banda Armahda, que entrou no palco às 19:20 para ensinar um pouco da História do Brasil ao público presente, formada por Maurício Guimarães (vocal), Renato Domingos (guitarra), Ale Dantas (guitarra), Paulo Chopps (baixo) e João Pires (bateria). E apesar de ser uma banda nova, tendo sido formada em 2011 e com seu primeiro álbum (“Armahda”) lançado em 2013, a banda já conta com uma boa legião de fãs, o que se pôde notar pelo número de pessoas que vestiam sua camiseta.
Com uma temática interessante e pouco explorada no Heavy Metal, as músicas falam sobre espisódios importantes da História do Brasil, e a banda mescla músicas em inglês ou em português. Das 13 músicas presentes no álbum, a Armahda teve a oportunidade de executar 10 faixas, fazendo um show de cerca de 50 minutos.
Dentre elas, destaque para a música Canudos, com um som que nos leva ao sertão da Bahia, ainda assim mostrando grande sintonia com o heavy metal. Além da bela pegada das guitarras! O Power/Heavy Metal da banda contagiou o público presente, empolgando até aqueles que ainda não conheciam o trabalho destes paulistanos. Passando por várias músicas de seu álbum de estreia, a banda fechou o set com Paiol em Chamas, cantada com empolgação pelos presentes.
Uma ótima apresentação e resposta do público, mostrou mais uma vez ser uma grande promessa do Metal Nacional.
Setlist – Armahda
Ñorairô (Intro)
Echos from the River
The Iron Duke
Canudos
Queen Mary Insane
Spears of Freedom
Uiara
Armahda
Flags in the Wind
Paiol em Chamas
Pontualmente às 20:30, a intro Replicant começa a soar nos PAs, anunciando o início do show do Vicious Rumors. E a banda formada por Geoff Thorpe (guitarra), Bob Capka (guitarra), Nick Holleman (vocal), Tilen Hudrap (baixo) e Larry Howe (bateria), entra no palco quebrando tudo logo de cara, com a clássica Digital Dictator. O que não faltou aliás, foram clássicos deste segundo álbum da banda, Digital Dictator, que celebrou 25 anos de lançamento em 2013. Minute to Kill, Lady Took a Chance e Worlds and Machines, todas do supramencionado álbum, deram sequência ao set matador que a banda preparou para os fãs. Depois foi a vez de mostrar uma faixa do novo trabalho da banda, I Am the Gun, do álbum Electric Punishment (2013), muito bem recebida pelo público barulhento que comparaceu.
Voltando aos clássicos, a banda seguiu o show com Abandoned (Welcome to the Ball, 1991) e On the Edge (Vicious Rumors, 1990), extremamente aclamada pelo público. O peso continuou com a excelente Murderball, do álbum Razorback Killers (2011), e na sequência vieram Don’t Wait for Me, Down to the Temple e Hellraiser, todas do álbum Vicious Rumors.
Quem acompanhou os últimos setlists da banda, ou escutou o álbum ao vivo lançado este ano (Live You to Death 2: American Punishment), estava esperando o anúncio da última música. Mas não nesta noite! Para a grande surpresa dos fãs “old school”, a banda resolveu abusar mais um pouquinho do álbum Digital Dictator, anunciou que não ia respeitar o setlist, e acrescentou TRÊS músicas excelentes e cheias de peso pra headbanger nenhum botar defeito! E assim tocaram as inesperadas Condemned, R.L.H. e Out of the Shadows.
Ninguém queria que acabasse, mas agora o espetáculo estava mesmo chegando ao fim. Soldiers of the Night (do primeiro álbum da banda, Soldiers of the Night, 1986) fechou o setlist que a banda executou com maestria. Destaque também para o modo como a banda encerra o show, que é sem dúvida um dos melhores dentre as bandas de Heavy Metal. Ao final da última música, eles simulam a decapitação do vocalista Nick Holleman. Geoff Thorpe e Bob Capka seguram suas guitarras, um de cada lado do pescoço de Nick, e simulam seu estrangulamento, enquanto ele segue cantando com seus agudos afinadíssimos de uma voz bela e limpa. Mas este é apenas o “gran finale” de uma banda que tem uma presença de palco incrível, pra lá e pra cá o tempo todo, interagindo com o público do começo ao fim do show.
Após este show que vai ficar na memória de cada fã (novo ou antigo) que estava lá, a banda ainda demonstrou que além de talento, esbanja simpatia e simplicidade. Todos fizeram questão de descer e se juntar a galera, distribuindo autógrafos, tirando fotos e fazendo novas amizades. Metaleiro brazuca adora conhecer seus ídolos, e esta característica da banda só fez aumentar ainda mais a excelente impressão que eles deixaram em nosso país. Que voltem logo, serão cada vez mais bem-vindos em terras tupiniquins!
Agradecimento ao Silvio Rocha da Open the Road e Vicius Rumors pelo credenciamento
Confira álbum exclusivo clicando aqui
Setlist – Vicious Rumors
Replicant (Intro)
Digital Dictator
Minute to Kill
Lady Took a Chance
Worlds and Machines
I Am the Gun
Abandoned
On the Edge
Murderball
Don’t Wait for Me
Down to the Temple
Hellraiser
Condemned
R.L.H.
Out of the Shadows
Soldiers of the Night
Categoria/Category: Sem categoria
Tags: Armahda • Vicius Rumors
Notícia mais recente: « Bandas Nacionais: Síncope
Notícia mais antiga: Free Pass Metal Fest @AudioClub – São Paulo/SP (07/12/14) »