Após um hiato de vários anos, a conhecida banda YAHOO, que no passado ficou célebre pelas versões em português de ‘Angel’, do AEROSMITH, e ‘Love Bites’, do DEF LEPPARD, está de volta, mesmo sem a presença de Robertinho do Recife.
Aproveitando a volta, conversamos com toda a banda que nos concedeu esta entrevista, falando sobre passado, atualidade e o futuro do grupo com esta volta.
O YAHOO, na época, poderia ser comparado à bandas como BON JOVI, JOURNEY e outras do Hard Pop e AOR, então, pedimos aos leitores que respeitem a diversidade musical do site A ILHA DO METAL, mantendo o respeito e dando direito à banda de se expressar, sem radicalismos e sem ser tendenciosos.
A ILHA DO METAL-) A primeira pergunta seria a mais padrão de todas, seria como foi o inicio da banda? Quais influências de cada membro, e o que pensam que elas acrescentaram ao som da banda?
YAHOO: Na época, em 1988, o Robertinho de Recife queria montar uma banda de Hard Rock. Depois de selecionar os músicos que tinham a ver com o projeto, começamos os ensaios para o nosso primeiro disco e sentimos que a química estava acontecendo.
Quanto as influências, vão de Van Halen a Bon Jovi, passando por Aerosmith, Def Leppard e tantos outros.
A ILHA DO METAL-) Um dos grandes guitarristas brasileiros, Robertinho do Recife era um dos grandes destaques da banda, qual o motivo dele não estar presente nesta volta da banda?
YAHOO: Quando ele montou o Yahoo, ele já era um veterano. Com o estouro nacional e repentino da banda, ele ficou um pouco incomodado com a agenda bem extensa, com shows de norte a sul do país. Ele até brincava dizendo que só queria fazer show em capitais onde o boeing pudesse pousa, mas para uma banda de sucesso nacional, isso é impossível. Então ele se cansou desse ritmo intenso e nos separamos numa boa. Tanto que, já fora da banda ele produziu o Yahoo 3 (1990).
A ILHA DO METAL-)A banda Yahoo foi fortemente conhecida como idealizadora de versões de grandes clássicos do Hard Rock, e até a banda era constantemente criticada por isso a época, independente do sucesso comercial da época, porém hoje em dia, vemos o Rock muito fraco, sem nenhuma criatividade, o que deixa um espaço para as bandas mais antigas continuarem com o sucesso, já que o Rock não renovou a altura comparado a bandas underground que se renovou e se estruturou muito melhor nessse mesmo tempo, e hoje não existe uma banda como o Yahoo hoje em dia? Como vocês viam essas críticas? E o que acham do Rock do passado e de hoje em dia?
YAHOO: Quanto as críticas, estávamos bem acompanhados. Pois bandas como Led Zeppelin, Rolling Stones, Black Sabbath e tantos outros, já foram massacrados pela crítica em algum momento. Nossos álbuns tinham, no máximo, duas versões em cada um, que para nós era uma forma de homenagear grandes canções. Fazíamos essas versões com grande naturalidade, e elas se encaixam perfeitamente em nosso repertório autoral, basicamente de Hard Rock.
O Rock, como a Música em geral, se transformou, e sempre vai ser um reflexo do seu tempo. Hoje vemos talentos serem disperdiçados por falta de oportunidade, de amadurecer e desenvolver um trabalho significativo. Mesmo com toda a internet, nada substitui o espaço para se tocar ao vivo. E hoje em dia, esses espaços são raros.
A ILHA DO METAL-)Vocês tem um forte traço no Glam Metal / Hard Rock, devido as versões gravadas de Poison, Kiss, Def Leppard, Aerosmith para citar algumas bandas, por esse motivo os considero como Hard Rock, Glam Metal, principalmente pelo visual de vocês a época, embora pelas mesmas versões de baladas vocês eram conhecidos como uma banda romântica. Como era feito a escolha para as versões, e o que achavam destes rótulos?
YAHOO: Basicamente eram grandes canções que gostaríamos de ter feito, de artistas que admirávamos. Não por coincidencia, muitas dessas canções foram hits mundiais. Os rótulos vem de fora para dentro, e não temos como modificá-los. Sendo assim, para nós, eles não tem grande importância.
A ILHA DO METAL-) Tecnicamente a banda nunca foi criticada, e no começo dos anos 90 na época dos Video Cassete e como eu morava no interior e era difícil acontecer algo por lá e sempre gravávamos as apresentações do Yahoo tocando ao vivo no programa do Faustão, e o peso que tocavam tanto as faixas instrumentais, como as baladas conhecidas como uma música que defino bem vocês que seria a faixa Oração pela vitória, que quando o álbum saiu a versão perdeu muito o peso, qual a razão que isso acontecia, pois até a própria Oração pela Vitória que tinha um forte riff de guitarra ao vivo acabou ganhando muito teclado quase se tornando uma canção ao estilo da música The Final Countdown do Europe e isso em diversas apresentações de vocês, lembro que na época não existia bandas de Hard Rock que tocava no Faustão, e o Yahoo tinha esse apoio na Grande Mídia e a minha pergunta é por que o peso ao vivo não se repetia nas gravações deixando até um som mais popular, era sugestão da gravadora?
YAHOO: Isso passa mais pela parte técnica da gravação de rock da época, no Brasil. Estamos falando de 25 anos atrás e nesse época, ainda não tínhamos o mesmo “know how” dos gringos, para captarmos todo o peso que gostaríamos. A gravadora e então o seu diretor artístico Jorge Davidson nunca interferiram na mixagem dos discos. Graças a Deus isso mudou muito nos dias de hoje, tanto é que no nosso álbum de inéditas que estamos acabando de mixar, #Yahoo25, utilizamos exatamente a mesma tecnologia e equipamento dos últimos discos do Kiss e Aerosmith. Sem dúvida, essa diferença diminuiu bastante! Estamos muito satisfeitos com a sonoridade e peso rock n’ roll que atingimos com esse trabalho.
A ILHA DO METAL-) Sobre Hard Rock, o que a banda ouviam na época e se hoje ainda acompanham o estilo e se hoje em dia ouvem alguma banda nova?
YAHOO: A gente costuma dizer que existem dois tipos de música: a boa e a ruim. Dentro disso, ouvimos e éramos influenciados desde Elvis até Black Sabbath. Atualmente, ouvimos algumas bandas do cenário pop/rock inglês e americano (Kings Of Leon, Porcupine Tree, 30 Seconds To Mars, Coldplay, Muse e por aí vai…). No Brasil, Skank e Jota Quest são algumas das bandas que admiramos.
A ILHA DO METAL-) Vocês retornaram em 2012 e gravaram o DVD Flashnight que não teve ao meu ponto de vista boa divulgação, embora nos vídeos que aparecem no youtube, teve uma excelente produção, o que a banda achou sobre esse lançamento e distribuição?
YAHOO: Realmente você foi no ponto. A nossa gravadora na época passou por sérios problemas, e isso interferiu diretamente na divulgação e promoção do trabalho. De qualquer maneira, quem viu e foi a nossa turnê “FlashNight”, nos deu a mesma resposta maravilhosa de sempre.
A ILHA DO METAL-) O Yahoo voltará a ser tema de novela com a regravação da música mordida de amor, numa nova versão, o que levou a regravarem ela e não optarem por outra faixa autoral ou versão de outra balada de Hard Rock? E qual será o estilo de vocês com esses novos integrantes, serão mais voltados ao hard Rock ou tentarão seguir numa linha pop?
YAHOO: Na verdade, essa foi uma solicitação e uma homenagem aos nossos 25 anos de carreira. Ficamos bem felizes em termos a oportunidade de poder regravar esse clássico. Procuramos manter a essência da música, acrescentando a nossa sonoridade atual.
Com a presença de Ricardo Aspira e Rodrigo Novaes nas guitarras, voltamos um pouco a nossa sonoridade original. Naturalmente, a banda está soando com mais punch e mais rock n’ roll, com o peso que as 2 guitarras dão ao nosso som.
A ILHA DO METAL-) Sintam-se livres para enviar uma mensagem aos seus fãs e nossos leitores
YAHOO: Galera! Estamos de volta com nosso primeiro cd de inéditas em 10 anos. Espero que vocês gostem e curtam a nossa página no facebook http://facebook.com/BandaYahoo. Nos vemos ao vivo por aí. Forte abraço e obrigado pelo espaço.
Abaixo a nova versão de Mordida do Amor que é a regravação de Love Bites do Def Leppard
Categoria/Category: Entrevistas
Tags: Yahoo
Notícia mais recente: « Lacrimosa @ Carioca Club – São Paulo/SP (23/04/2013)
Notícia mais antiga: Cradle of Filth @ Carioca Club – São Paulo/SP (20/04/13) »