Um pouco antes do resultado final do concurso Come to Latin America nós entrevistamos a banda finlandesa Where’s my Bible. Numa conversa informal e bem-humorada falamos sobre a sonoridade, composições e o visual adotado por eles. E sim, declaramos na época que queríamos que eles fossem os vencedores da competição! O anúncio do vencedor saiu em 10 de agosto de 2022 e eles realmente foram os premiados!
Sem dúvidas uma das bandas de metal extremo que mais nos chamou atenção nos últimos tempos e que em breve farão uma turnê pela América Latina.
Conheçam um pouco dos pensamentos da banda Where’s my Bible com Pasi Löfgrén (guitarra) e Jussi Jeesus Matilainen (vocais).
Confiram também a versão em áudio no final da página, disponível no Spotify.
Agora encontrem suas Bíblias!
A Ilha do Metal – ) Bem-vindos ao Brasil, bem-vindos à Ilha do Metal!
Estamos aqui com uma das bandas mais incríveis que conhecemos este ano. Bem-vindos Where’s my Bible!
Jeesus and Pasi: Prazer…
A Ilha do Metal – ) O público latinoamericano está conhecendo a banda agora com a repercussão do projeto Come To Latin America. Então vamos começar perguntando sobre o nome da banda. O que tem por trás do nome, pode contar para a gente?
Jeesus: Do nosso lado, nós não sabemos onde vivemos agora, então o nome é sobre “o que você acredita?”. Cada um tem seu pensamento e religiosidade, então novamente “no que você acredita?”. “O que á uma religião para você?”, se é que você tem uma.
A Ilha do Metal – ) Interessante!
Pasi: Para muitos a Bíblia é “O livro”. Então “qual é o seu livro?” e é isso definitivamente.
A Ilha do Metal – ) Diferente!
Eu não sei para vocês aí na Finlândia, mas Jussi, seu segundo nome para nós é Jesus. Então até falei para as meninas: “Teremos Jesus no nosso site!” Vocês são uma banda mais de extremo, e digamos Black Metal, e você como vocal chama Jesus? What the Fuck?
Jeesus: Isso é uma história engraçada! Eu estava fazendo piada com uns amigos, não lembro exatamente o que, mas escrevi Jeesus como meu nome do meio no Facebook e eu já tinha mudado meu nome duas vezes antes dessa. Você só pode mudar seu nome no Facebook apenas três vezes, ou seja, não posso mais mudar isso.
Pasi: E o Jesus do nome dele acabou saindo como uma piada.
A Ilha do Metal – ) É como um nome falso…
Jeesus e Pasi: Sim, é!
A Ilha do Metal – ) E vem de encontro com o nome da banda…
Jeesus e Pasi: Sim, vem!
A Ilha do Metal – ) E para uma banda de Metal Extremo ter Jesus como vocal é simplesmente demais!
Jeesus e Pasi: hahahaha sim, é.
A Ilha do Metal – ) Se jesus perdesse a Bíblia “onde esta minha Bíblia?”
Jeesus e Pasi: hahahaha Muito bom!
A Ilha do Metal – ) E falando do visual, qual a importância dele para vocês ? E esse seu bigode… Você sabe que assim lembra o Dr. Eggman de Sonic, né?
Jeesus: hahahaha sabe eu acho que todos aspectos são importantes para a música como um todo. Atualmente isso dá mais audiência que só a música em si.
Pasi: Hoje vc tem outras maneiras de se divertir com a música.
A Ilha do Metal – ) Vocês têm um impacto muito grande com o visual.
Jeesus: Sim, essa era nossa ideia!
A Ilha do Metal – ) Como definem o som da banda?
Pasi: Isso veio naturalmente da gente, alguma coisa que vem de dentro. Antes desse novo EP nós fizemos um metal um pouco diferente, um mosh’n’roll, com elementos de rock e punk. Agora nós decidimos fazer algo que venha naturalmente da gente, como death metal melódico.
A Ilha do Metal – ) Where’s My Bible é uma banda nova e já com um som muito concreto.Vocês trabalham muito bem guitarra e teclado, por exemplo. Esse mix é ótimo e ainda com as quebras de ritmo, quebra de riffs… Sem contar que Jeesus, você canta muito! E tudo isso acompanhado de um visual que causa impacto!
Isso para nós aqui no Brasil, soa como natural no metal finlandês. Vocês acham que outras bandas finlandesas têm alguma influência na maneira que vocês tocam ou vocês acham que tocam de uma maneira diferente?
Jesus: Nossa resposta é sim e não. Ao mesmo tempo que acho parecido também somos muitos diferentes das outras bandas daqui. E o que estamos fazendo agora, acho que é muito mais a gente do que parecendo outra banda aqui da Finlândia.
A Ilha do Metal – ) Agora sobre o Come To latin America! (E espero que vocês ganhem o concurso, mas penso na música e não neste evento) e discordo de duas coisas:
- Primeiro: vocês deveriam vir sim, mas não pela música, porque numa votação de internet soa mais pela quantidade de amigos que pela música. No futuro pode vir a ser apenas uma trip (e não que isso não seja legal), mas para valorizar seu trabalho a vinda aqui é pela música, entende?!
- E o segundo ponto seria: a volta com bandas daqui tocando na Finlândia. O que pensam disso?
Jeesus: muito difícil dizer quem vencerá porque as bandas são muito boas e de alta qualidade. Além disso, todas querem ganhar! E eu acho que ganham na verdade! Todas deveriam ir para a América Latina.
A Ilha do Metal – ) Supondo que vocês ganhem… (Vocês vão ganhar e temos certeza disso!) O que vocês esperam da América Latina?
Pasi: Acho que será um plateia louca, sempre ouvimos isso.
Jeesus: Vocês são a melhor plateia do mundo!
A Ilha do Metal – ) OK, mas o que ouvirem sobre a Argentina não se preocupem, ok?! O Brasil é muito melhor!
Jeesus e Pasi: Ok hahahahaha
A Ilha do Metal – ) Ele conectando ao futebol porque ele ama futebol! hahaha
A Ilha do Metal – ) Quero uma coisa se vocês ganharem: que façam uma música “Come to latin America”. Combinado? E toquem aqui na primeira viagem, ok?!
Jeesus e Pasi: Sim, claro que sim!
A Ilha do Metal – ) E nós podemos ajudar nessa conexão aqui colocando algumas palavras em português se quiserem. Seria o máximo o Jeesus cantando em português!
Jeesus e Pasi: Certamente nós temos que fazer isso.
A Ilha do Metal – ) Na letra da música “Chapter IV: Origin”, a frase ” I will live until I die again, and circle of life is the circle of death.. and death… IS NOT THE END!” é muito filosófica. Como vocês criaram isso, cara?! Que palavras para toda a vida!
Jeesus : Quando estávamos pensando sobre a vida, e vimos que tudo nela se espelha em ciclos. Como as estações de ano que nascem e morrem e nascem de novo. Este verso final significa se você sentir que vai morrer espiritualmente e você vai morrer. Porém vai crescer espiritualmente, você morrerá, mas não será o fim.
A Ilha do Metal – ) Quem escreveu?
Jeesus: Fui eu!
A Ilha do Metal – ) Encontrei minha bíblia!
A Ilha do Metal – ) Vimos numa entrevista em outro site que o Toni (Hinkkala, guitarra) disse que existe algo bom também no lado sombrio e nós entendemos o ponto de vista dele e concordamos com isso.
Essa parte final da “Chapter 4: Origin” vocês cantam ao vivo ou cortam?
Pasi: Nós ainda não fizemos, mas acho que seria legal!
A Ilha do Metal – ) Apenas uma pequena entrevista para que o Brasil conheça melhor a banda e finalizamos com a apresentação de vocês e uma mensagem final.
Jessus: Olá! Eu sou o Jussi, do Where’s My Bible. Nós realmente queremos estar aí em breve. Vamos fazer uma festa do caralho!
Pasi: Eu sou o Pasi, do Where’s My Bible. Sou guitarrista e faço os vocais limpos.
Jeesus: Horns up!
Categoria/Category: Entrevistas
Notícia mais recente: « Summer Breeze: As bandas oficialmente divulgadas…
Notícia mais antiga: Edu Falaschi @ Tokio marine Hall – São Paulo/SP (21/08/2022) »